[Notícias Mundo] Ataque com um machado a 20 pessoas na Alemanha (pág 17)

Tópico para notícias soltas pelo mundo fora.
[hr]

Aqui fica uma notícia de última hora…

Bélgica [size=14pt][b]Ataque no centro de Liège faz dois mortos e 64 feridos[/b][/size] 13.12.2011 - 12:30 Por Agências
Pelo menos duas pessoas morreram e 64 ficaram feridas (sete das quais em estado grave) num incidente ocorrido no centro da cidade belga de Liège. Pelo menos três atacantes terão disparado e lançado granadas contra uma paragem de autocarro. Pelo menos um dos atacantes suicidou-se com um tiro na cabeça.

Os dois mortos são um dos atacantes e um jovem do sexo masculino. Presume-se que este último seja uma das pessoas que estava junto à paragem de autocarro, mas esta informação ainda está por confirmar.

Por volta das 14h50 (hora local) a polícia belga dava a situação por controlada.

De acordo com o jornal belga “Le Soir”, para além do atacante que se suicidou, outro foi detido pela polícia e o terceiro continua em fuga. Pouco antes das 13h00 o mesmo jornal avançava que o atacante em fuga estaria escondido num anexo do tribunal da cidade mas por volta das 14h00 não havia mais novidades a este propósito.

Paralelamente foram detectados objectos qualidicados de “suspeitos” em torno do local onde se deu o ataque, na Praça de Saint-Lambert, em pleno centro da cidade de Liège. Já está no local uma brigada de minas e armadilhas.

Ainda de acordo com o “Le Soir”, os homens terão usado armas kalashnikov e explosivos do tipo thunderflash.

Um dos feridos é uma criança de dois anos que estava, ao início da tarde, “entre a vida e a morte”, segundo o mesmo jornal belga, que está a fazer uma actualização ao minuto da situação no terreno.

Toda a área da Praça de Saint-Lambert foi fechada aos peões e ao trânsito pela polícia.

Após o ataque, muitos transeuntes refugiaram-se nas lojas circundantes e no tribunal adjacente à praça.

Ainda se desconhece, para já, a identidade dos atacantes.

Está tudo doido neste mundo

Uma paragem de autocarros?!?! Porra, esse ataque não faz sentido nenhum!!!

É muito estranho… Um louco, supõe-se…

4 mortes confirmadas, o autor, dois rapazes de 15 e 17 anos e uma senhora de 75 anos… Pelo que dizem o tipo (Nordine Amrani) já tinha andado preso por crimes ligados à droga…

Entretanto, o centro de Liège foi bloqueado por completo.

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-16161746

http://www.lesoir.be/

Enfim…

SL

Também não percebo a lógica de quem levou a cabo este atentado.

Quando somadas todas as partes, não se encontra na totalidade o modus operandi de nenhum grupo terrorista conhecido.
Só se tinham a intenção de se suicidarem todos três mas depois há dois que dão de fuga enquanto outro, burro, mata-se. Nao me parecendo típico da Al Qaeda, onde são todos burros, e geralmente matam-se todos e não foge ninguém.

Outra coisa, se fossem terroristas da Al Qaeda não iam dar a vida em troca de atirar umas granadas contra uma paragem de autocarro. Algo que pode ser conseguido ao passar de mota, por exemplo, alem de que, ao suicidarem-se, estão a terminar ali a sua onda de atentados, parece-me mais lógico que fugissem para que pudessem continuar mais tarde com o mesmo tipo de acção.

Terá sido o atentado levado a cabo por algum grupo separatista belga, assim atirar para o amador? Eu nao tenho conhecimento dessa regiao para fazer um julgamento acurado…

Deixo que se pronunciem aqueles mais interessados nestas coisas dos nacionalismos, lutas pela auto-determinação, até porque não tenho tempo de ir agora procurar se há lá para a Bélgica alguns loucos, que tanto podem ser inspirados pelo Breivik como alguma variação do Baader-Meinhof-Gruppe.

Aguardemos!

As minha condolências as famílias afectadas por esta tragédia, não há ideologia nem sistema que desculpe ou justifique tais actos!

Ainda vamos ver a familia deste louco (numa hipotese simpatica) processar o Estado Belga por nao o terem capturado vivo, tal como num celebre caso no Reino Unido. ::slight_smile:

As minhas condolencias as familias das vitimas, sobretudo as vitimas mortais.

Alvalade faz ai avaliação sff Grupo Separatista Belgo ou outra coisa qualquer??

Parece-me mais um caso de insanidade do que outra coisa. Basta relembrar aquele caso dos putos assassinos na Ucrânia (?).

Mas falam em objectos suspeitos perto do local, mais algo explosivo e talvez em maior escala?

http://www.guardian.co.uk/world/2011/dec/13/liege-gunman-bloody-assault-shoppers

O pior erro que podemos cometer, na minha opinião e nestes casos mórbidos, é rapidamente definir os criminosos como malucos. A sociedade parece não querer consciencializar-se que há gente que não nasceu para viver em comunidade, em paz com a diferença de outros.

Depois é uma questão de quem, desses que nutrem ódio por qualquer coisa, tem coragem de ir em frente e fazer algo. Malucos há muitos, malucos e “corajosos” é que há poucos.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2181726&seccao=Europa

O detido, diz o DN, é um tipo que já esteve preso por crimes de droga. 33 anos.

O tipo tem nome magrebino mas tendo em conta a relação com as drogas não acredito que fosse um muçulmano radical, se é que era muçulmano sequer, já que o seu apelido é judeu-magrebino.
Também não vejo uma possível relação com movimentos nacionalistas belgas.

Foi na Noruega! :wink:

Belgo??

Não existe nenhum grupo armado

O que disseste foi algo redundante. Essa tal “coragem” que surge nos malucos pode-se entender como insanidade. Até o próprio termo está associado a alguém que não é capaz de viver em sociedade.

Ao que parece tem ligações a extrema direita, segundo o que avançam as autoridades. Para mim alguém que concorda e apoia movimentos extremistas (e os seus métodos para ser “ouvida”) não regula a 100%.

Não, já fui confirmar e deves estar a confundir com o Breivik. Falei destes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Maníacos_de_Dnepropetrovsk

mais um triste caso… :cartao:

agora, volta e meia há uma cena destas num sitio qualquer :wall: :wall:

Se não são malucos disfarçam muito bem!
Pena capital, mas lenta, para estes assassinos de inocentes.
Entreguem-nos às famílias das vitimas.

E hoje não foi o único caso:

[b]Um homem com cerca de 50 anos que teria ligações à extrema-direita matou a tiro dois vendedores ambulantes senegaleses e feriu outras três pessoas em dois mercados de Florença (centro de Itália) antes de se suicidar.[/b]

Gianluca Casseri, originário de Pistoia (Toscânia), segundo o site do jornal “Corriere della Sera”, iniciou o ataque num mercado situado na Piazza Dalmazia, no norte da cidade. Aí abriu fogo, matando os dois vendedores ambulantes e ferindo um terceiro que foi hospitalizado em estado considerado grave.

Segundo testemunhas, citados no “La Repubblica”, o autor dos tiros chegou ao local ao volante de um carro branco, disparou três tiros, entrou de novo no carro e abandonou o local.

Depois de ter deixado a Piazza Dalmazia, Casseri dirigiu-se ao mercado de San Lorenzo, no centro histórico da cidade, onde voltou a abrir fogo, provocando dois feridos. De seguida suicidou-se com a sua arma, uma Magnum 357.

Depois da tragédia, um cortejo espontâneo de 200 pessoas, na sua maioria de origem senegalesa e próximos das vítimas, partiu da Piazza Dalmazia em direcção ao centro da cidade, gritando “Vergonha! Vergonha!” e “Racistas!”.

Indignado, um dos manifestantes lamentou a morte de inocentes: “Eles vinham para aqui vender muitas vezes e não incomodavam ninguém”, disse citado pela AFP.

http://www.publico.pt/Mundo/dois-senegaleses-mortos-num-ataque-racista-em-florenca-1524896

Liège, Bélgica, 13 dez (Lusa) - As autoridades belgas elevaram hoje à noite para 123 o número de feridos resultantes do ataque no centro da cidade de Liège, que fez ainda quatro mortos, incluindo o atacante, noticiou a agência AP.

O último balanço oficial dava conta de 75 feridos.

O ataque ocorreu a meio do dia de hoje na movimentada praça Saint-Lambert, para onde convergem ruas de comércio, quando um homem lançou granadas e disparou, com uma espingarda, contra pessoas que passavam, antes de morrer em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Artigo publicado aqui

Circunstancias não esclarecidas? Ora aí está já um processo escondido com o rabo de fora! O Angel tem queda para advogado :wink:

De resto…
Corajosos ou não corajosos, não deixam de ser malucos, seja lá quem forem ou sejam lá quais forem as razoes que os movem.

Agora mais a sério, a minha opinião, depois levar em conta a analise feita pelo Alvalade, JoaoDiogoJuve e Joaommx e de ter lido mais alguns links aqui colocados, especialmente esta parte do artigo do Guardian

we've heard that there were several perpetrators, but we only saw one.

Pode ser que se trate “apenas” de um lone wolf, talvez até movido por algum sentimento de vingança pessoal, sendo aparente que o atentado não foi muito bem preparado, até porque, bem vistas as coisas, com três granadas e uma arma que tenha pelo menos seis ou nove munições, quatro mortos e 123 feridos ( a maioria suponho que sem gravidade) nem foi o pior dos resultados. Nao quero parecer frio e distante, mas sim dizer que não me parece que tenha sido um trabalho de um profissional. Há ainda outro aspecto a considerar, até agora, ainda não apareceu nenhuma reivindicação (publica, é preciso que se note) do atentado, ou “manifesto” enviado para os media a lá Breivik.

Vale uma imperial que não eram dois nem três, mas que era apenas um (até porque se fossem mais tinham sido seguidos através das câmaras, e não esquecer que é muito difícil escapar de um centro de cidade, com todos os seguranças das lojas munidos de rádios para o combate aos shoplifters e policia a chegar de todos os lados. Pelo menos numa cidade inglesa viam-se em trabalhos para de lá sair.

Alvalade e Yazalde70

Grupo Armado oficialmente não existe na Bélgica, mas recordas-te certamente da tensão que houve no pais após a vitória do NVA, em Junho se não estou em erro.
NVA conseguiu uns estrondosos 30% dos votos para as parlamentares, relembrar que eles, defende o " desaparecimento" da Bélgica como a conhecemos.

O NVA com ligações a extrema direita teve ou tem filiações com gente que inclusive ameaçou a Rainha em carta aberta num jornal, e o próprio líder já disse publicamente que tencionava acabar com a Monarquia Belga.

Mas o amadorismo do ataque levou-me a escrever aquele comentário, num tom de ligeira provocação ao Alvalade a ver se ele vinha aqui elucidar-me do estado a nível de movimentos independentistas da Bélgica hoje em dia, mas ele não quis e obrigou-me a ir ao Google ver o que se passava por lá :lol: :twisted:

Concordo qe o ataque tenha sido a tentativa de imitação do que se passou a uns tempos na Escandinávia e nada mais do que isso, segundo li já há culpado para o sucedido e tudo.

Yazalde a pistolinha dele era uma kalashinikov hehehehehe

O procurador real de Liège, Danièle Reinders, identificou o atacante como [b]Nordine Amrani,[/b] residente em Liège, e disse que o homem se suicidou com um tiro na cabeça depois de lançar vários artefactos explosivos para uma praça do centro da cidade e abrir fogo com uma espingarda de assalto kalashnikov contra pessoas que passavam no local.