Notável vitória leonina esquecida

Da última vez que fui ao nosso museu reparei que na lista dos torneios vencidos faltava o “Torneio 1300 Anos do Estado Búlgaro” de 1981 e não consegui descobrir onde estava o respetivo troféu. Foi uma vitória extraordinária da nossa equipa na Bulgária num torneio concebido para uma equipa búlgara, até por uma questão de orgulho nacional.

Qual é o meu espanto quando acabo de analisar a página da wikipédia Sporting Clube de Portugal e verifico que esse torneio não consta da lista de torneios em “outras conquistas no palmarés”…

Lembro-me bem de ter seguido o desempenho notável do SCP nessa prova que não pode ser esquecido. Não tenho acesso, mas alguém que o tenha pode completar na informação na wikipédia?

E já agora… Alguém pode confirmar que o troféu está no nosso museu?

SL

http://www.wikisporting.com/index.php?title=1981/82

Pelo menos a caminhada para o troféu está lá.

Também acedi a essa mesma página da internet e quis usá-la como fonte para modificar a página do SCP na wikipédia, mas aí não é permitido modificar…

[member=14601]Sérgio Sodré, vê este link

http://www.sporting.footballhome.net/galeria/publicaes/jornais/1906-1989/1981-08-05-10868

E é precisamente esse troféu erguido por Manuel Fernandes (se estou a ver bem) que eu procurei no nosso museu e não consegui encontrar… (lembrava-me do formato embora tivessem passado mais de três décadas)… e também tenho a ideia de que não estava na lista de troféus existente na parede, mas aí posso estar a confundir com o troféu colombino…, de certeza, um ou o outro faltava na lista… Entretanto, a organização do museu mudou e desconheço a situação atual (estive lá em 2014 ou 2015)… E, inexplicavelmente não está na wikipédia na página dedicada ao Sporting clube de Portugal (informei como erro, mas não sei se eles o vão corrigir, porque não é um erro mas uma falta).

Esse terá sido um troféu muito importante na Bulgária, mas sem grande repercussão para além disso; o Jornal Sporting sobre os primeiros jogos fala de estágio de pré-época, primeiro eram para ser dois jogos, depois foram 3. Não dá grande relevância. Depois da vitória já fala em espetacular vitória, mas basicamente para dizer que foi um bom sinal para a época que se avizinha. Ou seja, de forma alguma parece ter o significado e prestígio por ex. de um Troféu Teresa Herrera.

Ainda não temos as fichas de jogo na Wiki Sporting, mas temos os dados. Só ainda não chegámos lá. Quem quiser fazer as fichas de jogo está à vontade :great: