Já agora a maior goleada que vi foi o Sporting 8 x 0 Casa Pia e contra o Dumiense em 23/24 e a primeira final no Jamor foi este ano.
Man, dá para sentir a nostalgia de fazer essas cadernetas.
muito
adoro cadernetas e cromos… sempre gostei….
ainda esta semana coloco do mundial de 1998….. algumas surpresas….
Essa Bulgária estava recheada de “Portugueses”, o Kostadinov, o guarda-redes Mihaylov que passou pelo Belém e o Mihtarski do Famalicão também lá estavam.
Sim, muitos estavam cá em Portugal.
Continuando a percorrer os cromos dos nossos jogadores através dos cromos que tiveram em cadernetas do mundial.
4ª caderneta, a que eu fiz, França 1998
Uma boa fornada esta! mas com alguns repetidos ![]()
e continuando, chegamos ao 1º mundial do séc XXI
5ª caderneta, a que eu fiz, Mundial Coreia/Japão, de 2002
Para muitos, um dos piores mundiais de sempre, com uma final, em que se defrontaram um dos melhores Brasil com uma das piores alemanhas da história
Uma coreia levada ao colo… e n seleções favoritas a caírem que nem pardais… jogo do 2º e 4º lugares entre Turquia e Coreia… quem diria….
No que respeita a jogadores com passagem pelo Sporting que estão na caderneta oficial de cromos, temos muita coisa…. e flops com fartura, em especial estrangeiros!!!
Até temos 1 que foi apresentado e nunca vestiu a nossa camisola….
É o estádio anterior?
O cromo do Hugo Viana é capaz de valer bom dinheiro para um colecionador.
É que tem um erro no local de nascimento, ele é de Barcelos e não de Lisboa.
Há gajos que pagam bem por coisas com erros.
é bem observado… mas essa inscrição não está no cromo… já vem de origem na caderneta
Pensei logo nisso!
Essa história dos erros darem valor aos objectos sempre me fascinou, desde um episódio da série da RTP Os Andrades que teve um episódio que girava à volta de um “seló”.
Nesse caso tanto faz se o erro está na caderneta ou no cromo, será igual para todos os exemplares, a não ser que aparece uma segunda edição corrigida. Tambem poderá depender se o erro aparece só numa edição de um país e aí será um erro local.
Na coleção de cromos do México 86, o Sporting era o clube com mais jogadores na Seleção com 6, depois o FCP com 5, SLB com 4 e Boavista com 1.
Faltam aí jogadores, eram 22 convocados.
Fui pesquisar rapido, jogadores em falta:
Jorge Martins do Belenenses, José Antonio do Belenenses, Alvaro Magalhães do panelas, Bandeirinha Academica que depois foi para os porcos, Oliveira do panelas, Sobrinho do Belenenses, Jaime Magalhães dos porcos, Ribeiro do Boavista, Rui Aguas do panelas
Jogadores que não foram:
Venancio do Sporting, Veloso do panelas, Jordão do Sporting
O 3º GR era o Jorge Martins do Belenenses.






















