Nostalgia Sporting

Incrível. Sir Bobby, Balakov, Cherba, Paulo Sousa, Figo, a mullet do Cadete, Sir Bobby, Alvalade cheio. Até o burro do Gabriel Alves e o Domingo Desportivo dão saudades.

E avançado a marcar golos.

5 Curtiram

Lá levámos uma manita.

Eu estava mesmo confiante que a eliminatória era nossa.

O nosso redes era o Bela Katzirz.

Oh, wait! Esse foi numa época mais antiga, foi em 1983.

2 Curtiram

N estarás a confundir com uma eliminatória anterior? É q os GR desta equipa eram o Costinha e Lemajic.

1 Curtiu

Estava mesmo a confundir.

Obrigado pela correção.

2 Curtiram

Já não tendo apanhado o trio Oliveira/Jordão/Manuel Fernandes, e começando a ir ao estádio nos anos loucos Jorge Gonçalves/Sousa Cintra, a era Robson/Queiroz foi a que mais recordações me deixou. Em termos de experiência de estádio é uma diferença abissal.

2 Curtiram

Esta eliminatória perdemos 1:0 lá e cá foi 2:0 com golos do Cadete, foi a partir daí q o Celtic ficou de olho nele, depois a má relação com o Queirós fez o resto.

1 Curtiu

Aquele período entre o Marinho Peres e o Queirós foram os de melhor ambiente no estádio, ou pelo menos onde havia mais entusiasmo no clube, começou a cair naquela altura em q ora era o Otávio o bombeiro, depois iam buscar o Waseige, vinha outra vez o Otávio, com os Norton de Mattos e Janelas, etc…

3 Curtiram

Isso foi umas épocas antes nos tempos do Jordão nesta eliminatoria perdemos la 1-0 e passamos depois desta vitoria em Alvalade

2 Curtiram

Se não estou em erro acho que vencemos em Alvalade 2-0 mas levamos 5 secas no Celtic park,nessa altura o futebol Escoces tinha um excelente nivel

Sporting 84/85, imaginem esta equipa com o Futre…

4 Curtiram

Tanta qualidade e classe juntas, meu Deus, e todos portugueses.

O menos bom talvez fosse o Zezinho, de resto, só craques.

2 Curtiram

Exatamente. Eu ia fazer exactamente o mesmo comentário e depois editei.

Vejo futebol desde finais dos anos 80 e este jogador está, para mim, no top 5 dos nossos melhores defesas centrais q vi jogar com a nossa camisola até agora

Marroquino, algo indisciplinado, cara de mau, mas um jogadorzaço

Noureddine Naybet

Após 2 épocas de bom nível no Nantes, há época, um clube quase sempre no topo superior da tabela da Liga Francesa, Naybet foi uma das contratações mais sonantes do Sporting para a época de 94/95

Ainda me lembro de ver os 3 jogos de marrocos no mundial de 1994, pq naybet era já um nome mt referenciado na imprensa portuguesa para reforçar o Sporting :sweat_smile:

Pensava-se que ia fazer dupla com Stan Valchx, mas o seu companheiro de defesa nas 2 épocas de leão ao peito foi o simpático brasileiro Marco Aurélio… e q bela dupla eles fizeram!

No Sporting jogou então 2 temporadas, 1994/1995 e 1995/1996, sempre a um nível elevado, tendo ajudado a conquistar uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Em 1996 foi vendido ao Deportivo da Corunha, na época, um dos “grandes de espanha”, tendo sido decisivo na conquista da liga espanhola em 99/2000

Era um jogador algo rebelde - lembro-te que qd ia de férias atrasava sempre ao máximo o seu regresso - mas um central rijo, forte, rápido qd, bastante bom no jogo aéreo, um excelente sentido posicional e mt forte no marcação e na atencipação.

Pelo nosso clube fez 73 jogos oficiais e marcou 6 golos.

Foi internacional marroquino 115x e esteve nos mundiais de 1994 e 1998.

Daqueles jogadores q poderiam e ter sido (ainda) mais bem aproveitados pelo nosso clube.
Saiu cedo demais do nosso clube… aliás os grandes africanos dos anos 90 da equipa (naybet, amounike, hadji), todos saíram mt cedo… enfim…

Recordar é viver

Alguns links interessantes.

6 Curtiram

Máquina.

1 Curtiu

Jogou muito, ainda foi para o Depor ser campeão por lá. PS: fiz essa colecção do EUA 94 e do campeonato 93/94.

1 Curtiu

Nuno Fernando Gonçalves Rocha, mais conhecido por Capucho.

Mais um jogador que o Sporting não aproveitou devidamente e que “cresceu cá” para brilhar noutro lado!

Natural de Barcelos, mostrou-se ao futebol português no mundial sub 20 de 1991, onde tb se sagrou campeão do mundo, passando assim, tb ele, a pertencer à designada “geração de ouro”.

Mérito a quem o tem, Sousa Cintra, sempre que aparecia um jovem português promissor, não descansava enquanto não o trazia para o Sporting… e Capucho não foi exceção.

Chegou então ao nosso clube para a época de 92-93.

A carreira dele no Sporting tem 2 fases distintas: a q foi treinado por bobby robson (92-92 e parte de 93/94) e a q foi treinado por Carlos Queiróz (restante época de 93/94 e 94/95).

O inglês Robson não hesitou em apostar em capucho para o lado direito do meio campo atacante, relegando, inclusive, luis figo em algumas ocasiões para o banco de suplentes.

Com a entrada de queiroz, luis figo finalmente “explodiu” como jogador e capucho foi progressivamente perdendo importância na equipa, que culminou com o jogo de má memória em alvalade onde entrou para o lugar de paulo torres e jogou a defesa méd esquerdo toda a 2ª parte…

Em 1994/1995 pouco ou nada fez, acabando por no final dessa época ir para guimarães juntamente com outros jogadores e dinheiro em troca da vinda de pedro barbosa e pedro martins

No Sporting jogou então 3 temporadas, 1992/1993, 1993/1994 e 1994/1995, globalmente a um bom nível, mas sem “explodir”, tendo ajudado a conquistar uma Taça de Portugal.

Em guimarães acabou por brilhar a alto nível, ir à seleção, acabando depois por ser transferido para o porto, onde teve os melhores anos da sua carreira.

Foi futre, foi capucho, foi varela, foi joão moutinho… enfim…

Era um jogador algo inconstante… bom… mas com técnica e velocidade abaixo do que se pede a um extremo de luxo… contudo, mt melhor jogador do que mt entulho que passou pelo nosso clube após a sua saída.

Pelo nosso clube fez 85 jogos oficiais e marcou 15 golos.

Foi internacional português 34x, nenhuma enquanto jogador do Sporting, e esteve no euro 2000 e no mundial de 2002.

Em 2000/2001, nas meias finais da taça de portugal, fez um jogão contra nós, marcou 2 grandes golos… e nem festejou…
Não posso criticar PSL por ter trazido pedro barbosa e ter reencaminhado capucho para o norte… lembro-me que com a saida de figo e balakov, pedro barbosa na época era visto como a “última bolacha do pacote”… só tenho pena não ter colocado uma coisa que na altura já se começava a falar chamado de clausula de recompra…

Recordar é viver

3 Curtiram

Era um bom jogador, mas lento para extremo. Tenho ideia que os melhores jogos que ele fez tanto no Sporting como depois foi a jogar atrás do ponta de lança.

Estive a procurar uns golos do Capucho, mas encontrei este golo espectacular do Cherba aos 4m30:

1 Curtiu

neste jogo fez um hattrick

2 Curtiram

Ontem estava à procura deste bom golo do Capucho:

lembro-me de ouvir o relato deste jogo, o Sporting massacrou, massacrou, mas só ganhou por 1.

penso que isto foi logo na 1ª jornada desse campeonato