Se os Portugueses fossem todos derrotistas como tu nao faziamos aquilo que os Vietnamitas fizeram durante esses mesmos anos, ou seja, correr com quem nos queria colonizar, nesse caso os EUA e a França.
Dois países que já tentaram tambem colonizar-nos, a diferenca é que os EUA foram bem sucedidos e colonizaram-nos economicamente, enquanto que os outros tentaram mesmo invadir, uma das vezes salvou-nos o Duke of Wellington e as tropas Inglesas, das outras já não me lembro dos pormenores.
Mas hoje já aprendi mais sobre história, fiquei a saber que Portugal invadiu a Guiné Conakry, quando esta era um, pasme-se, “país soberano”…Aposto que até tinham eleicoes democráticas, assembleia da republica e vários partidos políticos. Se não tivesse sido a nossa suposta invasao “durante a época das conquistas” (um termo que nem o Professor José Hermano Saraiva conseguia definir) hoje em dia a Guiné era capaz de estar mais avançada que a África do Sul.
Quem não vê mal nenhum em tal facto, devia era emigrar para os EUA e pedir logo cidadania porque, portugueses como vocês, desculpem lá mas não fazem cá falta.
A moral de um gajo que reside em Leicester, ali ao lado de Moimenta-da-Beira não é…?! :boohoo:
Eu posso viver em Leicester de momento, mas a minha casa é em Lisboa (é mesmo minha, paga, sem dever nada a ninguem, e nao foi o papá e a mama que deram) e o meu bilhete de identidade é Português.
Alem de que, ao menos eu, trago divisas para o país, tu (e muito que passam aqui o dia) se for preciso, andas a receber do fundo de desemprego.
Não, não ando a receber do fundo de desemprego, mas se precisar recorro a ele. Trabalho 8 horas ou mais por dia como estagiário, depois de tirar um curso de engenharia numa universidade pública e de ter pago cerca de 1000€ em propinas/ano, e trago agora 600€ para casa. Quem és tu para me dares lições de ser português…? Queixo-me mas continuo em Portugal, para o bem ou para o mal. Não me pirei de cá. Não julges os outros pois tu nada és.
Não percebo algumas opiniões deste tópico, até parece que acreditam que a política externa se faz com umas palmadinhas nas costas e uns encontros para tomar chá.
Porta voz para pseudo-independências e moderador? Isto é que tem sido promoções a dar com pau…
[hr]
Tive a ler o artigo mais detalhado que o João fez o favor de deixar aqui e, quanto a mim, parece-me que o M. Soares merece um bocadinho mais crédito do que geralmente recebe.
Fiquei com a impressão que se não tivesse sido o senso comum posto em pratica pela maioria dos Portugueses que votou PS nas eleicoes imediatamente a seguir do 25 de Abril, teríamos ainda menos controlo sobre o país do que possuímos neste momento.
Reconheço que não esperava ter chegado a esta conclusão, mas não vejo mesmo outra saída para a situação que se viveu durante aqueles anos. Somos um pais muito pequeno, e embora esteja seguro que éramos capaz de rechaçar uma invasao fossem lá eles quem fossem, não acredito que nos deixassem (economicamente falando) seguir um rumo mais independente.
Se tentássemos esse caminho, arriscávamos a terminar como Cuba, e mesmo assim esse cenário seria na melhor das hipóteses.
1 - Não pretendo ser moderedor ou porta-voz de ninguem e só disse aquilo porque não quero levar um aviso, se tu queres é lá contigo.
2 -
Somos um pais muito pequeno, e embora esteja seguro que éramos capaz de rechaçar uma invasao fossem lá eles quem fossem
Achas mesmo? Depois de uma guerra do ultramar onde se deixou parte do material de guerra e com as forças armadas divididas em 3 e prontas para uma guerra civil alguma vez íamos rechaçar alguém ? Naquele momento o mais provável (e esteve lá quase com a invasão à embaixada espanhola) é sermos invadidos pela NATO e deixar espanha a governar aqui o burgo .
Eu acredito que os Portugueses nunca se iriam deixar governar por Espanhóis nem Norte Americanos. Há muito exemplos de paises que venceram os Estados Unidos. Claro que não ia ser nenhuma guerra de trincheira, provavelmente seria como é agora o Afeganistão (com as devidas diferenças, obviamente) ou o Iraque.
Em todos os países que os Estados Unidos tiveram que controlar pela força, houve sempre uma elite local que se dispões a fazer o trabalho sujo. Parece que em Portugal Soares foi o escolhido mas nao foi na conversa dos Americanos, e a prova está que comparado com outras situacoes da altura (como o Chile) Portugal teve uma “transição” (entre aspas, porque bem vistas as coisas estivemos sempre sobre o controle dos Norte Americanos) bastante pacifica…Digo em comparação, por isso não vale a pena virem já falar nas bombas (eram mais estalinhos, como diz o Angel ) e nos incêndios a sedes de partidos no período pós revolução.
@Paracelsus
Nao sei se te estavas a referir a minha opinião. O que sei é que politica externa não se faz com invasões de território alheio. A esse acto chama-se Guerra de Agressão , é o termo técnico.
@Majestade
Não julgues os outros pois tu nada és?? Então nunca mais damos opiniões sobre nada, fica o fórum fechado. Alem disso foste tu que começou por julgar se eu tinha moral ou não para dizer que traidores a pátria não fazem cá falta e neste caso podiam emigrar para os EUA, pedindo logo cidadania (algo que eu já podia ter aos anos, não a norte americana mas a britânica, e nunca pedi, nem peço).
Já agora deixa-me dizer-te que fico muito satisfeito que tenhas tido quem te pagasse as propinas e outras despesas que ir para uma universidade acarreta mas nem todos temos essa sorte, há quem tenha que se fazer a vida.
[mod]Agradecia que se deixassem de picardias pessoais e se ativessem ao tema do topico ou relacionados.[/mod]
Essa agora. Entao quem emigra e pior Portugues que quem fica em Portugal? Desde quando?
Eu em nada me queixo do pais onde nasci. Simplesmente vim-me embora por falta de oportunidades profissionais suficientemente compensadoras (nem sequer principalmente em termos monetarios). Havia de ficar a apanhar secas e a ganhar mal so por “patriotismo”, ou coisa que o valha? Em igualdade de circustancias provavelmente escolheria Portugal, mas se me apetecesse ir viver para outro pais nao vejo em que e que isso me faria pior Portugues que qualquer outro.
E os que nem emprego tem ou nem para comer ganham, ficariam melhor a pedir pelas belas ruas portuguesas, ou talvez a roubar?
Angel não foi isso que quis dizer. PAra mim ser português está no sangue e não na localização. Quem é português é português aqui ou na China, quer prefira EUA ou Russia. Limitei-me a responder no mesmo tom extremista com que me lançaram a provocação.
Expressei-me mal, mas ate’ 1975 andavas em Angola, Moçambique, Guine-Bissau e por aí adiante e eras, e bem, considerado pela populaçao local como um invasor. :inde: Eras a favor?
Tens razão, não era a favor não senhor.
No entanto parece-me que há uma enorme diferença entre as chamadas colónias ultramarinas e os Açores ou Madeira, onde a população, na sua grande maioria emigrou de Portugal para ilhas que estavam desertas. Em Angola, Moçambique etc etc já havia povos com culturas diferentes da nossa quando lá chegamos.
Outro aspecto a considerar é que nenhum desses territórios foi ocupado durante o nosso tempo de vida, não sendo por isso responsabilidade da nossa geração. Enquanto a hipotética invasao dos Açores (ou um fomentar de movimentos nacionalistas Açorianos pelos EUA) já teria ocorrido depois de eu ter nascido. Portanto é natural que me sinta mais responsável e tenha opinião formada. Se houvesse um genuíno movimento independentista com origem na população Açoriana sem ser fomentado pelos Americanos, até podia ser que os apoiasse, agora ser invadido por um país estrangeiro porque não gostaram da maneira como nos governamos, isso não.
Este tópico parece-me bastante relevante, ainda mais nos tempos que correm, cimeira da NATO em Lisboa e tudo.
Um pedido de desculpas pela actual administração em Washington não lhes ficaria nada mal. Mas compreendo que antes do nosso (utópico, eu sei) pedido de desculpas, estariam muitos outros países onde houve um enorme numero de baixas devido aos actos criminosos dos EUA e dos seus capangas, algo de que nós não nos podemos queixar…muito.
Países como o Chile, Nicarágua, Cuba, Vietname, Laos, Cambodja, Brasil, Grécia, Panamá, Guatemala, São Salvador, Angola, Congo etc etc etc.
Não. Mas não deveria fazer-se com assassinatos e invasões despropositadas, como acontece com os EUA. Ou achas que o apoio a um ditador sanguinário (Chile e Iraque) ou a invasão inútil de um país com baixas elevadas para invadidos e invasor (Vietname e Iraque) são normais? Não é assim que se deveria traçar a política externa de um país, especialmente quando sabemos que estas acções acabaram por trazer consequências nefastas para os próprios americanos. Governar é servir o interesse da maioria (porque é impossível servir o de todos) e não o de alguns que enriquecem com isto.
Quanto à base das lajes, segue a mesma política das situações descritas atrás. Se isto acontecesse, era mais uma demonstração da visão anti-democrática e despótica de algumas pessoas que têm muito poder nos EUA. Não é admissível que, após a existência de eleições onde a maioria do país escolheria uma via, viesse um país de fora invadir uma parte do nosso território só porque não concorda com a ideologia escolhida.