No poupar é que está o ganho!

Em tempos de crise cada cêntimo que se possa poupar é precioso. A pensar nisso lanço este tópico para que tenhamos um espaço em que possamos encontrar dicas para poupar uns trocos, seja em bens e serviços, eventos culturais, etc.

Dou a primeira achega:

Combustível:

• Ao fim de semana a maioria dos postos Repsol faz um desconto de 6 cêntimos por litro, ao qual podemos juntar outras promoções que tenhamos. O cartão de associado mutualista do Montepio, por exemplo, dá um desconto de outros 6 cêntimos por litro.

Venham mais dicas :wink:

Se alguém dissesse mais uns quantos para poupar no combustível eu ficaria muito, mas muito agradecido :mrgreen:

Andar a pé.

As que apliquei/aplico em casa:

• Renovei todas as fitas isoladoras de feltro das janelas e portas. Na minha marquise notou-se, e bem, a diferença entre entrar e não entrar o vento gélido do Inverno.

• No Inverno, abro persianas e cortinados de manhã para entrar o Sol e aquecer a casa, fechando tudo à noite, poupando assim no aquecimento. Prefiro também vestir muita roupa e andar enrolado em mantas do que ligar os aquecedores de 2000W que disparam a conta da electricidade.

• Troquei todas as lâmpadas por lâmpadas economizadoras. Pode ser um pouco caro de início mas compensa na factura. Costumo compra-las no Ikea porque, apesar não terem um desempenho tão bom no arranque (como as da Philips), são mais baratas.
    Apesar de ter a casa “artilhada” com a quantidade de luz necessária, nas zonas de passagem, em vez de andar com candeeiros acesos, costumo ter acesa uma lâmpada daquelas que se ligam directamente à tomada e que gastam apenas 1W. É mais que suficiente para não andar às cabeçadas com as paredes.

• Regular a temperatura do esquentador para não ter que compensar com água fria. Na mesma senda, regular a temperatura do frigorífico para não estar sempre a trabalhar e produzir apenas o frio necessário (atenção que as traseiras do mesmo devem estar afastadas da parede e de fontes de calor para permitir uma melhor eficiência energética).

• Coloco as máquinas de lavar roupa e louça a funcionar apenas quando estiverem cheias e, se possível, uso os programas mais rápidos.

• Se não necessito do computador por uma hora ou mais, coloco-o em suspensão. Não custa nada e poupa-se muito.

• Com o carro, nada de acelerações e arranques malucos, mudo as mudanças logo que possível em vez de levar as rotações ao máximo and so on. Com o mesmo carro, um familiar faz 9l de média e eu 7l, e não é por isso que ando mais devagar. Mantenho sempre os filtros (ar e combustível) limpos e de vez em quando uso um daqueles aditivos para limpeza do motor (não sei se é placebo, mas o carro passou a arrancar muito melhor). Colocar o combustível de preferência pelo fresco da manhã e afastar-se das bombas de marca!

• Em viagem para o meu Algarve, vou quase sempre pela IC1 em vez da autoestrada: a seguir à Ponte Vasco da Gama, saio para o Montijo, meto-me pelo Poceirão, saio na Marateca onde meto combustível na Cepsa (menos 5 cêntimos que em Galps e BPs) e por aí abaixo vou. Gastar 20€ de portagens? LOL

Chamem-me forreta :mrgreen:

Produtos de marca branca nos hipermercados. Têm boa qualidade e são mais baratos.

Na minha cidade só há um hiper, o Modelo, que vende produtos Continente. Tirando as pizzas e os aperitivos salgados que são muito maus, todos os outros produtos que comprei satisfizeram sem quaisquer problemas.

Em tempo de crise toda a poupança é bem-vinda. Fazer algumas mudanças nos hábitos diários e adoptar novos truques, são algumas das medidas que lhe permitem chegar ao final do mês com mais dinheiro na carteira. Aqui ficam as nossas dicas:
  • Quando for ao supermercado leve uma lista com tudo o que necessita, avalie os preços e compre apenas o que é necessário. Muito importante: nunca vá ao supermercado quando tiver fome. Ao entrar de barriga vazia vai acabar por comprar coisas que não precisa. Opte por marcas brancas sempre que possível.

• Tome atenção aos pequenos gastos do dia-a-dia. Aparentemente podem parecer insignificantes, mas ao fim do mês fazem toda a diferença. Os 2.50 euros que gasta diariamente ao pequeno-almoço na pastelaria (fazendo a conta aos 22 dias úteis) traduz-se num gasto de 55 euros ao final do mês.

• Leve almoço para o trabalho e reduza (ao mesmo tempo) os jantares fora.

• Aproveite as épocas de saldos para comprar os artigos que precisa. Fora da época de saldos não compre toda a roupa que precisa de uma vez. Divida as compras e gastos por meses (e por pessoa do agregado familiar). Desta forma terá um maior controlo dos gastos.

• Em casa: utilize lâmpadas fluorescentes e economizadoras e desligue sempre os aparelhos (estes continuam a consumir energia, mesmo em modo standby). Pode ainda passar a tomar duches rápidos ou instalar dispositivos (torneiras, chuveiros e autoclismos) que lhe permitem poupar água.

• Se é daqueles que todos os meses paga a mensalidade do ginásio mas não tira partido disso, o melhor é mesmo cancelar a inscrição. Os 50 euros que vai poupar podem fazer a diferença ao final do mês e pode ainda utilizar determinados locais públicos para fazer exercício físico.

• Use os transportes públicos. Desta forma vai poder reduzir os seus gastos em combustível e ainda poupar o seu automóvel ao desgaste do dia-a-dia. Se é daqueles que não passa sem carro pode partilhá-lo e, desta forma, reduzir custos.

• Verifique se o seu tarifário é o mais adequado às suas necessidades. As operadoras têm tarifários que permitem chamadas gratuitas para clientes da mesma rede, mediante o pagamento de uma mensalidade. Utilize o simulador disponível no site da Anacom para verificar qual o melhor tarifário para si. No que diz respeito ao serviço de televisão, analise a oferta disponível para a sua área de residência e aproveite as promoções.

http://www.eusoucliente.com/noticias/truques-para-poupar-98?utm_source=e-goi&utm_medium=e-mail&utm_term=Crise:%20truques%20para%20poupar&utm_content=Crise:%20truques%20para%20poupar&utm_campaign=EuSouCliente

Dessa não me tinha lembrado! Vou providenciar :wink:

Ontem descobri as ofertas do zoncard. Como tenho meo nunca liguei muito a isso, mas a minha namorada tem o serviço da Zon e nem sabia que o cartão dava, entre outras coisas, descontos em restaurantes, bilhete de cinema grátis na compra de outro e bilhete para a bola grátis na compra de outro. Agora é aproveitar :smiley:

Creio que também é a Repsol que dá um desconto de 6 cêntimos aos sócios do ACP. Perdão, aos portadores de cartão de sócio do ACP. E digo isto porque, se fizerem o pedido de sócio, eles enviam a papelada e o cartão sem terem que pagar nada. E aí a pessoa desiste mas já com o cartão na mão. :twisted:

Eu sei que isto é muito mau. Eu sei. :-[
Podem ficar descansados que muito raramente faço uso disto, só mesmo se não tiver por perto uma gasolineira lowcost, e aqui na minha área há umas 3. :mrgreen:

• Cuidado com a utilização da água quando se está a lavar as mãos. Se és daqueles que gosta de ensaboar bem as mãos para teres a certeza que estas ficam bem lavadas, não deixes a água a correr na torneira. Faz uma pequena passagem de água pelas mãos para que estas fiquem húmidas e de seguida fecha a torneira, voltando a abri-la para retirar o sabão das mãos. Com isto, podes poupar até meio litro de água por cada lavagem.

• No Inverno, não utilizem aquecedores, mas sim desumidificadores com aquecimento. Apesar de serem mais caros, consomem muito menos e têm 2 funções: retiram a humidade do ar (podendo mais tarde aproveitar a água recolhida quando o depósito estiver cheio) e aquecem o ar na medida suficiente, sem grandes exageros, devolvendo o conforto e o bem-estar à sala.

• Não deixem os monitores nem nenhum outro aparelho em stand-by. Poupam algum dinheiro no final do ano e o meio ambiente agradece.

• Criem o hábito de desligar a iluminação sempre que não está ninguém a usá-la. As famílias têm o há o hábito de deixar acesas as luzes de vários divisórias dentro de casa e depois, só usufruem da iluminação da sala onde estão.

• A troca das lâmpadas de incandescência por lâmpadas fluorescentes de baixo consumo, é uma boa medida, mas CUIDADO! Essas lâmpadas têm mesmo de ser duradouras, pois é com a utilização a longo prazo que se vai poupar. Já aconteceu comigo comprar lâmpadas de marca branca que mesmo assim não foram nada baratas e depois duraram apenas alguns meses, ou seja, pior a emenda que o soneto. Segundo o que já constatei, a marca PHILIPS é a mais fiável.

• Os frigoríficos e as máquinas de lavar, são os receptores que consomem mais corrente eléctrica, porque há motores eléctricos envolvidos. Em casas com muita gente e em que é necessário estar sempre a lavar a roupa, convém estudar a possibilidade de aderir à tarifa bi-horária, em que há uma parte do dia que a electricidade é mais barata.

• Comparem os preços dos bens essenciais. Por vezes, fidelizamo-nos a determinadas marcas só porque sim, quando existem outros produtos similares com preços bem mais baixos.

Isso do cartão Zon é muito bom. Principalmente para quem vai ao cinema. Se uma pessoa for sozinha ao cinema também pode utilizar o cartão. Mas em vez de receber outro bilhete grátis recebe um menu. Para ir ao estádio já é mais chato, porque não basta apresentar o cartão Zon nas bilheteiras como se faz no cinema.
Também se podem utilizar os pontos Galp para comprar bilhetes de cinema. Acho que 100 pontos mais 1 euro dá para comprar um bilhete.

Esta não é sobre poupar mas acho que a moderação não se vai importar.

Ontem fui ao FanLab e comprei umas coisas. Dei o cartão de sócio para acumular os pontos e a moça da loja diz que o cartão de sócio já não acumula os pontos, só dá 5% de desconto directo em compras acima dos € 50 ou em artigos da Puma.

Vocês foram informados disso? É que eu costumo receber as informações no e-mail e no telemóvel e não me lembro de ter recebido nenhuma a dizer que já não acumulava pontos no cartão.

E os pontos que eu tinha acumulados? Não me valem de nada, caramba.

Está mal. :cartao: :cartao: :cartao:

Atenção, as compras na Loja Verde é que já não dão pontos. Continuas a acumular pontos noutros serviços e podes adquirir produtos na Loja Verde com esses pontos.

Ah é? Bem, assim está melhor. Mas a moça podia ter informado isso.

De qualquer modo, @ MRG :great:

Coloquem uma garrafa de água de litro e meio cheia dentro do depósito do autoclismo para diminuir o volume de descarga. Em cada descarga poupam essa quantidade de água (1,5l).

:naughty: Autoclismo dentro da parede. :naughty:

Andava aqui à rasca para arranjar um tema que fosse simples de explicar para a minha primeira autoscopia no curso de Formação de Formadores que vou frequentar. Graças a este tópico já me safei! :mrgreen:

O protocolo entre o ACP e a Repsol terminou, mas os sócios do ACP mantiveram o cartão Repsol a funcionar. Por outro lado, a Repsol continua a tentar trazer mais sócios do ACP para a sua clientela.
Entretanto o ACP estabeleceu um protocolo semelhante com a BP, nas mesmas condições (desconto de 6 cêntimos). Tanto quanto me lembro (tenho os dois, mas uso-os um pouco ao acaso) o cartão Repsol funciona como um cartão de crédito e com o BP a despesa é paga a pronto.
A grande vantagem dos dois é a rede de postos bem posicionados, a principal desvantagem é que a Repsol faz um desconto qualquer aos orcs…
Outra coisa, os pagamentos na BP em geral e com o cartão do ACP em particular são demoradíssimos, além das filas já serem geralmente enormes.