Em tempos de crise cada cêntimo que se possa poupar é precioso. A pensar nisso lanço este tópico para que tenhamos um espaço em que possamos encontrar dicas para poupar uns trocos, seja em bens e serviços, eventos culturais, etc.
Dou a primeira achega:
Combustível:
Ao fim de semana a maioria dos postos Repsol faz um desconto de 6 cêntimos por litro, ao qual podemos juntar outras promoções que tenhamos. O cartão de associado mutualista do Montepio, por exemplo, dá um desconto de outros 6 cêntimos por litro.
Renovei todas as fitas isoladoras de feltro das janelas e portas. Na minha marquise notou-se, e bem, a diferença entre entrar e não entrar o vento gélido do Inverno.
No Inverno, abro persianas e cortinados de manhã para entrar o Sol e aquecer a casa, fechando tudo à noite, poupando assim no aquecimento. Prefiro também vestir muita roupa e andar enrolado em mantas do que ligar os aquecedores de 2000W que disparam a conta da electricidade.
Troquei todas as lâmpadas por lâmpadas economizadoras. Pode ser um pouco caro de início mas compensa na factura. Costumo compra-las no Ikea porque, apesar não terem um desempenho tão bom no arranque (como as da Philips), são mais baratas.
Apesar de ter a casa “artilhada” com a quantidade de luz necessária, nas zonas de passagem, em vez de andar com candeeiros acesos, costumo ter acesa uma lâmpada daquelas que se ligam directamente à tomada e que gastam apenas 1W. É mais que suficiente para não andar às cabeçadas com as paredes.
Regular a temperatura do esquentador para não ter que compensar com água fria. Na mesma senda, regular a temperatura do frigorífico para não estar sempre a trabalhar e produzir apenas o frio necessário (atenção que as traseiras do mesmo devem estar afastadas da parede e de fontes de calor para permitir uma melhor eficiência energética).
Coloco as máquinas de lavar roupa e louça a funcionar apenas quando estiverem cheias e, se possível, uso os programas mais rápidos.
Se não necessito do computador por uma hora ou mais, coloco-o em suspensão. Não custa nada e poupa-se muito.
Com o carro, nada de acelerações e arranques malucos, mudo as mudanças logo que possível em vez de levar as rotações ao máximo and so on. Com o mesmo carro, um familiar faz 9l de média e eu 7l, e não é por isso que ando mais devagar. Mantenho sempre os filtros (ar e combustível) limpos e de vez em quando uso um daqueles aditivos para limpeza do motor (não sei se é placebo, mas o carro passou a arrancar muito melhor). Colocar o combustível de preferência pelo fresco da manhã e afastar-se das bombas de marca!
Em viagem para o meu Algarve, vou quase sempre pela IC1 em vez da autoestrada: a seguir à Ponte Vasco da Gama, saio para o Montijo, meto-me pelo Poceirão, saio na Marateca onde meto combustível na Cepsa (menos 5 cêntimos que em Galps e BPs) e por aí abaixo vou. Gastar 20€ de portagens? LOL
Produtos de marca branca nos hipermercados. Têm boa qualidade e são mais baratos.
Na minha cidade só há um hiper, o Modelo, que vende produtos Continente. Tirando as pizzas e os aperitivos salgados que são muito maus, todos os outros produtos que comprei satisfizeram sem quaisquer problemas.
Em tempo de crise toda a poupança é bem-vinda. Fazer algumas mudanças nos hábitos diários e adoptar novos truques, são algumas das medidas que lhe permitem chegar ao final do mês com mais dinheiro na carteira.
Aqui ficam as nossas dicas:
Quando for ao supermercado leve uma lista com tudo o que necessita, avalie os preços e compre apenas o que é necessário. Muito importante: nunca vá ao supermercado quando tiver fome. Ao entrar de barriga vazia vai acabar por comprar coisas que não precisa. Opte por marcas brancas sempre que possível.
Tome atenção aos pequenos gastos do dia-a-dia. Aparentemente podem parecer insignificantes, mas ao fim do mês fazem toda a diferença. Os 2.50 euros que gasta diariamente ao pequeno-almoço na pastelaria (fazendo a conta aos 22 dias úteis) traduz-se num gasto de 55 euros ao final do mês.
Leve almoço para o trabalho e reduza (ao mesmo tempo) os jantares fora.
Aproveite as épocas de saldos para comprar os artigos que precisa. Fora da época de saldos não compre toda a roupa que precisa de uma vez. Divida as compras e gastos por meses (e por pessoa do agregado familiar). Desta forma terá um maior controlo dos gastos.
Em casa: utilize lâmpadas fluorescentes e economizadoras e desligue sempre os aparelhos (estes continuam a consumir energia, mesmo em modo standby). Pode ainda passar a tomar duches rápidos ou instalar dispositivos (torneiras, chuveiros e autoclismos) que lhe permitem poupar água.
Se é daqueles que todos os meses paga a mensalidade do ginásio mas não tira partido disso, o melhor é mesmo cancelar a inscrição. Os 50 euros que vai poupar podem fazer a diferença ao final do mês e pode ainda utilizar determinados locais públicos para fazer exercício físico.
Use os transportes públicos. Desta forma vai poder reduzir os seus gastos em combustível e ainda poupar o seu automóvel ao desgaste do dia-a-dia. Se é daqueles que não passa sem carro pode partilhá-lo e, desta forma, reduzir custos.
Verifique se o seu tarifário é o mais adequado às suas necessidades. As operadoras têm tarifários que permitem chamadas gratuitas para clientes da mesma rede, mediante o pagamento de uma mensalidade. Utilize o simulador disponível no site da Anacom para verificar qual o melhor tarifário para si. No que diz respeito ao serviço de televisão, analise a oferta disponível para a sua área de residência e aproveite as promoções.
Ontem descobri as ofertas do zoncard. Como tenho meo nunca liguei muito a isso, mas a minha namorada tem o serviço da Zon e nem sabia que o cartão dava, entre outras coisas, descontos em restaurantes, bilhete de cinema grátis na compra de outro e bilhete para a bola grátis na compra de outro. Agora é aproveitar
Creio que também é a Repsol que dá um desconto de 6 cêntimos aos sócios do ACP. Perdão, aos portadores de cartão de sócio do ACP. E digo isto porque, se fizerem o pedido de sócio, eles enviam a papelada e o cartão sem terem que pagar nada. E aí a pessoa desiste mas já com o cartão na mão. :twisted:
Eu sei que isto é muito mau. Eu sei. :-[
Podem ficar descansados que muito raramente faço uso disto, só mesmo se não tiver por perto uma gasolineira lowcost, e aqui na minha área há umas 3. :mrgreen:
Cuidado com a utilização da água quando se está a lavar as mãos. Se és daqueles que gosta de ensaboar bem as mãos para teres a certeza que estas ficam bem lavadas, não deixes a água a correr na torneira. Faz uma pequena passagem de água pelas mãos para que estas fiquem húmidas e de seguida fecha a torneira, voltando a abri-la para retirar o sabão das mãos. Com isto, podes poupar até meio litro de água por cada lavagem.
No Inverno, não utilizem aquecedores, mas sim desumidificadores com aquecimento. Apesar de serem mais caros, consomem muito menos e têm 2 funções: retiram a humidade do ar (podendo mais tarde aproveitar a água recolhida quando o depósito estiver cheio) e aquecem o ar na medida suficiente, sem grandes exageros, devolvendo o conforto e o bem-estar à sala.
Não deixem os monitores nem nenhum outro aparelho em stand-by. Poupam algum dinheiro no final do ano e o meio ambiente agradece.
Criem o hábito de desligar a iluminação sempre que não está ninguém a usá-la. As famílias têm o há o hábito de deixar acesas as luzes de vários divisórias dentro de casa e depois, só usufruem da iluminação da sala onde estão.
A troca das lâmpadas de incandescência por lâmpadas fluorescentes de baixo consumo, é uma boa medida, mas CUIDADO! Essas lâmpadas têm mesmo de ser duradouras, pois é com a utilização a longo prazo que se vai poupar. Já aconteceu comigo comprar lâmpadas de marca branca que mesmo assim não foram nada baratas e depois duraram apenas alguns meses, ou seja, pior a emenda que o soneto. Segundo o que já constatei, a marca PHILIPS é a mais fiável.
Os frigoríficos e as máquinas de lavar, são os receptores que consomem mais corrente eléctrica, porque há motores eléctricos envolvidos. Em casas com muita gente e em que é necessário estar sempre a lavar a roupa, convém estudar a possibilidade de aderir à tarifa bi-horária, em que há uma parte do dia que a electricidade é mais barata.
Comparem os preços dos bens essenciais. Por vezes, fidelizamo-nos a determinadas marcas só porque sim, quando existem outros produtos similares com preços bem mais baixos.
Isso do cartão Zon é muito bom. Principalmente para quem vai ao cinema. Se uma pessoa for sozinha ao cinema também pode utilizar o cartão. Mas em vez de receber outro bilhete grátis recebe um menu. Para ir ao estádio já é mais chato, porque não basta apresentar o cartão Zon nas bilheteiras como se faz no cinema.
Também se podem utilizar os pontos Galp para comprar bilhetes de cinema. Acho que 100 pontos mais 1 euro dá para comprar um bilhete.
Esta não é sobre poupar mas acho que a moderação não se vai importar.
Ontem fui ao FanLab e comprei umas coisas. Dei o cartão de sócio para acumular os pontos e a moça da loja diz que o cartão de sócio já não acumula os pontos, só dá 5% de desconto directo em compras acima dos € 50 ou em artigos da Puma.
Vocês foram informados disso? É que eu costumo receber as informações no e-mail e no telemóvel e não me lembro de ter recebido nenhuma a dizer que já não acumulava pontos no cartão.
E os pontos que eu tinha acumulados? Não me valem de nada, caramba.
Atenção, as compras na Loja Verde é que já não dão pontos. Continuas a acumular pontos noutros serviços e podes adquirir produtos na Loja Verde com esses pontos.
Coloquem uma garrafa de água de litro e meio cheia dentro do depósito do autoclismo para diminuir o volume de descarga. Em cada descarga poupam essa quantidade de água (1,5l).
Andava aqui à rasca para arranjar um tema que fosse simples de explicar para a minha primeira autoscopia no curso de Formação de Formadores que vou frequentar. Graças a este tópico já me safei! :mrgreen:
O protocolo entre o ACP e a Repsol terminou, mas os sócios do ACP mantiveram o cartão Repsol a funcionar. Por outro lado, a Repsol continua a tentar trazer mais sócios do ACP para a sua clientela.
Entretanto o ACP estabeleceu um protocolo semelhante com a BP, nas mesmas condições (desconto de 6 cêntimos). Tanto quanto me lembro (tenho os dois, mas uso-os um pouco ao acaso) o cartão Repsol funciona como um cartão de crédito e com o BP a despesa é paga a pronto.
A grande vantagem dos dois é a rede de postos bem posicionados, a principal desvantagem é que a Repsol faz um desconto qualquer aos orcs…
Outra coisa, os pagamentos na BP em geral e com o cartão do ACP em particular são demoradíssimos, além das filas já serem geralmente enormes.