No Country for Old Men

Não, não vou falar do filme [sem menosprezar a valia do mesmo]. Não, não me interessa a quantidade de oscares que venceu [4]. O meu objectivo ao longo desta caminhada enquanto “Colaborador” reside numa associação entre o nome de um determinado filme, com determinado “episódio”, “momento”, “maneira de estar” do Sporting.

O Sporting tem uma das melhores Academias do Mundo [Academia Sporting/Puma], assume-se como clube vendedor [perdão] formador e não só tem formado jogadores de elite mundial [Figo, Ronaldo, Simão, Quaresma, Nani, Veloso] como é cada vez + a base da nossa Selecção Nacional. Retirando toda e qualquer dependência futebolística nos “miúdos”, o comportamento do Sporting nem sempre foi o melhor. Numa breve apreciação, começo no lema “formar e mal vender, dá saúde e faz crescer” onde o “crescer” não é propriamente positivo [a única coisa que cresce são dividas e barretes], passando pelo constante desaproveitamento interno das “jóias da coroa” que nunca ficam cá tempo suficiente para se criar uma equipa devidamente competitiva e terminando no profissionalismo [nulo] e respeito [nulo] de + de metade dos jogadores formados.

Aparentemente [repito, aparentemente] as clausulas de rescisão anulam metade dos problemas, apesar de não contribuírem para a tal “Formação de Homens” que muitos de nós desejam ter. Agora, o verdadeiro problema e a verdadeira essência da minha mensagem está no excesso de falta de idade, maturidade, experiência e rotinas nos quadros do Sporting [começando no treinador, passando pelo director desportivo e terminando nos jogadores]. O treinador [Paulo Bento] veio para o Sporting sem ser ainda “treinador”, não tinha o curso concluído, estava em actividade há sensivelmente 1 ano e não tinha nem metade dos conhecimentos tácticos que se exigem a um treinador do Sporting (!!). Auxiliado por 13 vitórias consecutivas [notável], conseguiu uma margem de manobra suficientemente grande que lhe valeu um carregamento industrial de hipérboles [“Novo Mourinho”, “Melhor Treinador da Liga Portuguesa”]. Analisando a frio, ficámos com um treinador “em formação” que nos custou pontos [muitos pontos] através das suas tomadas de decisão que estiveram muito longe de ser “coerentes” [ainda hoje não são].

O Director Desportivo [Pedro Barbosa] é + 1 elemento que não tem experiência [em cargos administrativos], não tem conhecimentos a nível de prospecção internacional e não tem nenhuma metodologia de trabalho em altos cargos (!!). Não basta ter jogado futebol para ser director desportivo, é algo que não influencia [directamente] a tomada de decisão e nem sequer me passa pela cabeça tomar o exemplo do Rui Costa [quando todos sabemos que o “director desportivo” tem sido o Quique Florez, que está a trazer todos os jogadores que já conhecia de Espanha], até porque apenas confirma a minha tese. A politica de contratações deste ano teve como base os “regressos” e não as “descobertas”. Porquê? Porque apresentam risco mínimo e porque este director desportivo [Pedro Barbosa] não faz a + pequena ideia [pelo menos agora] dos craques que se encontram a despontar a nível internacional [estamos mal habituados nesse aspecto]. É “apenas” + 1 cargo importante constituído por um elemento “em formação” [que é como quem diz “Oh Franco, toma lá + 1 tacho”].

A equipa profissional nos últimos 5 anos [passado recente] tem tido médias de idades [23.66; 24.03; 24.00; 23.54; 24.80] demasiado baixas para toda uma época desportiva com variadas competições em disputa. Não vou falar na qualidade porque entramos num campo demasiado complexo para o meu gosto [ainda o ano passado vi praticamente a mesma equipa levar 4 do Leiria e dar banho à Roma] mas existem alturas em que se percebe que falta “voz de comando”, “experiência” e “manhas”. Não querendo tirar o mérito à braçadeira do João Moutinho [ignoremos as declarações por momentos] é um pronúncio acentuado da falta de idade do nosso plantel. Perdemos pontos [demasiados pontos] devido a uma falta de experiência e racionalidade atroz. É uma verdade tão clara como a água, que se não fossem os “putos” já tínhamos batido no chão, mas o importante a retirar daqui, é que como tudo na vida “nem 8 nem 80”. Para não destoar, temos igualmente um plantel “em formação”.

O Sporting actual parece destinado à inexperiência e fazendo jus ao nome do tópico, este não é definitivamente um país [coff clube coff] para velhos. Ao contrário do filme, nós temos muita dificuldade em vencer prémios [coff troféus coff].

Realmente é verdade.
Um gajo até fica a salivar só de pensar o que é que podíamos ter ganho se o Bentinho tivesse mais uns anecos.
Se em 2 épocas e meia nos levou 3 vezes à Champions, nos fez ganhar 2 Taças de Portugal + 1 supertaça+ 2 finais (1 perdida e outra saberemos no Sábado) se calhar na altura da história do Sporting em que a diferença de orçamentos para os nossos principais rivais foi mais notória (a nosso desfavor), ficamos todos a assistir com redobrada expectativa ao acumular de aniversários do nosso treinador.

Concordo com o que o Barbosa disse. Quero apenas realçar que estas contratações vieram dar mais experiência à equipa (Rochemback/Postiga/Caneira) e solidez (Izmailov e Grimi a título definitivo) a um plantel que tem bastante potencial.

Não faço a mínima ideia de quanto o Paulo Bento aufere mensalmente, mas questiono-me se não será muito inferiores a Materazzi’s, Waseige’s, Cantatore’s… tudo treinadores estrangeiros que vieram para o SPORTING e não acrescentaram nada ao clube.

Ninguém “individualizou” a questão e por muito que eu queira [para o bem do Sporting] o problema não está apenas no treinador. Não quis falar na competência do Presidente [Filipe Soares Franco] porque seria assunto para + um tópico, mas não deixa de ser curioso, que nunca em momento algum coloquei o insucesso do clube nas mãos do treinador, logo a tua primeira frase deixa de ter sentido uma vez que a tal “inexperiência” é colectiva [como se pode ver na minha mensagem].

O Paulo Bento é o treinador que à partida é o que tem menos aptidões para comandar um clube grande [Jesualdo tem um vasto conhecimento táctico e muitos anos de futebol “no bolso” e Florez já lidou com + sucesso num ano do que Paulo Bento em 4]. É difícil reconhecer “qualidades adversárias” mas no dia em que virem o porto contratar um treinador sem curso concluído, é porque algo está mal para os lados do Norte (!!). O Sporting de Paulo Bento não pratica futebol e não entusiasma ninguém [vide a queda actual nas assistências ao Estádio]. Ao longo destes 3 anos tivemos de tudo um pouco, desde a excessiva rotatividade, às estranhas opções “técnicas”, às teimosias desnecessárias [losango], à ausência de um esquema alternativo, à falta de coerência e a substituições patéticas. Adorava estar a inventar isto mas não estou.

Quem não reconhece ou quer reconhecer o problema que é ter um treinador “em formação” [assim como grande parte do plantel e director desportivo] é porque vive num mundo de fantasia em que ligeiros pormenores como “experiência” e “competências” deixam de ter interesse.

[Edit] - Oh Celsus, eu não te tinha avisado pa. :slight_smile:

Primeira premissa errada: tu, queiras ou não, individualizaste. A partir do momento que avanças com nomes estás a individualizar. Pouco interessa se o fazes em relação a um ou a mais indivíduos. Sobre isso que não fiquem dúvidas semânticas.
O facto de teres apontado várias causas para “…o insucesso do clube …” não me impede de, nesta altura, comentar apenas uma ou outra parte do teu texto.
Mas mais, fazendo-o - admito - de uma forma sarcástica, limitei-me a expôr factos.
Quando identificas o facto de o Paulo Bento ser um treinador “em formação” como um factor negativo para o clube, estás a admitir que se não o fosse os resultados seriam, provavelmente, melhores. E isto não é português, é a matemática das ideias simples.
Não fiz mais do que perspectivar resultados. Não fiz mais do que recordar factos. Dificilmente poderia ser mais objectivo, pelo que o teu contraditório deixa de fazer sentido.

A partir da altura em que o “insucesso do clube” não se deve a uma parte [PB] mas à soma das partes, não sei até que ponto individualizei o que quer que seja, atribuindo igual responsabilidade a todos os outros [Pedro Barbosa, Plantel].

Em relação ao segundo factor a bold, exactamente e é essa a minha ideia. Nunca em momento algum um treinador “em formação” pode ser positivo num clube que se quer grande. Para mim é 1 problema [grande], para ti não. Acho que a minha mensagem anterior foi bastante clara nesse sentido.

Da minha parte, esclarecido. :wink:

Bento < Boloni

Bento = Mirko Jozic e Inácio

Bento > > > > Waseige, Giuseppe Mata-Ratos, Fernando Santos.

Ou seja, para quem tem 35 ou 36 anos, não é um track record nada mau…

A experiência pode ser importante mas o fundamental é a qualidade.

O Prof. Jesualdo Ferreira é o exemplo de um treinador experiente mas com uma carreira perfeitamente medíocre, onde os primeiros sucessos que teve foi no Braga, isto sem falar no Porto onde ganhar é quase uma fatalidade para quem tem a oportunidade de trabalhar lá, mas mesmo assim ele está longe de ser um treinador querido pelos portistas.

Quanto ao Quique Flores, ele é pouco mais velho do que o Paulo Bento e chegou ao Valência muito novo, herdando uma equipa Campeã de Espanha e finalista da Liga dos Campeões, e os resultados foram um redondo zero. Até o Koeman que o substituiu ganhou uma Taça do Rei.

Eu não me admirava nada que se o Pinto da Costa intuísse ter um grande treinador entre mãos lhe desse uma oportunidade mesmo que esse treinador não tivesse hablitações suficientes para orientar uma equipa como o FCP. Ele foi buscar o pequeno mouro este apenas tinha treinado os lamps por uns meses e sem grandes resultados e estava em Leiria há cerca de um ano.

Em suma em não trocava o Paulo Bento pelo Quique mais o Jesualdo somados e elevados ao cubo.

+1

Outro. :smiley:

:arrow:

Segundo um velho ditado do futebol inglês, “os rapazes ganham jogos, mas os homens ganham campeonatos”. Se é verdade que as nossas equipas dos últimos dois anos eram muito jovens, jogos como os 5-3 nas meias finais da Taça fazem-me acreditar que estamos a ganhar maturidade, pois nesse jogo em especial a equipa nunca desistiu, manteve-se fria e soube dar a volta nos últimos 20 minutos, o que é raro. Penso que o entrosamento resultante de duas épocas em que se manteve a “espinha dorsal” da equipa (Polga e Tonel - e agora Caneira - Moutinho, Veloso, Liedson), somado ao facto de dois dos nossos três principais reforços serem jogadores que conhecem os cantos à casa, será um factor a ter em conta esta época e, pessoalmente, estou bastante optimista, apesar de ser Agosto e, como todos sabemos, em Agosto o Benfica é sempre o campeão antecipado, nem se percebendo porque é que os outros clubes insistem em disputar o campeonato… >:D

:arrow: :arrow: