[size=20pt][b]Garantidos na Champions![/b][/size]É já esta semana que os responsáveis do Sporting vão assinar o contrato que prevê a participação no “Next Generation Tournament”, uma competição que envolverá equipas de sub-19 de 16 emblemas europeus, a qual apresentará semelhanças ao formato existente na Liga dos Campeões e que vai arrancar em 2012. Entre os clubes convidados a participar na organização que visa promover o futebol jovem, através da troca de experiências, e, sobretudo, aumentar os índices competitivos de quem está numa das últimas etapas antes do futebol profissional, só o Sporting será o representante português na competição, comprovando não só a reputação que o emblema de Alvalade detém na formação de atletas, como o prestígio granjeado por vários craques da actualidade e não só, casos de Cristiano Ronaldo ou Nani, como já tiveram Paulo Futre ou Luís Figo.
A aposta de vários investidores árabes na promoção da prova é forte, envolvendo um conjunto de procedimentos utilizados pela UEFA na organização das suas competições a nível sénior. Aliás, apesar de a prova não ter o carimbo na organização que tutela o futebol europeu, a mesma tem conhecimento da realização do evento, não colocando obstáculos, assim como a FIFA, responsável pela desporto-rei a nível mundial.
O torneio terá o formato da Champions, contando com as referidas 16 equipas, entre as quais nomes como o AC Milan, Juventus, Real Madrid, Barcelona ou Bayern de Munique, divididas em quatro grupos, e realizando seis jogos cada uma, entre Agosto e Dezembro (o Sporting tem o primeiro jogo a 17 de Agosto, em Anfield Road, ante o Liverpool). As duas equipas que terminarem os respectivos grupos nos primeiros lugares terão acesso à fase final, que irá ser realizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, durante 10 dias com jogos a eliminar.
Um factor importante a considerar é o de que os clubes convidados para integrar a prova não terão quaisquer despesas, sendo as mesmas pagas pelos investidores que promovem a organização da mesma: os voos das delegações e alojamentos estão salvaguardados.
Transmissões televisivas dão contributo para prémios
A relevância que os investidores árabes pretendem dar à prova está bem expressa nos proveitos monetários que prevêem atribuir aos clubes participantes, provenientes, fundamentalmente, das receitas de transmissão televisiva, mas também dos patrocínios de várias marcas interessadas. É esse fluxo monetário que permitirá, para além do suporte de vários custos inerentes à deslocação das respectivas delegações, a fixação de prémios inerentes ao êxito desportivo das 16 equipas que vão participar na prova.
13 DAS 16 EQUIPAS PARTICIPANTES
SPORTING (Portugal)
Liverpool (Inglaterra)
Tottenham (Inglaterra)
Chelsea (Inglaterra)
Manchester City (Inglaterra)
AC Milan (Itália)
Juventus (Itália)
Real Madrid (Espanha)
Barcelona (Espanha)
Celtic (Escócia)
Bayern de Munique (Alemanha)
Ajax (Holanda)
Rosenborg (Noruega)
Não sei não, apesar de dar uma certa estaleca internacional aos putos, vai po-los nas montras demasiado cedo…
Vamos ver…
É excelente para a evolução dos miúdos e para o nosso clube!
parece-me bastante proveitoso :arrow:
Assim à primeira vista parece-me uma iniciativa 5*.
Isso eles já estão! Acham que os grandes clubes, sobretudo ingleses, não deixam de saber o que se passa na Academia?
Do pouco que é conhecido acerca desse projecto, parece positivo.
Traz experiência acrescida aos jogadores da formação e aparenta ser feita sem custos para o Clube. Parece-me bem, espero que o projecto tenha sucesso e que o Sporting por lá se mantenha.
Acho que é uma excelente competição.
Há uns meses já tínhamos falado que o Sporting sub-19 (Juniores), poderia ser um dos convidados a participar na Liga dos Campeões.
E foi convidado, e é o único clube português a participar, o que só demonstra o bom nome da nossa formação no mundo inteiro.
Quanto à competição, acho que só tem benefícios para os nossos jogadores. Jogam contra equipa do mesmo nível, ou equipas de nível mais elevado. Pois na maioria das vezes estamos a dar goleadas e assim com esta competição os jogadores podem jogar mais, ganham mais experiência, competem contra grande clubes, enfim, acho que só podemos esperar coisas positivas deste torneio.
Aliás, isto não vai ter custos adicionais para o Sporting, pois os Árabes “pagam tudo”.
Quanto à questão dos olheiros dos grandes colossos europeus. Não estou muito preocupado, pois esses mesmos olheiros vão muitas vezes à Academia e muitas vezes a torneios, por isso não é por esta competição realizar-se que eu vou estar preocupado com os nossos jogadores.
É bom para os miudos.
É claro que este convite surge dada a nossa reputaçao.
É bom que arrepiem caminho senao qq dia serao outros os convidados.
SL
É bom para os miúdos já que vão-se deparar com outro tipo de jogadores, com mais dificuldades do que aquilo que estão habituados.
Tenho é pena de ver duas equipas nojentas nesse lote, equipas que o mais certo é que vão aproveitar este torneio para aliciar miúdos: Chelsea e City.
Mais uma vez, mesmo não sendo o campeão sub-19 (será o FCP), o Sporting é o clube português convidado a participar na 1 ª edição de uma prova de campeões.
56 anos depois a história repete-se!
Excelente iniciativa
Espero que dêem transmissão para Portugal e para os canais desportivos. Quero acompanhar todos os jogos em directo dos nossos putos :arrow:
Grande iniciativa
.
Espero que os jogos passem na TV, para ver os nossos miudos a ganhar
Era excelente que houvesse transmissão, mas dúvido…
Talvez haja na Eurosport.
Eu dúvido é que não haja! Os Árabes certamente não deixarão passar a oportunidade de se promover e promover desde já o Mundial de 2022 através destas iniciativas.
Desta prova só espero coisas boas, desde o crescimento dos miúdos, à projecção do trabalho do Sporting ao nível da formação, passando obviamente pela esperança em ver excelentes resultados dentro de campo e até títulos. Que o Sporting saiba também utilizar esta prova como “chamariz” para os jovens talentos de Portugal e também do estrangeiro.
Os jogos devem passar pelo menos nos canais dos clubes, ou seja na meo dá para ver os jogos contra real,barça…
Além disso como já foi dito aqui o eurosport costuma apostar neste tipo de competições.
Como já disse atráz espero bem que sim.
Mas a competição só arranca em 2012 e já sabem que o SCP começa em Anfield?
Neste momento os campeões ainda somos nós!
[size=20pt][b]Leões certos na elite da formação[/b][/size]Tal como O JOGO noticiou na edição de segunda-feira, o Sporting vai participar no Next Generation Tournament, um torneio para os melhores clubes europeus na área da formação. Os leões já têm tudo tratado para entrar na competição, com mais quinze equipas de vários países, mas só na próxima semana a organização do torneio, espécie de Liga dos Campeões de sub-19, divulgará a lista definitiva das equipas que vão participar e os respectivos grupos. Sabe-se, contudo, que os leões se estreiam a jogar em Anfield Road com o Liverpool, no dia 17 de Agosto, e no mesmo grupo o Sporting terá ainda que defrontar o Celtic e o Rosenborg, em princípio. A prova - com a participação leonina a ser negociada pelos dirigentes Pedro Mil-Homens e Diogo Matos (foto) - terá um “prize money” atractivo, transmissões televisivas, e uma fase final a realizar em dez dias em Abu Dhabi (EAU).