Desejado em Madrid
20 milhões de problemas
Nani pode estar a caminho do Real Madrid, havendo outros gigantes europeus interessados no seu concurso. Mas, por incrível que possa parecer, até pode permanecer em Portugal, ao serviço de um outro clube que não o Sporting.
FC Porto? Tem boas relações com a SAD de Alvalade… Benfica? Fonte bem colocada nos merengues afirma: “É uma boa possibilidade para rodar, caso venha a assinar pelo clube em breve…”
O jovem futebolista do Sporting tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, valor que já cativou a atenção de vários colossos do Velho Continente.
As garantias dadas por Filipe Soares Franco relativamente à permanência de Nani (e João Moutinho…) podem cair em saco roto se Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão ou Chelsea, clubes que têm o jovem médio debaixo de olho, avançarem com o cheque mágico.
Em Dezembro passado, Ana Almeida, que ainda luta pelos direitos de representação do futebolista – ver peça associada –, foi abordada, via terceiros, por Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão. O jogador, conta Ana Almeida ao Sportugal, foi “aconselhado a ficar mais uns anos no Sporting". E assim aconteceu. Ficou, mas mudou de empresário.
Quem defende agora os direitos de Nani é Jorge Mendes, se bem que esta seja uma situação um tanto ou quanto nebulosa. “Estranhei, sempre nos demos bem e nunca tivemos qualquer problema”, revela a agente FIFA portuguesa.
A verdade é que o interesse do Real Madrid e do Barcelona mantém-se e, ao que apurou o Sportugal, existe uma estratégia definida para que a transferência se concretize e, a posteriori, Nani possa ser emprestado a um outro clube, que até pode ser português.
Camacho e Mourinho = Benfica
Devido a casos similares, o Sporting mantém neste momento uma relação fria e distante com o Barcelona. Viu partir Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma para a Catalunha, e os dois arietes acabaram por regressar a Portugal para representarem águias e dragões, respectivamente; rivais de sempre do Sporting, numa manobra que foi bastante repudiada em Alvalade sem que os leões pudessem fazer nada para o evitar.
A familiaridade entre Benfica e José Antonio Camacho, possível director desportivo do Real Madrid, poderá ser um trunfo a ter em conta neste labiríntico processo.
Bem como o Chelsea, de José Mourinho, que mantém Alcides na Luz, na condição de emprestado.
Actualmente o Sporting deseja um esclarecimento em torno do agenciamento do jogador, pois não pode renovar o contrato de Nani – um dos jovens portugueses com mais mercado no estrangeiro neste momento –, que finda em 2008, sem saber, oficialmente, qual é o seu agente. O risco de o contrato ser considerado nulo existe, e os responsáveis leoninos são conhecedores da situação.
Os 7% da discórdia
Mais. Se a transferência de Nani se efectivar, Ana Almeida pode ter direito a 7% da mesma. Assim alega a acção interposta ontem pela empresa de advogados que representa a agente FIFA.
Este assunto está a ser seguido com muita atenção pela Associação Nacional de Agentes de Futebol, e se Ana Almeida recorrer à FIFA e lhe for conferida razão, Jorge Mendes e Nani serão punidos. Em especial o jogador, que pode ficar sem licença desportiva.
Sportugal chegou à fala com Nani, mas o internacional sub-21 mostrou pouca vontade em abordar a mudança de empresário: “Não quero falar sobre isso.”
Jorge Mendes manteve-se incontactável até ao momento, pese embora as mensagens deixadas na sua caixa de correio do telemóvel.
Fonte: www.sportugal.pt
Bruno Pires/Luís Filipe