Não discutam o Sporting...Amem-no!

Não so nem nunca fui de nenhuma claque mas quando me deparo com um texto destes, tenho que o publicitar

In http://www.margemsul1976.blogspot.com/

"Não discutam o Sporting…Amem-no!

Algo que aprendi desde bem pequeno é que para ser do Sporting precisava-se de ter uma boa dose de paciência e uma ainda maior de sacrifício.

Cresci a ver os porcos e os lamps (que também são porcos) nas finais europeias e a vencerem campeonatos. Crescia a ver o Sporting a nada ganhar, sempre com a tradição do “até ao Natal”. Cresci a ver o meu Sporting a ser roubado descaradamente, jogo após jogo, época após época. Cresci a ver meu o Sporting nos momentos cruciais a claudicar: ou contra o Inter na “meia” da UEFA, ou contra o porco em casa com penalties irreais sobre o Domingos ou ainda contra os lampiões, quando o João Pinto (porco na altura…) fez o jogo da vida dele.

Mas mais importante que estes sacrifícios todos, cresci e aprendi a Amar o Sporting com Orgulho, a dizer e a mostrar a todo o mundo que era Verde & Branco, que nada nem ninguém era melhor ou maior que o meu Sporting.

O Estádio José de Alvalade será para sempre Mítico porque ali se reuniam quinzenalmente milhares de pessoas gritando e mostrando que eram orgulhosamente do Sporting. E eu, viciado, acompanhava todos aqueles rituais de apoio incessante e fiel ao Sporting Clube de Portugal, liderados pela Juventude Leonina na sua Ponta Sul e depois na Curva Sul.

Hoje em Alvalade, o Estádio em que muitos ateimam em chamar de XXI desonrando o Sporting, tudo aquilo que eu aprendi quando era pequeno esfumou-se.

Não há o apoio incessante e fiel dos milhares de Sportinguistas que quinzenalmente se deslocam até ao Campo-Grande. Não há o Orgulho em gritar bem alto que Amamos aquele Símbolo!

Desculpem, cometo um erro. Ainda existe quem continua fiel a tudo o que aprendeu no passado, mas já não aquele Alvalade que era, infelizmente. Os Grupo de Apoio Organizado do Sporting de Portugal, com a Juventude Leonina a liderar e muito bem, continuam a puxar pela sua equipa como sempre o fizeram, mas são seguidos por muitos poucos, na proporção dos espectadores presentes.

A Curva Sul, onde sempre estiveram os Sócios Leoninos, continua fiel, é certo. Mas para que os murmurares constantes e o medo em gritar Sporting? Do mal o menos e não assobiam.

E o resto dos Sportinguistas? Que lá vão fazer? Assobiar? Vergonha! Desonra e envergonham o que milhares construiram durante anos e anos a fio, sem nada ganharmos! Desonram e envergonham todos aqueles que, já sabendo que o Sporting nada iria ganhar naquela temporada, enchiam Alvalade e tornavam aquele ambiente fantástico e único.

A pergunta que fica é: se não fossem os Grupos Organizados do Sporting como seria o novo Alvalade? Se calhar se enchêssemos as Centrais de lampiões, estes assobiaríam menos! Vergonha!

O Sporting, mesmo com este empate, continua dependente só de si para vencer o Campeonato Nacional! Porquê esta descrença, esta falta de apoio? Esta não é a massa associativa que eu desde de sempre venerei.

O Sporting só precisa do nosso apoio. O apoio de todos os Sportinguistas. Mais nada! Não ajudaremos em nada o Sporting se assobiarmos. Queremos ou não o Nosso Clube Campeão?

Há quem me diga desde 2000 que agora passaram a haver muitos pára-quedistas. Mas eu nunca quis acreditar nesta ideia, que para mim era fábula. Mas será que é mesmo apenas fábula?

O Sporting tem 4 jogos para fazer no Campeonato Nacional e 4 vitórias correspondem a ser Campeão. No tempo em que eu era pequeno, só este facto era motivo para um apoio frenético ao Sporting até ao final do campeonato. Aliás, só o facto do Sporting jogar era motivo para esse apoio frenético, pois nem imaginava o Sporting a lutar pelo título a 4 jornadas do fim! E hoje? É preciso o quê? Isto não é ser do Sporting, é ser lampião!

NÃO DISCUTAM O SPORTING…AMEM-NO!

PS: Falei sempre na 1ª pessoa e por isso peço desculpas. Mas tenho a certeza absoluta que o Núcleo de que faço parte, e arrisco a dizer, a Grande Família de que faço parte (Juventude Leonina), se revêem neste post."

Apoiado… SEMPRE!

Excelente texto. Temos de ser 11 em campo, 50 mil nas bancadas e milhões nas Tvs a apoiar. Tudo é possível!!!

Bom texto!
Eu ainda sou do tempo que dia de jogo em Alvalade era dia de festa.
Apesar de viver longe de Alvalade eu ainda continuo a fazer uma festa onde ha Sporting.
Toda as vezes que o Sporting nao ganha fico muito triste,mas nao deixo nunca de amar o Sporting sempre.

O Sporting e parte da minha vida,nao ha ninguem que me conheca que nao saiba que eu amo o Sporting.
Fico triste quando a ver pela TV ou a ouvir os relatos oico assobios,isso nada ajuda o meu Sporting.
Como eu amo o meu Sporting so os meus sabem!

O titulo dessa crónica é extremamente irónico. Se por um lado se incita o apoio incondicional ao Sporting , paradoxalmente assume-se um discurso com contornos elitistas e de presunção, que faz com que o teor do texto incorra exactamente na premissa oposta aquela que pretende ter. Pretende ser uma manifestação de revolta e um incitamento ao convergir do apoio à nossa equipa e ao nosso clube e acaba por se perder numa mescla de texto propagandistico com um certo escárnio e depreciação dos sportinguistas que não pertencem ‘à curva sul’. :roll:

Importa ressalvar que eu até concordo com um pressuposto do texto: Por vezes é confrangedora a falta de incentivo por parte de alguns adeptos… o sector em que habitualmente me sento é sintomático, por vezes confunde-se com um ambiente de velório. :evil: Mas a partir do momento em que a exposição deste erro se confunde com propaganda e insulto barato , o texto começa a ficar desprovido de validez… eu que sou dos primeiros a exaltar os méritos que as claques do Sporting têm na criação de um ambiente fervoroso e festivo, sinto-me também obrigado a renunciar a textos que parecem querer transmitir que o apoio incondicional advém apenas das claques…

PS: Mais do que assobios e apupos , sabem o que me enerva profundamente? Aqueles sportinguistas que abandonam o estádio , em situações em que o jogo ainda não está resolvido… no ultimo jogo foi mais um exemplo… 10 minutos p’ra acabar , tudo ainda era possivel , e já se podiam observar movimentações nas bancadas… :x :evil:

As claques tem o indiscutivel mérito de estarem sempre lá, embora infelizmente com muitas laranjas podres no seu seio, a começar pelo lider da JL que já deveria estar proíbido de entrar nos estádios, onde só vai envergonhar o nome do Sporting.

De resto não posso criticar muito a postura dos nossos adeptos, eu próprio sou muito passivo quando vou ao Estádio, faço mais barulho em casa do que lá.

O que lamento é que sejamos tão poucos. Sim porque 33 mil no jogo com o Newcastle é muito pouco, e parece que nem numa meia final conseguimos encher o aquilo, o que me custa um pouco entender, principalmente porque cheguei a estar como sardinha em lata no velhinho Estádio de Alvalade, quando aquilo era a granel, e se vendiam seguramente bilhetes acima da lotação pois nem dava para ficar sentado.

Porque é que agora com todas as condições o Estádio não enche?

A minha percepção é que estavam bem mais de 33 mil pessoas no estádio, nesse mesmo jogo… e não devo ter sido o único , porque me recordo de ter lido , no site da BBC , que o número de espectadores teria sido 45000, que , presumo eu , terá sido uma estimativa do representante , do referido orgão jornalistico , presente no estádio… aliás , ja há alguns jogos que fico perplexo com os números oficiais provenientes do Sporting… abandono o estádio sempre com a noção que a lotação foi bem mais significativa do que tenho oportunidade de constatar no dia seguinte , nas estatisticas presentes nos diversos pasquins… Será que sou eu que alucino ou há alguma explicação lógica para isto? :?:

A questão do estádio não encher, e ainda hoje eu e o meu irmão (Zed) falavamos sobre isso, está relacionada, com certeza, com o elevado preço dos bilhetes. Neste caso acho bastante discutivel a decisão da direcção em colocar os preços tão elevados, em detrimento, claramente, de uma casa cheia. Por muitos apelos que se façam aos adeptos para encherem Alvalade quinta-feira, a componente financeira inviabiliza que muita gente que, apesar da vontade em ir, simplesmente não pode.
Lamento esta decisão, porque este será um jogo decisivo para as aspirações do SCP na UEFA, e como vimos contra o Newcastle, quando se proporciona, os adeptos do SCP sabem empurrar a sua equipa.

Quanto à questão do apoio, cada vez mais tenho a ideia que a razão de muitas pessoas não gritarem mais pelo SCP, é o nervosismo. Eu vivi essa experiência no sábado, bem queria gritar pelo SCP, mas o estado de tensão era tal, que não permitia mais empenho no incentivo. Não sei se algo semelhante se passa com algum de vocês, mas no estádio, olhando ao meu redor, a ideia que fiquei, é que a malta, realmente vive intensamente um jogo do SCP, principalmente nas condições verificadas no sábado.

A minha percepção é que estavam bem mais de 33 mil pessoas no estádio, nesse mesmo jogo... e não devo ter sido o único , porque me recordo de ter lido , no site da BBC , que o número de espectadores teria sido 45000, que , presumo eu , terá sido uma estimativa do representante , do referido orgão jornalistico , presente no estádio... aliás , ja há alguns jogos que fico perplexo com os números oficiais provenientes do Sporting... abandono o estádio sempre com a noção que a lotação foi bem mais significativa do que tenho oportunidade de constatar no dia seguinte , nas estatisticas presentes nos diversos pasquins... Será que sou eu que alucino ou há alguma explicação lógica para isto? :?:

Acho que a resposta à tua pergunta teem a ver com a forma como o estádio foi desenhado por dentro, i.e, as cores das cadeiras, que muitas vezes dão ideia de estarem ocupadas, quando na realidade não estão. A sensação de estádio cheio, penso que foi a ideia que deu origem a esta decoração.

:slight_smile:

Eu tenho consciência disso , e sei o poder ilusório que estética interior do estádio proporciona… no entanto, não acho que no estádio isso contribua para esse lapso… estar dentro do mesmo permite uma percepção diferente, eu pelo menos considero que consigo distrinçar as cadeiras vazias… dai a minha perplexidade. :stuck_out_tongue:

Quanto à questão dos bilhetes , é o eterno erro em que os clubes portugueses incorrem… porque esta situação não é exclusiva do nosso clube… é pretensamente dada a prioridade à vertente financeira em detrimento de uma assistência potencialmente maior… é claro que é isto é uma enorme falácia, acho que até há pouco tempo se abordou este assunto num outro tópico… 20000 pessoas com os bilhetes a um preço mais elevado não são o mesmo que 40000 com preços mais acessiveis… mesmo que a receita , a nivel de bilheteira , seja menor ( o que não é assim tão exequivel…) a receita global será provavelmente superior , isto devido ao lucro inerente ao maior tráfego de pessoas no Alvaláxia e consequentemente , maior movimentação nas zonas comercias , e , para adicionar a isto, o apoio dos adeptos é exponencialmente superior , e como tu bem referes o exemplo do jogo contra o newcastle, e os que lá estiveram presenciaram pessoalmente , esse mesmo apoio revela-se fulcral em inumeras situações.

Ou seja , só posso perguntar… qual é o intuito de colocar os bilhetes a estes preços demasiado elevados? :roll: :idea:

Estive a ver no site do Sporting o preço dos bilhetes que para sócios vai dos 15 aos 50€ e para adeptos dos 35 aos 80€, não me parece nada de mais para uma meia-final da Taça UEFA.

Há 19 anos atrás andava eu na tropa e ganhava apenas pouco mais de 20 contos, o que na altura era um ordenado médio, quando me levaram 1500$ para uma eliminatória com o Barcelona e estava cheio. Não me parece que 25 ou 35 € seja mais caro do que nessa altura, e em 1986 Portugal também não era o el dourado.

Sinceramente não entendo porque é que aquilo já não está esgotado. :cry:

Tó Manas : eu já fiz a minha parte…

Spooooooooooooooooorting!!!

Tou que nem posso, canudo!

Tó-mané… isso é porque não és teso como eu. :slight_smile:

Eu reitero aquilo que disse … acho que poderiam ser ligeiramente bem mais acessiveis… olha , por exemplo, para os mais jovens poderiam ter sido criados bilhetes especiais, a preços ligeiramente reduzidos… (e bem que podia abranger uma faixa etária até aos 25 , assim ainda conseguia estar incluido :)) se bem que os meninos e as meninas sportinguistas deste país podem bem abdicar de dispender uns eurozitos nos shots e nas demais bebidas alcoolicas , e ir assistir e apoiar o Sporting. :lol:

Realmente no sábado contra o académica, o silência era enorme e não se percebeu bem porque. Que quinta seja bem diferente, e que o apoio seja no mínimo como no jogo com o Newscastle.

Força Sporting.

Antes o silêncio que o assobio. Esta semana foi mais tímido mas ainda apareceu. Neste fase não há que assobiar, já não adianta nada mesmo que estejamos insatisfeitos. Há que apoiar e aplaudir mais nada.

Quanto a quinta-feira não vou com mto custo apenas pela questão de superstição. Se o preço de tudo ganharmos for eu não meter lá os pés e perder o “live” paciência, small price to pay for such happyness.

Quanto a quinta-feira não vou com mto custo apenas pela questão de superstição. Se o preço de tudo ganharmos for eu não meter lá os pés e perder o "live" paciência, small price to pay for such happyness.

Desculpa lá o picanço, mas quem ama tanto o sporting, falhar um jogo desta natureza por superstição tem a sua piada.

Não encher alvalade esta quinta feira é uma vergonha!
O último jogo como este foi à 14 anos.

Para mim não tem piada nenhuma… se me dá o feeling que dou azar acho que é bem o contrário, mto me custa lá não ir e mto me custa ter decidido não ir lá mais até ao fim da época, vou sofrer ainda mais.

mas nos dois últimos jogos que lá fui foram 4 pontos ao ar. Não pode ser.
Já no ano do jejum fui lá no Sporting - Porto e depois não fui mais… armei-me em guloso e fui no Sporting - Benfica e foi o que se viu. Naa… não acredito em bruxas mas que elas existem…

Tó-mané... isso é porque não és teso como eu. :)

Eu reitero aquilo que disse … acho que poderiam ser ligeiramente bem mais acessiveis… olha , por exemplo, para os mais jovens poderiam ter sido criados bilhetes especiais, a preços ligeiramente reduzidos… (e bem que podia abranger uma faixa etária até aos 25 , assim ainda conseguia estar incluido :)) se bem que os meninos e as meninas sportinguistas deste país podem bem abdicar de dispender uns eurozitos nos shots e nas demais bebidas alcoolicas , e ir assistir e apoiar o Sporting. :lol:

Cada um sabe da sua vida e tem as suas prioridades, mas este é um momento quase único na vida do Sporting, eu tenho 40 anos e é a 3ª vez que me lembro do Sporting chegar a este ponto, não me digam que não conseguem encolher os gastos aqui e ali para espremerem 30 ou 35 € e viverem esse momento lá.

Eu não sou rico sou é organizado e poupadinho, um rapaz sem vicios que não fuma nem toma café, :wink: mas se fosse estava lá batido de certeza absoluta, só que para chegar a Lisboa tenho de arrotar 200 mocas, por isso só pode ser uma vez por ano

As minhas ultimas semanas de Sporting têm-me feito voltar aos tempos de Juve, senão reparem;

Para poder ir ao Newcastle tive que depois trabalhar 16 horas seguidas no Sábado seguinte, para poder ir à Academica nao so trabalhei 16 horas no Domingo, como ainda saí à meia noite e voltei a entrar as 8 da matina na 2ªfeira, equivale a dizer que dormi umas 5 ou 6 horas em 48, ontem a tarde cheguei a casa, estive aqui um bocado no forum, e depois acabei por adormecer, ainda vim a net um pouco a noite mas voltei a adormecer n sei a que horas para acordar as 18 hrs, ando com os sonos completamente trocados, e ando extenuado, mas o facto é só um, o meu bilhetito para 5 feira ja ca mora, e nova sessao de autoflagelaçao no trabalho se aproxima, ainda por cima ando a sacrificar outro colega Leão que anda a trabalhar as mesmas horas que eu para poder colmatar as minhas idas a Alvalade, a diferença é que ele tem 42 anos, mulher e 2 filhos pekenos, no entanto troca sempre… Até me sinto mal, mas que posso eu fazer? Eu tenho k la ir :oops: :oops:

Eu sp amei o meu Sporting, quer ganhe ou perca, nunca deixei de o incentivar. Se não andasse sempre mal de finanças, iria a todos os jogos. Tenho a sorte de ser jovem e de ver jogos por 5 euros, mas nem assim… Mesmo que o Sporting jogue mal, a minha reacção é sempre a mesma: paciência, agora é seguir em frente, sempre de cabeça levantada! Não me lembro de sofrer tanto pelo Sporting como esta época, mas nunca vaiei o clube (além do mais não sei assobiar… :oops: )

Com isto, aqui fica

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL