Recomendo todos que passem por Leiria a visitar o Museu e falar um pouco com o Sr Bernardes Dinis. Grande Sportinguista.
Que o Sporting saiba estima-lo em vida e valorize tudo o que ele tem feito e faz pelo nosso Clube.
Recomendo todos que passem por Leiria a visitar o Museu e falar um pouco com o Sr Bernardes Dinis. Grande Sportinguista.
Que o Sporting saiba estima-lo em vida e valorize tudo o que ele tem feito e faz pelo nosso Clube.
Trabalho incrível, lava a alma Sportinguista.
Estive lá no ano passado. O homem só exagera no fervor com que fala do Sporting que quase parece que se para de falar do Sporting nada mais faz sentido. Nem deixa respirar. ![]()
A post was merged into an existing topic: Bilhetes Futebol (preços, tipos, bancadas)
Bom dia a todos. Alguém sabe se o museu vai estar a fazer visitas amanhã à tarde? Tento ligar para o número do museu e nem toca… Obrigado!
É neste tipo de coisas que se vê para onde não vai o dinheiro…
Um clube do tamanho do nosso… é como um app de jeito… também está difícil…
Mas quando a inauguração de uma máquina de café expresso é notícia, também não se pode esperar muito…
Por Sporting CP
30 Mar, 2026
Equipas de basquetebol e voleibol juntaram-se para actualizar o palmarés
O rico palmarés verde e branco continua a crescer a olhos vistos. As equipas masculinas de voleibol e basquetebol do Sporting CP entregaram, esta segunda-feira, as suas Taças de Portugal ao Museu Sporting. Ambas foram vencidas em Albufeira e, agora, após uma cerimónia conjunta entre modalidades, são as principais novidades da vasta galeria de títulos.
O presidente Frederico Varandas, acompanhado por Miguel Afonso, também membro do Conselho Directivo, esteve presente e depois de dedicar algumas palavras aos dois plantéis juntou-se aos capitães Diogo Ventura e Tiago Pereira e aos treinadores Luís Magalhães e João Coelho para expor cada um dos troféus na devida vitrine. Ambas as modalidades foram brindadas, também, com um vídeo que recordou e assinalou as respectivas conquistas: a nona Taça de Portugal em basquetebol e a sexta em voleibol.

No caso do basquetebol, significou também o regresso aos títulos mais de três anos depois, por isso, Diogo Ventura realçou o “sentimento de orgulho e muita responsabilidade” por voltar ao Museu Sporting pela melhor das razões.
“Estou muito feliz por estar aqui. Já não vínhamos há algum tempo e esperamos poder vir ainda mais vezes. Vou ser honesto, no início da época, quando vieram entregar aqui as quatro Supertaças em conjunto [futsal, voleibol, hóquei em patins e andebol], ficou ali uma inveja no bom sentido. Nós não disputamos a Supertaça, mas já conseguimos o primeiro troféu que era possível conquistar”, apontou, valorizando ainda o facto de estarem acompanhados por uma titulada equipa de voleibol, com a qual partilham o Pavilhão João Rocha no dia-a-dia.
“O voleibol batalha connosco diariamente, muitas vezes fazemos ginásio ao mesmo tempo, treinamos uns a seguir aos outros, partilhamos muito dos nossos jogos a cada fim-de-semana e damos força para os seguintes. Como o presidente nos disse há pouco, o Sporting CP é uma família, não há igual e nós no Pavilhão João Rocha, entre modalidades, somos uma família”, realçou o basquetebolista, antes de recordar o trajecto feito até à conquista e a evolução notória da equipa construída praticamente do ‘zero’ no início da época.


“Acreditámos desde o início que poderíamos conquistar troféus e a Taça é um dos mais marcantes do desporto nacional. Comparativamente às outras equipas que chegaram à final-four, tivemos o trajecto mais difícil: dois jogos fora, um deles em Ovar e depois de uma viagem dificílima à Eslováquia. Depois, calhou-nos a meia-final teoricamente mais difícil, contra uma UD Oliveirense sempre forte e experiente. Na final, um clássico, tivemos de dar o nosso máximo e as coisas sorriram para nós”, resumiu Diogo Ventura.
“Temos um grupo espectacular, um balneário que ganha jogos e, acima de tudo, com jogadores que entendem o clube que representam e isso é um passo gigante para o sucesso”, acrescentou o internacional português, garantindo também que, agora, o foco está em “trabalhar para cá voltar”. No horizonte dos Leões de Luís Magalhães está a Taça Hugo dos Santos, onde têm presença assegurada na final-four, e a Liga, prestes a fechar a sua fase regular rumo aos decisivos play-offs.
Uma ambição partilhada pelos comandados de João Coelho, que têm sido assíduos nas visitas ao Museu Sporting e esta época já juntaram a Taça de Portugal à Supertaça, além de serem os actuais Campeões Nacionais.
“Estamos muito felizes com esta conquista. É sinal de que o trabalho tem estado a ser bem feito nos últimos anos. Quando se representa o Sporting Clube de Portugal trabalha-se nesse sentido, estamos contentes com mais um, mas a época ainda não acabou e queremos cá voltar”, reconheceu Tiago Pereira, já de olhos postos no próximo grande objectivo: “Poder fazer o ‘triplete’ só nos traz mais motivação”.


Já sobre a Taça de Portugal trazida do Algarve, e que os Leões não venciam desde 2023/2024, o zona 4 e capitão realçou “o grande espectáculo” proporcionado na final com o SL Benfica. “Podia ter caído para qualquer um dos lados. Acho que tivemos um bocadinho de sorte, mas resiliência e crença também e no fim fomos felizes”, recordou, acrescentando: “Vencer qualquer troféu é sempre especial, porque é sempre difícil, todos querem ganhar, mas só um pode vencer”.
O experiente voleibolista realçou, ainda, a importância de momentos como este, a entrega ao Museu, mas também de levar cada título ao relvado do Estádio José Alvalade para sentir “a dimensão do clube”. “Temos sido bem-sucedidos e cada vez que vimos aqui ou ao estádio, os atletas estrangeiros, principalmente, sentem mais o que é representar este clube. Aqui sentimos a dimensão do clube que representamos a nível de troféus, enquanto no estádio temos o carinho especial da massa associativa”, enalteceu Tiago Pereira, deixando um novo apelo aos adeptos para a recta final da temporada.
“Façam-se sentir nas finais dos play-offs [da Liga]. Queremos muito o ‘triplete’ e convosco fica muito mais fácil”, atirou, por fim.
Assim, as duas mais recentes conquistas Leoninas já fazem parte do palmarés no Museu Sporting, mas fica também o compromisso de que tudo será feito para que ainda tenha de ser novamente actualizado até ao final de 2025/2026.
Por Sporting CP
16 maio, 2026
Evento marcado para 18 de Maio
No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Museus 2026, promovidas pelo International Council of Museums (ICOM), o Sporting Clube de Portugal organizará, no dia 18 de Maio, o evento “Tour Histórico – Dia Internacional dos Museus”.
A iniciativa estará alinhada com o tema internacional “Museus a unir um mundo dividido” e consistirá numa visita especial ao Museu Sporting e às zonas históricas envolventes do Estádio José Alvalade.
Ao longo do percurso, os participantes conhecerão episódios marcantes da história do Clube, desde a sua fundação por José Alvalade e Francisco Stromp até à actualidade, destacando a forma como o desporto e o património contribuem para unir pessoas de diferentes gerações, origens e perspectivas.
O objectivo principal é reforçar o papel do Museu Sporting como espaço de preservação da memória colectiva e como agente de diálogo, inclusão e coesão social, em consonância com a missão do ICOM.
Informações do evento
Evento: Tour Histórico – Dia Internacional dos Museus
Data: 18 de Maio de 2026
Local: Museu Sporting e zonas históricas envolventes
Local de encontro: Porta 1 do Estádio José Alvalade
Horários: 11h00 e 15h00
Entrada livre (mediante inscrição)
Inscrições: através do e-mail tours@sporting.pt
O Museu ja está no Alvalaxia?
Não. Mas vai estar dentro de dois ou três anos.
Por Sporting CP
20 maio, 2026
Troféu premiou excelente época de mais uma geração talentosa de Leoas do futebol
A equipa feminina de futebol sub-19 do Sporting Clube de Portugal entregou, esta quarta-feira, ao Museu do Clube, o troféu relativo à conquista do Campeonato Nacional na temporada 2025/2026. Uma conquista que simboliza mais uma geração muito talentosa da formação Leonina, que terminou a temporada com a presença na fase de apuramento de campeão e um total de 27 pontos em dez jornadas, à frente de toda a concorrência constituída por SC Braga, SL Benfica, SCU Torreense, Clube de Albergaria e SC Rio Tinto.
A formação Leonina orientada por Daniela Costa carimbou o título na 10.ª jornada, com triunfo frente ao SC Braga por 2-0, quando à entrada para a ronda decisiva as Leoas só tinham mais um ponto do que a equipa bracarense.
Maria Inês Cunha, jogadora de 16 anos e uma das capitãs da equipa sub-19 do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube sobre o orgulho na conquista e a presença no Museu Leonino.
“Tem uma importância muito grande. É algo muito simbólico e muito importante para o futebol formação feminino, porque nem todos os dias temos estas oportunidades. Vir a um local com tanta história do Sporting CP também ajuda a fortalecer o futebol feminino e a formação”.
A jovem futebolista apontou quais as chaves para a conquista da equipa Leonina de sub-19, que se sagrou Campeã Nacional.
“Basicamente foi a união e o trabalho diário que todas metemos durante os dias, as semanas, os meses em que fomos paro o Pólo SCP Lisboa treinar. Percebemos o que queríamos e o nosso grupo tinha muita qualidade, capacidade de trabalho e talento também. Percebemos desde cedo que [o título] estava ao nosso alcance e demos continuidade, o que contribuiu para uma boa época”.
A futebolista Leonina aproveitou para ver o espaço de conquistas da equipa feminina de futebol sénior do Clube, o que foi mais um incentivo para continuarem no caminho trilhado.
“Nós, da formação, olhamos sempre como o que queremos atingir no futuro e cada uma de nós transposta um bocadinho esse sonho de chegar à equipa A. Claro que nos inspira vir aqui, num sítio com tanta história”.
Maria Inês Cunha formulou o desejo de, no futuro, voltar ao Museu para entregar mais taças. “Sim, é um objectivo para o qual vamos trabalhar, até para o próximo ano. Sabemos que temos capacidade para atingir e, com certeza, vamos trabalhar para isso”.
tenho bilhete da festa de homenagem
04-09-1963 Sporting Homenagem Hugo Sarmento
Por Sporting CP
27 maio, 2026
Troféu conquistado em Pesaro entregue pelo grupo ao presidente Frederico Varandas
Foi com uma cerimónia simples, mas carregada de simbolismo, que o grupo de trabalho do Sporting CP, pelas mãos do treinador Nuno Dias e do capitão João Matos, entregaram esta quarta-feira a UEFA Futsal Champions League ao presidente do Sporting CP, Frederico Varandas, no Museu do Clube.
A terceira UEFA Futsal Champions League já está num espaço reservado às conquistas europeias de futsal, com o orgulho e a felicidade a tomarem conta dos sentimentos nos rostos dos protagonistas. Em declarações aos meios do Clube, o treinador Nuno Dias, que levou a equipa à conquista na cidade italiana, manifestou isso mesmo.
“Vir aqui ao Museu, seja em que situação for, é sempre agradável. Depois, o facto de virmos cá algumas vezes pelas razões que costumamos vir, mais agradável se torna, porque normalmente é a entrega de troféus, de conquistas e faz-nos sempre perceber que o trabalho que temos desenvolvido é bem feito. Por isso é que vimos cá e por isso é que o Museu está recheado de muitas conquistas e muitos troféus do futsal do Sporting CP. Este, mais uma vez, não foge à regra. Acima de tudo, é vir cá pela razão de um troféu que é, para muitos, o troféu mais importante de clubes. Um troféu difícil, extremamente complicado de conquistar, onde estão as melhores equipas, onde à imagem de 2021 defrontámos todas as melhores equipas do ranking, este ano o calendário não fugiu a isso. Foi com todo o mérito que tivemos esta conquista e estarmos aqui, mais uma vez, por estas razões, é um motivo de orgulho muito grande por aquilo que foi o nosso trabalho efectuado”.

Nuno Dias não escondeu o orgulho por poder ver a família a visitar em breve o Museu com mais uma UEFA Futsal Champions League e com o ‘carimbo’ do treinador Leonino, uma alegria para as filhas. “Quando voltarmos cá [ao Museu] já vai estar mais esta [UEFA Futsal Champions League], vai ser certamente um motivo de alegria e elas vão certamente recordar aquele dia em Pesaro, no qual conquistámos este troféu. Quem sabe um dia, quando cá vierem netos, estejam cá mais troféus destes”.
Nuno Dias salientou a sede de vencer que continuará sempre no Sporting CP e relembrou os contributos dados.
“Felizmente todas as modalidades acompanham também no espírito vencedor e na dinâmica de conquistas que está implementada no Clube e que é grande. Todas as modalidades estão a conseguir excelentes resultados, excelentes conquistas: o andebol Campeão Nacional, venceu todas as competições, o voleibol Campeão Nacional e venceu todas as competições, o hóquei venceu a Taça de Portugal, Mundial de Clubes também, está na meia-final da Liga, o basquetebol ganhou a Taça Hugo dos Santos e a Taça de Portugal, além de estar na meia-final da Liga também, ou seja, habituámo-nos a estar num sítio vencedor, onde a exigência é máxima, onde a maior parte dessa exigência é colocada por nós próprios”.
O treinador de futsal do Sporting CP referiu a dinâmica e cultura vencedora do Sporting CP.
“Exigimos a nós próprios aquilo que são resultados, conquistas e exibições e só nos traz mais responsabilidade para embarcar nesta recta final da Liga para fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para conseguimos mais um troféu e podermos cá voltar com mais uma conquista. Esse será o nosso objectivo para esta parte final. O Museu guarda as Taças, que não deixa de ser o passado e nós queremos é projectar o futuro, olhando com orgulho para o que alcançámos, mas sabendo da responsabilidade que é continuar a alimentar este Museu da melhor maneira possível. E a melhor maneira possível é com troféus e com títulos”.

João Matos, capitão da equipa de futsal do Sporting CP, sublinhou a alegria pela presença da equipa Leonina no Museu para entregar a UEFA Futsal Champions League.
“É um orgulho e um prazer enorme voltar a este espectacular Museu com mais esta conquista europeia, muito merecida por este grupo de trabalho, por esta instituição, muito merecida também pelos adeptos. É um orgulho tremendo estar aqui novamente a entregar um troféu tão prestigiado”, disse o jogador aos meios de comunicação do Clube.
O fixo Leonino explicou o que é tão especial na equipa que capitaneia.
“Foram três UEFA Futsal Champions League conquistadas em curto espaço de tempo e algumas que nos fugiram entre os dedos. Mantivemo-nos sempre perto das conquistas europeias, isso é extraordinário, também. Não só conquistá-las, mas mantermo-nos no topo, constantemente. Este é um grupo ambicioso, humilde, um grupo ganhador, cheio de sonhos, cheio de vontade de conquistar algo e esta ‘fome’ diária, constante, tenho a certeza de que vai permanecer nesta fase final da Liga. É para isso que trabalhamos, somos extremamente ambiciosos. Acima de tudo é um grupo espectacular, uma equipa que merece muito estes títulos”.
No último ano como jogador, João Matos nunca escondeu o simbolismo de entregar a terceira UEFA Futsal Champions League ao Museu.
“Foi visível o lado emocional nos festejos no Pavilhão João Rocha. Tem sempre um significado muito especial ganhar uma UEFA Futsal Champions League, ainda para mais sabendo eu, há uns meses, que tinha esta decisão tomada [final da carreira]. É extraordinário poder acabar assim. Ainda falta um mês, faltam jogos muito importantes e nem que venha cá em Agosto, ou em Setembro, com o resto do pessoal, com a conquista no próximo mês de Junho [Liga]”.
João Matos reconheceu que “estava muito longe do sonho ideal poder triunfar desta forma e vir entrar aqui ao Museu as nossas conquistas, as nossas ambições. É muito gratificante”.
O capitão destacou todo o trajecto da equipa de futsal do Sporting CP na UEFA Futsal Champions League, a eliminar todas as equipas de melhor ranking da UEFA na modalidade, para além do Sporting CP.
“Eliminámos o campeão europeu, o campeão espanhol, o do Cazaquistão, o português. Foi extraordinário e fomos muito constantes na nossa identidade, o nosso planeamento, o que nos propusemos para a UEFA Futsal Champions League. Fomos categóricos pela forma como demonstrámos aquilo que queríamos nesta campanha e fomos, sem dúvida alguma, justos vencedores”.
