Museu do Sporting

Também já tinha visto isso, aliás esse site é excelente. Mas só quem fez essa exaustiva recolha que engloba os títulos individuais, é que pode ter os dados completos.

São da mesma opinião que eu, que o Sporting devia ter uma secção, no Museu, de Arquivo Histórico, ?

O acervo histórico do Sporting precisa de estar mais disponível aos sócios, adeptos e simpatizantes. Com isso, ferramentas como a Wiki ganhariam ainda mais notoriedade.

Nem dúvides!

Dava um jeitão e seria uma maneira de divulgar a história do Clube.

:mrgreen:

AP

Quero aliar a minha área de formação (Ciências da Informação) e a minha paixão pelo Sporting, para apresentar um projecto ao Sporting, neste caso concreto ao Dr. Mário Casquilho, que visa difundir o arquivo histórico do nosso Sporting!

Alguém tem o contacto electrónico do Dr. Mário Casquilho?

Alguém me sabe informar se é preciso efectuar marcação para visitar o museu do Sporting( o do estádio)? E se está disponível para visitas nos dias úteis.

Obrigado

tens o horário na página oficial, e também na Wiki. Vais à Wiki e procuras https://www.wikisporting.com/index.php?title=Museu Sporting

@Chown: por acaso não entendi o que pretendes… o Museu devia ter um Arquivo Histórico? Tal como eu o vejo, o o museu é, todo ele, um arquivo histórico… não devo estar a entender! :great:

Obrigado :great:

@Chown: por acaso não entendi o que pretendes… o Museu devia ter um Arquivo Histórico? Tal como eu o vejo, o o museu é, todo ele, um arquivo histórico… não devo estar a entender! :great:
[/quote]

Não tinhas interesse em ver, por exemplo, o contrato assinado com o Peyroteo? Por exemplo…
Referia-me mais propriamente à documentação histórica do Sporting. Receber doações de material que seja considerado histórico e catalogar, para numa fase posterior organizar exposições periódicas sobre determinado tema. Por exemplo: documentos da época dos 5 violinos que tenham valor histórico!
Acho que há imensa documentação por catalogar da história do Sporting! Quem sabe disponibilizar na internet!

Grande Madeiras!!!

Eu também estou a acabar a mesma área (Ciências da Informação), e a minha paixão pelo Sporting é imensa, também posso ajudar a difundir o arquivo histórico do Sporting Clube de Portugal.
:wink:

Ideia muito interessante. Eu gostaria muito de poder ver e estudar esses documentos, bem como ter contacto com o museu, até pela licenciatura que estou a tirar, inclusivamente tenho uma disciplina de estudo de museus e galerias. Infelizmente ainda não conheci o museu do Clube e assim tão cedo não deverei ter oportunidade porque não estudo em Portugal, mas assim que possa visitarei o nosso museu.

Ideia muito interessante. Eu gostaria muito de poder ver e estudar esses documentos, bem como ter contacto com o museu, até pela licenciatura que estou a tirar, inclusivamente tenho uma disciplina de estudo de museus e galerias. Infelizmente ainda não conheci o museu do Clube e assim tão cedo não deverei ter oportunidade porque não estudo em Portugal, mas assim que possa visitarei o nosso museu.
[/quote]

Um dos pontos do projecto é exactamente esse, fazer com que surgem trabalhos académicos sobre o nosso Sporting. É uma forma de potencializar a história do clube, como também chegar a toda a comunidade leonina a história do nosso maravilhoso clube.
Veremos qual será a aceitação por parte do Sporting!

[/quote]
Grande Madeiras!!!

Eu também estou a acabar a mesma área (Ciências da Informação), e a minha paixão pelo Sporting é imensa, também posso ajudar a difundir o arquivo histórico do Sporting Clube de Portugal.
:wink:
[/quote]

Também por cá andas, heheh!
Vamos ver qual é a aceitação por parte do Sporting :slight_smile:

@Chown, não leves a mal mas tenta fazer os “quotes” de forma correcta para que a leitura seja feita de forma mais fácil por parte dos outros foristas.

Assim. :great:

SL

Desculpa, não tinha notado que estava a fazer incorrectamente as quotes.

Obrigado! :great:

Não tens de pedir desculpa, acontece. ;D

SL

Um dos pontos do projecto é exactamente esse, fazer com que surgem trabalhos académicos sobre o nosso Sporting. É uma forma de potencializar a história do clube, como também chegar a toda a comunidade leonina a história do nosso maravilhoso clube.
Veremos qual será a aceitação por parte do Sporting!
[/quote]

Ainda hoje tive uma aula que é Introduction to Museum and Gallery Studies e o stôr pediu que apresentá-se-mos um museu de qualquer tipo e em qualquer país, para a nossa prova oral. Eu ia escolher o nosso, no entanto é em grupo e fiquei com uma rapariga que quer tudo menos isto :’( Já pensava em mostrar o que era um museu a sério aqui aos ingleses mas ainda não vai ser desta, mas assim que possa irei tentar fazer algo assim. É aliar o interessante ao agradável.

É isso que quero potencializar!

Sinto-me um privilegiado!

Hoje efectuei uma visita ao nosso grande Museu, acompanhado do Mário Casquilho que me foi contando detalhes de cada um dos objectos do Museu. Detalhes que só ele os conhece.

Não percam a oportunidade de conhecer o Museu, pois está ali o verdadeiro Sporting.

muito bom! Se tiveres tempo e veia literária :slight_smile: , talvez pudesses escrever um bocadinho do que aprendeste aqui: https://www.wikisporting.com/index.php?title=Museu Mundo Sporting :great: