Arranca amanhã na Índia a 17.ª edição do Mundial Sub 17, torneio onde se revelam vários talentos e onde por norma acontecem várias surpresas. Portugal não estará presente, porque os José Guilhermes da FPF estão mais preocupados em valorizar os Seixalenses do que em levar os melhores disponíveis (não há outra justificação possível para Brás, Bavikson e Vaza não contarem), mas haverá diversas selecções e jogadores de qualidade que levam a que valha a pena seguir esta competição. Proliferam jovens aspirantes a craques que merecem a atenção dos clubes europeus (Sporting incluído).
Uma lista de jogadores a seguir, aos quais vou estar especialmente atento:
Brasil
[ul][li]Alanzinho (Palmeiras)[/li]
[li]Lincoln (Flamengo)[/li]
[li]Paulinho (Vasco da Gama)[/li][/ul]
EUA
[ul][li]Timothy Weah (PSG) - filho do George Weah[/li]
[li]Josh Sargent (Werder Bremen) - jogador mais jovem de sempre a marcar num mundial sub20[/li][/ul]
Espanha
[ul][li]Abel Ruiz (Barcelona) - já titular no Barça B, detém o incrível score neste escalão de 20 golos em 23 jogos. Revela um conhecimento da posição de ponta de lança e uma cultura de movimentos rara para a idade. Fortissimo nos apoios frontais[/li]
[li]Sergio Gomez (Barcelona) - extremo esquerdo temível, com muito sentido de baliza, que se associa tremendamente bem com o 9 Abel Ruiz[/li][/ul]
Inglaterra
[ul][li]Jadon Sancho (Dormund) - provavelmente o jogador mais talentoso e mediático na competição. Qualidade técnica de ficar boquiaberto, à qual junta uma mudança de velocidade estonteante[/li]
[li]Phil F0den (Manchester City) - o novo menino dos olhos de Guardiola. Criatividade a rodos, faz lembrar Patrick Roberts (curiosamente um jogador algo ignorado por Guardiola[/li]
[li]Angel Gomes (Manchester United) - filho do ex-campeão do mundo sub20 por Portugal Gil Gomes, o jovem detém passaporte português mas não parece muito inclinado a jogar pela nossa selecção. Jogador mais jovem de sempre a jogar pelo United na Premier League.[/li][/ul]
França
[ul][li]Amine Gouiri (Lyon)[/li]
[li]Willem Geubbels (Lyon) - de 2001, já se estreou pela primeira equipa[/li][/ul]
Alemanha
[ul][li]Jann-Fiete Arp (Hamburgo) - já se estreou profssionalmente[/li]
[li]John Yeboah (Wolfsburgo) - Muito fisico e veloz, desequilibra “a brincar” neste nível, ficam dúvidas sobre qual será o impacto no futebol sénior[/li]
[li]Elias Abouchabaka (RB Leipzig) - Médio ofensivo que se destaca mais pela qualidade na decisão e critério do que por o virtuosismo técnico[/li][/ul]
Japão
[ul][li]Takefusa Kubo (FC Tokyo) - O novo líder de audiências no youtube, um autêntico puto maravilha que lidera a equipa japonesa apesar de ser o mais jovem em prova (15 anos). Virtuoso e executa a uma velocidade vertiginosa[/li]
[li]Rei Hirakawa (FC Tokyo) - joga no campeonato sub23 do país[/li]
[li]Taisei Miyashiro (Kawasaki Frontale)[/li][/ul]
Mexico
- Diego Lainez (América) - novo hype mexicano, logo é sempre dificil avaliar o que vale (a tendência mexicana para sobrevalorizar tudo o que dá dois pontapés numa bola já é conhecida). Tem-se afirmado na primeira equipa do América
Gana
- Eric Ayiah (sem clube) - esteve muito próximo de assinar pelo Porto
Mali
- Hadji Dramé (Yelleni Olimpic) - extremo veloz e com finta larga, que define com os dois pés, e que carrega a sua equipa. Deverá dar o salto para o futebol europeu após a competição
No Brasil não esquecer também o Vinícius Jr, quando vi a tua lista pensei que não estava convocado. :mrgreen:
Da última vez que os vi também gostei muito do Alanzinho e principalmente do Paulinho, que eram menos conhecidos (para mim pelo menos) que o Vinícius e o Lincoln. Atenção também ao lateral esquerdo Weverson que também mostrou qualidade no Sul-Americano.
De resto, tirando o Sargent, F0den, Sancho, acho que nunca vi jogar o Arp nem o Abouchabaka, da Alemanha, mas tenho reparado nas fichas dos jogos dos sub-17, que se têm fartado de marcar golos, nem sabia que o Abouchabaka jogava mais recuado.
Não devo ter grande tempo para seguir este torneio com atenção, mas estou curioso para ver o pessoal da Colombia que já conheço de outros torneios de selecções e que gostei de ver, o Thomás Gutiérrez no centro da defesa, Brayan Gomez e Peñaloza. De resto acho que não conheço mais nenhum, pelo que estive a ver na convocatória aquela frente de ataque é quase toda “nova” (ou então fui mesmo eu que não reparei neles :mrgreen:). Acho que o único que vi jogar foi o Campaz no Sul-Americano de sub-17, mas sem ficar especialmente impressionado.
No Chile estar atento também ao Provoste, e acho que dos que conheço é tudo.
Eu a falar do Sancho como o jogador mais mediático e a omitir o Mr. 45 milhões ^-^ :lol: . Talvez tenha sido o meu subconsciente, porque depois da venda ao Real fui ver um jogo do Flamengo em que ele jogou, e ele passeou 70 e tal minutos em campo sem fazer nada de realce… Obviamente um jogo não da para avaliar com precisão, mas pela amostra fiquei com ideia que o Florentino se precipitou.
Esqueci-me de referir, mas os horários no calendário são os locais, em Portugal é menos 5 horas. Daqui a 40 mins é o NZ - Turquia, selecção turca que por sinal mostrou muita qualidade no Euro. O Babacan, médio ofensivo canhoto do Gala, tem um talento do caraças, pena ser um bocado ball-hog
Estes tipos do Eurosport, à mesma hora de um Brasil vs. Espanha estão a transmitir o Alemanha vs. Costa Rica…
A Alemanha vai ganhando por 1-0 e o Arp já começou a marcar, boa finalização.
O Brasil esteve a perder mas já deu a volta para 2-1. Golos do Lincoln, com assistência do Alan, e o segundo do Paulinho.
surreal, não dá para entender. Ando há 10 mins a ver se encontro um stream de jeito e nada
Costa Rica empatou entretanto
Não se entende o que se ganha em ter jogos de 90 minutos neste escalão. Os últimos 15, 20 mins são uma autêntica roleta russa, já não há pernas nem discernimento, levando a um jogo desinteressante em que em 10 acções 8 são mal executadas… Andam os miúdos a estafar-se já nesta fase da competição, nas fases mais adiantadas se houver 10 minutos de futebol em condições já será muito.
FIFA mal neste aspecto, e também a “vender” o produto. Há um par de anos todos os jogos das competições sub17, sub19 e sub20 eram transmitidos no site de forma gratuita, sem paywalls nem parvoíces do género; agora até a este nível os direitos de transmissão são vendidos (porque será…) a canais que nem se dão ao trabalho de transmitir os jogos todos. Se alguém os quiser ver, chapéu, apanhe uma avião para a Índia.
A cereja no topo do bolo é a escolha do jogo a ser transmitido. Entre um Brasil - Espanha e um Alemanha - Costa Rica é transmitido o segundo, because reasons…
[hr]
Muito bom ponta de lança o Arp, fisicamente é uma besta para a idade mas tem escola de ponta de lança, muito bem nas recepções orientadas e em definir ao primeiro toque. Costa Rica tem uma selecção fraca, à medida que o jogo partia lá conseguiam umas boas situações mas sempre mal concluídas, vale pelo redes Ricardo Montenegro (do Saprissa, que formou o Keylor Navas)
no outro jogo, aparentemente o Brasil dominou e teve a posse de bola no meio campo espanhol até meio da segunda parte, depois veio a quebra fisica. O melhor em campo foi o Marcos António (médio centro do Atlético Paranaense), bem secundado por Alan, Paulinho e Brenner.
Decisivo o Jordan Sancho na estreia da Inglaterra no Mundial. Vitória por 4-0 ao Chile, e ele marcou 2 e assistiu outro. Pelo vídeo ainda se vê aí outras jogadas com bons pormenores técnicos dele, mas sem darem em grande coisa de proveitoso. Bom golo de livre directo do Angel Gomes.
Boa jogada daquele McEachran no lance do 3-0. É do Chelsea, e pelo nome lembrei-me logo do Josh McEachran, que também começou no Chelsea e prometia muito, mas acabou por não dar em nada (embora só tenha 24 anos). São irmãos, claro. :mrgreen:
A França deu 7-1 à Nova Caledónia. Bis do Gouiri, que foi o melhor marcador do Europeu.
Resultado escandaloso; Irão acaba de dar 4-0 à Alemanha. Sem apelo nem agravo. Parecia uma reprise do que os alemães fizeram aos brasileiros em 2014. Não tiveram hipótese nenhuma, e bem podem agradecer à azelhice dos iranianos frente à baliza e à inspiração do redes Plogmann os asiáticos não terem chegado aos dois dígitos (sem exageros).
Tanta qualidade individual nesta equipa Iraniana. Dois craques, o 8 Sharifi e o 11 Delfi (que bisou), o primeiro um médio de grande toque de bola, muita qualidade a lançar passes longos, e que impõe a sua presença fisica no meio campo; o segundo um extremo musculado e enérgico, a fazer lembrar o Shaqiri, que procura a baliza e tem um remate violento. Alinharam num sistema de 3 centrais, um dos quais o Taha Shariati (Iraniano ruivo, vê-se algo novo todos os dias) que comandou a linha defensiva e meteu no bolso o Arp. Destacou-se, tal como o lateral / ala Satavi que faz um vaivém impressionante no corredor direito, mas o Shariati foi impressionante.
Epá grande equipa. Pareciam uns sub20 contra uns sub17, não deram hipótese rigorosamente nenhuma. A Alemanha só conseguia ter bola na defesa, mal passavam o meio campo eram atropelados pelo poderio ofensivo do Irão e constantemente apanhados em situações de inferioridade numérica. A melhor equipa deste Mundial até agora, eles Brasil e Inglaterra estão num nível completamente diferente das restantes.
Espero que o Manel Fernandes tenha visto o jogo e tenha tirado notas :mrgreen: . É que esta malta do Irão joga toda no campeonato local e devem custar tostões. Que dê um toque ao Queiroz :whistle:
Deu na eurosport, recomendo que puxem atrás na box. Fica aqui o resumo
E o Brasil ontem ganhou por 2-0 à Coreia do Norte, outra vez Lincoln e Paulinho a marcarem, como já tinham feito contra a Espanha.
Começaram agora os oitavos de final (decorre neste momento o Colômbia - Alemanha), por norma é a fase mais interessante, mas é preciso que os jogadores tenham pernas :think: … Veremos.
Lista de jogos dos oitavos
Colômbia - Alemanha (Hoje, 12:30)
Paraguai - EUA (Hoje, 15:30)
Irão - México (Amanhã 12:30)
França - Espanha (Amanhã, 12:30)
i]Pena serem ao mesmo tempo… Os dois jogos mais interessantes desta ronda[/i]
Mali - Iraque (Amanhã, 15:30)
Inglaterra - Japão (Amanhã, 15:30)
Gana - Níger (Quarta, 12:30)
Brasil - Honduras (Quarta, 15:30)
Quem sai aos seus não degenera; que golo fenomenal do Tim Weah!!!
Pouco tenho conseguido seguir do torneio. Vi que o Arp ontem bisou, está com 4 golos, e o Gouiri da França é o melhor marcador com 5.
O Vinícius anda a fazer alguma coisa de jeito? Assim por alto parece-me que tem estado em segundo plano.
Inicialmente estava certo sem saber! :lol: O Vinicius foi convocado, estagiou com a equipa, mas depois pediu / foi lhe dada dispensa. Não participa no Mundial
Segundo o clube, havia um acordo entre as partes: Vinícius iria para o Mundial caso o Rubro-Negro fosse campeão da Copa do Brasil. Com o vice-campeonato, o jogador, considerado importante pela comissão técnica, segue no clube para a disputa do Campeonato Brasileiro.
Ah então é por isso que não vejo nada sobre ele. :lol:
Mas ia jurar que o tinha visto em campo no resumo do 1º jogo pelo menos, não?
[member=3489]SCP Fan não, nem nos suplentes
:great:
Pois, se calhar foi alguma jogada com o Lincoln e achei que era ele. Embora o Lincoln tenha mais corpo.
Não estou a ser racista. :mrgreen: :twisted:
Nos resumos quem aparece em destaque é o Lincoln, o Paulinho, Brenner também já marcou, Alan e o Marcos Antonio. Também não sei como tem estado o Weverson.
Já são conhecidos os jogos dos quartos de final.
Sábado
Gana - Mali (12:30h)
Chegam aqui após eliminar adversários de menor dimensão nos oitavos. Duas equipas africanas que se destacam mais pela resistência física do que pelo talento (honra lhes seja feita, não têm daqueles calmeirões nigerianos que se não tiverem cuidado pisam a cabeça dos adversários). Do lado do Mali destaca-se o 7 Hadji Dramé, um extremo eléctrico e que lê bem o jogo, e o 3 Djemoussa Traoré, um box-to-box estilo carro de combate com muita chegada à área.
EUA - Inglaterra (15:30h)
Equipas a transmitirem sensações opostas; os americanos após uma fase de grupos razoável dinamitaram o Paraguai 5-0 na ronda anterior; os ingleses após distribuírem chocolate na fase de grupos esbarraram na organização defensiva do Japão, só levando a melhor nos penaltis. Notou-se a ausência do Sancho, que foi chamado de volta pelo Dortmund, ficando as despesas do jogo criativo a cardo do F0den, o que os torna menos imprevisíveis. Aposto que passam os americanos, que têm uma equipa muito madura e bem trabalhada. Atenção ao 6 Durkin, ao novo-Augustin Weah jr, e acima de todos ao 9 Sargent.
Domingo
Espanha - Irão (12:30h)
Merecia ser a final, as duas equipas que mais qualidade mostraram até agora. Acredito numa surpresa, acima de tudo pela factura física que os espanhóis podem vir a pagar pelo exigentíssimo jogo que tiveram com a França, ganho no último minuto de descontos num penalti completamente inventado. O foco estará por certo na dupla do Barça que destaquei no inicio do tópico. No Irão (equipa super matreira e cínica, que defende com bloco recuado e coeso, mas sempre colocado de forma a lançar 3 setas no contra ataque em situações de igualdade numérica) vale a pena seguir o central Shariati, o construtor de jogo Sharifi, e o extremo Delfi (o 9 Sayyad tem um jogo sem bola de qualidade e cria muito perigo, mas peca na finalização)
Alemanha - Brasil (15:30h)
Infelizmente ainda não consegui ver um jogo completo do Brasil, mas pelo que tenho visto dos alemães aposto na vitória da canarinha. Os alemães dependem demasiado do Arp impor o fisico, e defensivamente são pouco sólidos (há sempre um grande buraco entre os médios e os defesas). Brasil tem lhe estado a dar com Alanzinho e Lincoln em destaque, pelo que tenho lido nem têm tido de forçar muito para ganhar, portanto tenho grande curiosidade em ver este jogo.
Depois do Vinícius parece que o Real Madrid já tem um pré-acordo com o Palmeiras para sacar o Alan.
Parece que hoje às 15h30 o Eurosport 2 dá o Brasil vs. Alemanha.
Entretanto, ontem e hoje já se ficaram a conhecer os outros semi-finalistas. Ontem Inglaterra (4-1 aos EUA) e Mali (2-1 ao Gana) e hoje a Espanha (3-1 ao Irão).