Estou a ver que este fórum anda cheio de iberistas. Para eles já disse qual é a solução irem viver para Espanha, pois lá vive-se melhor, o iva é mais baixo, etc… é simples e não é muito longe.
Sobre o mundial, a Espanha tem capacidade para o organizar sozinho assim como Portugal a tem.
mas a questão essencial não é essa, as questões essenciais são:
Será que compensa o esforço económico de um país? julgo que não.
Haveria garantias de todos os agentes desportivos serem tratados de forma igual na comparticipação dos investimentos feitos á data? Julgo que não baste ver o exemplo do Sporting e de quanto ficou prejudicado face ao benfica em termos de comparticipações do estado.
Eu quando ouvi também dessa “condicao” que nem Abertura nem Final seriam jogados em Portugal fiquei com um pé atrás visto que no Mundial na Alemanha o Estádio do Bayern também acolheu o jogo de abertura e só tem capacidade para 69.000 e o da Orcalhada 65.000. Acho que vao e têm de haver neste caso excepcoes visto que assim é como tu dizes só servimos mesmo de Muleta visto que a nossa Infrastructura desde o Euro 2004 é bastante boa. E mais!
Nao se trata só da Abertura e da Final. O Maisfutebol avancou que sao precisos estádios com 50(??) mil no minimo para acolher um Jogo do Campeonato do Mundo, ora só haveria 3 em Portugal!
E digo mais, como Portugal organizou o Euro 2004 os Espanhois querem somente organizar em Conjunto visto que a Uefa disse que organizamos o melhor Europeu desde sempre. Ora se Portugal está metido no assunto as probabilidades de ganhar sao grandes.
Os espanhois nao sao burros mas acho que nao podemos ser uns autênticos tapados e servir de bombo da festa. Há que lutar pela nossa Imagem deixada em 2004!
Isso é negociável com a FIFA - tanto mais que ao contrário do que sucede na África do Sul e sucederá no Brasil, o nosso “parque” de estádios está modernizado e é por isso um trunfo. Já ocorreram excepções anteriormente e acredito que serão concedidas novamente caso um Mundial Portugal-Espanha avance.
Seja como for, depois da experiência do Euro 2004 e dos vários elefantes brancos que acabaram por ficar (Leiria, Algarve, Aveiro, etc), não acredito que alguém vá para a frente com a construção ou ampliação de estádios para terem 70 mil lugares que só estarão cheios nos 3 ou 4 jogos da competição. Se a FIFA for inflexível quanto a esses limites, acho que devemos abandonar a candidatura.
Já agora, em Espanha há mais algum estádio que cumpra essas condições para além do Barnabéu, do Camp Nou e do Mestalla?
Era o que eu pensava. De qualquer maneira, para eles, até pode fazer algum sentido renovarem os estádios e aumentar a sua capacidade - muitos não devem ver obras de fundo desde o Espanha '82 e, de qualquer forma, eles têm público para encher regularmente os estádios nas competições de clubes. Já para nós, isso não faz qualquer sentido.
Concordo 100% com a candidatura se for para aproveitar os equipamentos existentes. Como disse o Green Lion, temos o know-how e instalações state of the art; isso para a FIFA deve valer tanto ou mais do que 10 ou 15 mil lugares nos estádios. Agora se a FIFA insistir criar mais elefantes brancos, esqueçam lá isso.
Concordo com a candidatura, mas como disseram aqui, não é para servirmos de muleta. Jogo de abertura e final em Espanha? Saltamos fora! Devem ser os 2 jogos mais vistos da competição, e os nossos estádios são bastante mais recentes que os espanhóis, pelo que as condições piores não hão-de ser. É uma questão de negociarmos bem com a FIFA e com a Federação Espanhola, mas não nos vamos deixar ser completamente controlados pelos Espanhóis, já que temos um trunfo bastante elevado que foi a organização do Euro 04, e consequente reconhecimento internacional :arrow:
Se pudesse votava nas duas últimas opções, porque são ambas verdadeiras. Portugal não tem dinheiro para mais asneiras e não vão dar por nós, porque a Espanha vai hegemonizar o evento.
A FIFA diz que nós não temos capacidade para organizar a abertura e final ? O que nos vai calhar ? Os jogos desinteressantes e que a pouca gente interessa. Totalmente contra .