[Mundial 2014] Jogo dos 3º e 4º lugares — deve existir?

De 4 em 4 anos volta esta dúvida.

Para quem superou as expectativas, certamente esta é uma oportunidade de ficar no pódio mas para quem teria expectativas de chegar à final é provavelmente um jogo triste e frustrante que só poderá ter interesse para os jogadores que nunca foram usados.

A FIFA mantém esta prática, por pressão dos países menores, ao contrário da UEFA que a descontinuou depois de 1980.

Em 1930, consta que a Jugoslávia se recusou a disputar este jogo em protesto contra arbitragens alegadamente anti-europeias, num torneio por convite em que 9 participantes eram americanos e 4 eram europeus e em que os EUA participaram com jogadores italianos contratados e naturalizados para o efeito. Contudo a FIFA nada registou sobre o incidente e atribuiu a posteriori, em 1986, o 3º lugar aos Estados Unidos, ao que tudo indica pela comparação de golos marcados e sofridos ao longo da prova.

Este ano o jogo é aguardado com a expectativa de saber se o Brasil irá conseguir abordar este jogo de modo a recuperar a dignidade.

O selecionador holandês é contra o jogo de atribuição do terceiro lugar.

«Venho a dizer há 15 anos que nos deveríamos ser forçados a jogar pelo terceiro e quarto lugar, porque só temos uma Taça para o campeão.»

Concordo com o mestre Van Gaal.

Concordo que é chato para uma selecção ficar em 4º lugar e ter perdido duas vezes seguidas. Concordo que é chato visto que só o campeão leva a taça.

Mas para o adepto, que vê estes jogos de 4 em 4 anos, é sempre bom haver mais um jogo para disfrutar mais 90/120 minutos de Mundial.

um sacrifício desnecessário para duas equipas frustradas por não estarem na final. uma estupidez. neste jogo, em particular, é mais a curiosidade mórbida para ver se os brasucas se levantam da tareia alemã. ainda assim e como é óbvio… não concordo.

Não me parece que tenha algum interesse neste caso ser 3º ou 4º, depois da eliminação é difícil para as equipas ter que fazer este jogo, no entanto existe o pódio desde sempre e deve ser respeitado.

Este jogo não faz o mínimo sentido. Para isso fazia-se como no andebol e jogavam todos até ao fim para ficar uma classificação completa do 1º ao 32º.

É um jogo de frustração para duas equipas que queriam jogar a final e acabam por se ver a discutir quem é o melhor dos piores. E tem um efeito devastador na moral de quem perde. Talvez ainda pior do que perder a meia-final.

E para a FIFA sempre são mais uns milhões em caixa. Daí ainda não o terem abolido, certamente.

Também concordo que não faz muito sentido este jogo. Mas acredito que um factor para o manter seja o $$$

Neste caso não faz sentido, porque ambas as equipas queriam era ter ido à final. Agora quantos 3º lugares históricos não existem para equipas de menor expressão ? Se calhar não tem importância para uma equipa cujo objectivo passe por vencer a competição, mas uma equipa que supere as expectativas e surpreenda, vai querer ficar no pódio.

# o problema está na mentalidade de quem joga e não na estrutura da competição. :whistle: :menos:

Esta estúpida arrogância futebolística de que o pódio [3º] é um sacrifício tresanda a prepotência.

E basta dar um saltinho às outras modalidades que ninguém é idiota ao ponto de rejeitar uma medalha de Bronze (…) no Mundial de Basket disputa-se até ao 8º lugar, no Mundial de Andebol disputa-se até ao 23º, no Mundial de Vólei disputa-se até ao 10º mas neste universo futebolístico as estrelas desportivas não podem ter o “fardo” de disputar um lugar no pódio sob pena de estarem sob uma profunda crise emocional. :lol: :twisted:

O Europeu não tem jogo do 3º e não faz falta, o mundial devia ser igual.

:lol: :arrow:

Faço minha as palavras do Van Gaal. Este jogo não faz sentido.

acho bem haver o apuramento do 3º e 4º lugar, enquanto a fifa no final do campeonato mostrar as classificações das selecções finalistas para o mundial que vale pontos para o ranking. provavelmente depois deste mundial a nossa vai descer :inde:

Sim, deve. Tantas coisas que podem mudar no futebol mas esta parece-me que encaixa bem.

Se calhar um bocadinho mais de humildade nos atletas é que seria de louvar.

28 selecçoes dariam o esquerdo para estar a disputar este jogo…pelo,menos penso assim

É um absurdo. Premiar um 3º lugar numa prova onde exista uma disputa conjunta tem toda a lógica. Premiar um 3º lugar num sistema de eliminatórias é simplesmente…estúpido.

Aceita-se nos Jogos Olímpicos por ser a prova que é.

E principalmente por haver uma medalha de bronze para entregar.

Votei não. Acho que não faz sentido jogar este jogo numa competição a eliminar e onde se está a lutar apenas pelo título de campeão do Mundo.

dariam o esquerdo, o direito, até o do meio se fosse preciso porque poder fazer um jogo depois das meias não é para todos, e nós só tivemos esse prazer em mundiais, por duas vezes :lol:

:lol: :twisted:

# e que Mundiais são esses onde existem “disputas conjuntas” tipo “todos-contra-todos”? :lol: :clap:

Mundiais: i) Hóquei em Patins. Eliminatórias. Decide-se até ao 16º. ii) Basquetebol. Eliminatórias. Decide-se até ao 8º. iii) Vólei. Eliminatórias. Decide-se até ao 12º. iv) Andebol. Eliminatórias. Decide-se até ao 24º. :menos:

Realmente que patetice existir um pódio num … Mundial Desportivo. E ainda há quem defenda este disparate. :mrgreen: