Mundial 2010

Realiza-se hoje o sorteio para a fase de qualificação para o Mundial 2010 na Africa do Sul.

Teremos cinquenta e três selecções, em cinco potes com nove selecções e um com oito. Hoje, a partir das 14 horas, são conhecidos os nove grupos de qualificação para o Mundial-2010, oito grupos com seis equipas e um grupo com cinco. Entre Agosto de 2008 e Outubro de 2009 serão disputados mais de 250 jogos.

Os vencedores de cada um dos grupos estarão imediatamente apurados para a fase final do primeiro mundial africano, com os oito melhores segundos classificados a ter de disputar um play-off a duas mãos para se encontrar os 13 países europeus apurados para a África do Sul.

Zona europeia:

POTE 1 – Itália, Espanha, Alemanha, República Checa, França, Portugal, Holanda, Croácia e Grécia.

POTE 2 – Inglaterra, Roménia, Escócia, Turquia, Bulgária, Rússia, Polónia, Suécia e Israel.

POTE 3 – Noruega, Ucrânia, Sérvia, Dinamarca, Irlanda do Norte, República Irlanda, Finlândia, Suíça e Bélgica.

POTE 4 – Eslováquia, Bósnia, Hungria, Moldávia, País de Gales, Macedónia, Bielo-Rússia, Lituânia e Chipre.

POTE 5 – Geórgia, Albânia, Eslovénia, Letónia, Islândia, Arménia, Áustria, Cazaquistão e Azerbaijão.

POTE 6 – Liechteinstein, Estónia, Malta, Luxemburgo, Montenegro, Andorra, Ilhas Féroe e San Marino.

Eu diria que os potes na generalidade estão equilibrados com a grande surpresa a ser a inclusão de Israel no Pote 2. De resto apenas a presença de selecções como a Austria e a Eslovenia no Pote 5 podem contribuir para complicar grupos que não serão fáceis.
O mais complicado que nos pode acontecer é um grupo com Inglaterra, Suécia ou Tuquia do 2º pote, e Ucrania, Dinamarca ou Suiça do 3º

2010, to-mane. :wink:

O grupo que eu acho que vai ser:
Portugal, Escócia, Irlanda do Norte, Hungria, Islândia, Ilhas Féroe

Um grupo fácil:
Portugal, Israel, Bélgica, Chipre, Azerbaijão, San Marino

Um grupo mais puxadinho:
Portugal, Inglaterra, Rep.Irlanda, Macedónia, Letónia, Montenegro

Grupo 1
Portugal, Suecia, Dinamarca, Hungria, Albania, Malta

Portanto 2 derrotas e 2 empates com os nordicos, provavelmente empate fora com a Hungria e sendo tanto a Albania como Malta bem mais fortes que Azerbeijão e Cazaquistão, também não prevejo grande futuro nesta campanha…

Claro que estou a prever a permanencia do Brasileiro salvador da pátria ao comando da selecçao… :mrgreen:

Não creio,caro Incitatus,depois do Euro 08 sairá Scolari,virá um português e se não conseguir a qualificação Scolari voltará ser lembrado como salvador da pátria,quando não me lembro com ele um grupo assim tão complicado. ;D
Mas isto é tudo suposições,poderá até acontecer que Scolari continue,ou até que não continue e aí Manuel José(?) consiga a qualificação.

Sorteio Completo:

Grupo 2

Grécia
Israel
Suíça
Moldávia
Letónia
Luxemburgo

Grupo 3

Polónia
República Checa
Eslováquia
Irlanda do Norte
Eslovénia
São Marino

Grupo 4

Alemanha
Rússia
Finlândia
Liechtenstein
País de Gales
Azerbaijão

Grupo 5

Espanha
Turquia
Bélgica
Estónia
Arménia
Bósnia-Herzegovina

Grupo 6

Inglaterra
Croácia
Ucrânia
Andorra
Cazaquistão
Bielorrússia

Grupo 7

França
Roménia
Sérvia
Ilhas Faroé
Áustria
Lituânia

Grupo 8

Itália
Bulgária
República da Irlanda
Montenegro
Geórgia
Chipre

Grupo 9

Holanda
Escócia
Noruega
Islândia
Macedónia

Incrível o “leite” que a Grécia tem nestas coisas. Vamos lá ver se é desta que regressam a um Mundial, porque em 2006… :twisted:

Vamos lá ver também como é que a Inglaterra lida com o trauma chamado Croácia… :twisted:

E, quanto a nós, vamos ver se os dinamarqueses e os suecos continuam com aquele espírito de companheirismo que mostraram no Euro2004 quando empataram e atiraram com a Itália para casa… :twisted:

Analisando os grupos, não me parece que seja o mais dificil.
Sinceramente parece-me que haveria grupos mais complicados.
Suecia e Dinamarca em vez de Polonia e Finlandia, deverá estar ela por ela, um pouco mais complicado talvez, mas tendo em conta que obtivemos 3 pontos em 4 jogos contra os ultimos dois, não me parece complicado fazer pelo menos igual.
Albania e Malta em vez de Armenia qualquer um dos “ões” da ex-URSS tambem não me parece complicado até porque empatamos um jogo contra a Armenia.
Temos a obrigação minima de ir ao play-off, mas acredito que temos todas as condições para conseguirmos a qualificação directa.
Quanto ao Scolari, parece certo que sairá após o Euro-08, e o que o vier a suceder tem é de apresentar resultados como o que este apresentou. Goste-se ou não dele, apresentou resultados. E argumentos de que com a equipa que ele tem qualquer um fazia, desculpem mas não pega.
Gostava sinceramente que o seu sucessor fosse o Manuel José, penso que para alem de ter todas as condições e competencia para o lugar, merece-o.

O grupo de Portugal não é difícil. Há três candidatos à vitória no grupo, mas a Suécia e a Dinamarca não são nenhum “papão”. O problema é que o segundo lugar não dá lugar ao apuramento directo, logo, convém “fugir” ao play-off não vá aparecer-nos pela frente alguma selecção poderosa que se tenha descuidado.

Pior só o grupo 6, calharam-nos precisamente duas das selecções a evitar dos potes 2 e 3. As Selecções escandinavas são tradicionalmente complicadas para nós

Inglaterra e Croácia outra vez… ui ui

Pode ser que desta vez acertem com o Hino Nacional da Croácia… :rotfl:

Anthem gaffe ‘lifted Croatia’

:lol: :mrgreen:

Ou muito me engano, ou as brincadeiras que tivemos na qualificação para este Euro não podem acontecer neste Europeu para o Mundial.

Não queremos desculpas de que os outros correm mais ou de que a viagem foi longa e cansativa, temos de ganhar em casa e fora às equipas teoricamente mais fracas e porventura empatar com Dinamarca e Suécia fora de portas, vencendo em casa entretanto.

Feitas as contas dá 8 vitorias e 2 empates. :mrgreen:

Como ja quase todos referiram , a brincadeira desta qualificação se voltar a acontecer pode nos levar a ficar fora do Mundial . Suécia é sempre uma equipa competitiva e a Dinamarca bem recentemente espetou-nos 4-2. Para o resto do grupo a mentalidade só pode ser Vencer em casa e FORA e nao aqueles disparates de empatar tudo fora e ganhar tudo em casa.

Interessante. Sem ser nada do outro mundo - nem podia ser porque somos cabeças de série - é o grupo mais complicado desde a qualificação para o Mundial de 2002. Qualquer das duas adversárias - Suécia e Dinamarca - é melhor que as selecções que defrontámos nas duas últimas fases de qualificação e com a agravante de só o primeiro lugar dar acesso directo ao Mundial.

Claro que o nível de jogo da qualificação para o Euro 2008 não chegará para o primeiro lugar neste grupo. Mas acho que a equipa só jogou pouco porque o grupo não exigia mais - apesar dos muitos pontos perdidos, nunca se chegou a uma situação em que o apuramento estivesse verdadeiramente em causa. Não tenho dúvidas que, se fosse realmente preciso, Portugal acelerava eganharia à Finlândia, à Polónia ou à Sérvia. E não tenho dúvidas que tem qualidade mais do que suficiente para ficar pelo menos 1 ponto à frente do segundo classificado na qualificação para o Mundial de 2010.

Quanto ao treinador - que não será quase de certeza Scolari - é uma boa questão. Ao ir buscar Scolari acabado de se sagrar campeão do mundo, a FPF mostrou que tem dinheiro para ir buscar qualquer treinador no mundo. Por isso, por favor, nada de Humbertos Coelhos, Antónios Oliveiras ou Fernandos Santos.