Pá… Distraí-me :P. Aquilo é o IC2, meia volta passas no meio de uma localidade e nem te apercebes…
Seja como for, já está quase preparada a cartinha para enviar para a ANSR.
Vou com a carga toda. Mapas do local, fotos, leis, artigos, pedido de foto do radar, pedido do certificado de inspeção do radar, etc etc. Só me falta ir lá tirar umas fotos do sinal.
Provavelmente aquilo vai para o monte, e prescreve. Eles no fundo querem é o €€€€, o resto que se fod*.
Só quero mesmo safar-me da inibição de conduzir… :inde:
Mando a carta, ela vai para o Monte e prescrerve. Não quero mais nada. Se por acaso for aberta, os juristas vão ter vontade de a meter no monte novamente
Prescrição do procedimento
O procedimento por contraordenação rodoviária extingue-se por efeito da prescrição logo que, sobre a prática da contraordenação, tenham decorrido dois anos.
Sem prejuízo da aplicação do regime de suspensão e de interrupção previsto no regime geral do ilícito de mera ordenação social, a prescrição do procedimento por contraordenação rodoviária interrompe-se também com a notificação ao arguido da decisão condenatória.
2 anos na mesma. :great:
[member=22131]Rodriguez_1 o estranho é que eu até conduzo bastante bem. Só que eles insistem em multar-me por situações completamente ridiculas. Pergunta entre os teus conhecidos quandos é que foram multados por não levar os médios ligados (durante o dia) na autoestrada ou por não fazerem o pisca a ultrapassar,
Eu tirei a carta em 1990, já lá vão 25 anos feitos em Agosto e nunca tive uma multa. E atenção que faço cerca de 40k km por ano e já fiz muitos milhares de km’s numa moto de estrada, incluindo idas a Jerez e afins. Nem uma multa, nem mesmo de mau estacionamento.
Sugiro que se faça um questionário: número de multas VS carro. :mrgreen:
Tenho um Clio de 98 há 8 anos e carta há 11 anos - 10k a 15k km por ano.
Tive uma multa de estacionamento numa zona de parquímetro com a marca amarela que mal se via. Durante um ano também conduzi diariamente por Lisboa em trabalho.
És um gajo com sorte, porque duvido que não tenhas alguma vez estacionado mal, conduzido acima dos limites (Isto não significada excesso de velocidade) - duas situações perfeitamente normal.
Eu cá em vinte e tal anos de carta tenho algumas multas.
três de velocidade, 1 de estacionamento e outra porque não tinha a inspecção do veiculo feita (No meu primeiro carro, pensava que a inspeção era feita no ano da matricula e não no mês, tinham passado dois dias do fim do mês da matricula)
Eu faço cerca de 30.000 km/ano (valor por baixo) entre carro e mota. Apanhar ou não multas é uma sorte. Quem aqui pode dizer que nunca cometeu uma infração? É a questão de estar no momento errado à hora errada. O meu pai tem carta à 30 anos, nunca anda na autoestrada a menos de 160/170 km/h e tem 0 multas. EU conduzo um peugeot 206, nunca ando a mais de 130 e já apanhei uma numa zona de 100 :mrgreen:
[member=20268]Reavstone acredito em ti, principalmente nesta altura em que estamos a chegar ao final do ano e eles fazem as operações de natal e ano novo para atingirem os objecti…cof**cof protegerem as famílias e prevenirem os condutores para os perigos contribuindo assim para a prevenção rodoviária de uma maneira tão delicada. Mas sim Reavestone até já tive um amigo meu que foi multado porque ia um carro na faixa da esquerda na autoestrada a 110 km/h, o meu amigo fez sinais de luzes para que o carro da frente o deixasse passar, ao fim de algumas tentativas e de o carro da frente não o deixar ultrapassar teve que o fazer pela direita… o carro da faixa da esquerda era policia descaracterizado… e olha já foste…
Já eu em 8 anos de carta só multas de estacionamento da EMEL, algumas com bastantes anos já dos tempos de faculdade e anteriores. De resto já dizia o outro senhor…limpinho, limpinho 8) Em média devo fazer qualquer coisa entre 25k - 30k km por ano.
Se calhar vcs, são mal-educados ;), quando os mandarem parar digam " Boa noite colega", até hoje tive sorte, nunca fui multado. Ou " desculpe venho rapido, pois vou para o hospital" brincadeira
Só não faz asneiras na estrada quem não conduz…dito isto, posso assegurar-te que das mais comuns, apenas corro o risco de ser apanhado em excesso de velocidade. Nunca estaciono mal, faço sempre pisca (para teres ideia, se estiver na estrada às 3 da manhã e não estiver carro nenhum à vista, faço os piscas como sempre). Conduzo SEMPRE com os médios ligados (já vem do tempo das motas). Na auto estrada, faço pisca para ultrapassar e volto a fazer para voltar para a minha faixa. E claro, o cinto nunca falha. É lógico que pode acontecer ser multado mas considero que sou cumpridor (a velocidade é mesmo o único pecado) e como faço no mínimo 120km por dia, considero-me também sortudo.
é obrigatório usar os médios na autoestrada durante o dia?
Por acaso até os acendo algumas vezes mas só quando acho a estrada repleta de domingueiros. No dia a dia, aqui ao pé de Lisboa, não o faço.
(tenho carta e conduzo há mais de 20 anos pelo que o código está um pouco esquecido e, se dá multa, e essa nunca me caiu… vou já jogar no euromilhões :mrgreen:)
Pois [member=18498]stick eu tinha tirado o código há 3 anos quando fui multado e também não sabia :mrgreen:
[member=9346]Arsene_Lupin isso funciona com alguns mas a maior parte descarrega as frustrações no trabalho e está disposto a tudo para entalar os condutores. Para teres noção do quão filhos da ■■■■ eles podem ser, aqui há tempos saí de mota e deixei os documentos no carro (carta de condução + cartão de cidadão) para ir à pastelaria que fica a 3km de minha casa! Fui mandado parar a meio caminho +/-, disse-lhe que morava perto e podia ir buscar os documentos ou pedir que mos trouxessem. Passado 5 minutos já tinha os documentos e mesmo assim - imagina - levei com 30€ de multa. Perdoou-me um dos documentos em falta.
Eu tenho a carta há 7 meses e já levei duas (uma por álcool e outra por condução perigosa). Foi uma pranchada valente, mas paguei dentro dos 15 dias o valor da multa.
Quer dizer que já não posso reclamar de uma possível inibição de conduzir? Ou até mesmo de ficar sem carta (foi em finais de Agosto o sucedido).
(…) Só não faz asneiras na estrada quem não conduz (…) A grande verdade…
Eu considero-me um bom condutor, mas tb tenho alguns vícios:
Ponho o cinto já a arrancar (péssimo hábito, mas não o consigo largar),
estaciono em sítios proibido (normalmente quando demoro no máximo 1 hora, porque se for para deixar o carro mais tempo já não o faço.),
velocidade ando sempre um bocadinho acima (normalmente não muito e sempre nos parâmetros de segurança) adapto sempre a velocidade ao piso e às condições atmosféricas,
sinais faço quase sempre mas também não afirmo que nunca tenha mudado de faixa sem piscar (importante é verificar se o podemos fazer em segurança),
já fiz ultrapassagem na auto-estrada pela direita (sempre em situações sem trânsito em que com 3 faixas o carro que ultrapasso vai na do meio, isso irrita-me e então normalmente sem fazer mais nada coloco o pisca para a direita e ultrapasso, mesmo podendo ultrapassar pela esquerda. O engraçado é que depois olhando pelo espelho normalmente vejo esses abéculas a irem para a faixa da direita.),
normalmente em viagens mais longas ligo sempre os médios, quer seja dia, quer seja noite.
Alguma destas situações são reprováveis, mas mesmo assim considero-me um bom condutor. Há uma coisa que nunca faço é buzinar para qualquer asneira que vejo…