Um grupo de ex-dirigentes do Sporting encabeçado por Abílio Fernandes está a preparar um movimento para afastar José Eduardo Bettencourt da presidência dos leões. O movimento vai ter estatutos próprios, que estão a ser elaborados por um jurista, confirmou ao CM o antigo vice, na presidência de Sousa Cintra. Contactado pelo Correio da Manhã, Abílio Fernandes confirmou que a gestão de Bettencourt está debaixo de fogo. “Há um grupo de ex-dirigentes que está indignado com o comportamento do presidente. Ele ataca sócios e encontra alvos internamente. Se isto continuar assim, o Sporting vai pelo mau caminho e não sei onde vai parar”, disse.
Subtil de Sousa, membro do grupo ‘Por um Sporting Renovado’ está com Abílio Fernandes. “O Sporting tem de ter um presidente à altura da sua grandeza e neste momento não está a ter”, lamentou, frisando que a “caça às bruxas” de Bettencourt, com alusões a terrorismo em Alvalade, ao Herry Batasuna, braço-armado da ETA, e as ofensas a sócios – chamou cretino e anormal a um – têm indignado vários sectores de associados.
O movimento que vai nascer pode, em última instância, recolher assinaturas para tentar provocar eleições antecipadas.
José Eduardo Bettencourt ganhou as últimas eleições (Junho) com 90 por cento dos votos e tem três anos e oito meses de mandato pela frente.
Se no Sporting se respirasse um ambiente civilizado, a atitude ‘violenta’ de JEB no último fim de semana seria entendida por todos (incluindo o próprio) como uma justificação mais que suficiente para a sua demissão. Aliás é uma justificação mais que suficiente. Ponto final.
O problema é que parece que o presidente está acima de toda a estrutura directiva neste momento, assemelhando-se a um líder absolutista… É mesmo assim? Não existe uma forma qualquer de “dissolução da assembleia” presente nos estatutos do clube?
Finalmente alguém com eles no sítio que comece a fazer frente a estes Roqueteiros, sim senhora quero ver se tem coragem para correr e declarar guerra aberta aos sócios com + anos que o próprio Presidente!!!
Ai José José meteste-te cá numa alhada não é? 1 célebre frase dum forista de qual não me recordo faz muito sentido e tem várias leituras que deixo ao critério de cada um e passo a citá-la, “Quem Semeia Bentos Colhe Tempestades”!!!
Pela leitura que faço dos estatutos, o Presidente, o Conselho Directivo, ou qualquer outro membro dos órgãos sociais podem ser demitidos coercivamente por uma de duas vias:
Sou sempre a favor do debate de ideias! Não me parece que estes queiram debater! Não me parece que tenha pernas para andar! A fonte por sua vez não ajuda a credibilizar a mensagem!
P.S. Eddie, quando te vejo entusiasmado a citar esse exemplo de credibilidade … i know, desperate times calls for desperate measures ;D
P.S.2 apenas um reparo: o mote que salientas é dado por Subtil de Sousa e não por Abílio Fernandes
Sempre quero ver se o Bettencourt vai levantar o peito contra estes como ofez contra os “terroristas”.
Atacar na praça publica quem é anónimo e não se pode defender é muito engraçado, mas agora que tem rostos “notáveis” contra ele sempre quero ver se tem coragem para lhes chamar “anormais”, “cretinos” e ameaça-los de expulsão de sócios. :arrow:
Aliás estes provaram ser notáveis e têm + anos de sócios que o JEB, quero ver o que ele diz mesmo sobre estes…
Ainda acredito que vai afirmar que são estes que financiam as facções Terroristas querem ver…
Referes-te ao facto de a notícia vir no Correio da Manhã? Se for pura invenção, estou certo que as duas pessoas citadas na peça não tardarão em fazer o desmentido publicamente.
Recolha de assinaturas? Tanto quanto sei, a única forma de uma direcção cair é por demissão apresentada pelos próprios. Penso que a AG não tem poderes para o fazer - ou se tiver, terá necessariamente de reunir condições impossíveis, estilo pelo menos 50% dos sócios presentes. Mas quem conheça bem os estatutos que me corrija.
Que um cenário destes se ponha em cima da mesa quatro meses depois de uma eleição albanesa deve ser algo de inaudito. E o único responsável é JEB, pela inabilidade total que tem revelado para o cargo. Continuo a dizer que desde Jorge Gonçalves que não me lembro de um presidente a enterrar-se a uma velocidade destas.
Parece-me prematuro. Mas acho bem que haja gente a fazer soar o alarme - e JEB fazia bem em ouvi-los em vez de os desprezar.
Não me parece que estes movimentos tenham algum resultado. Muito menos com as pessoas que o lideram.
A única coisa para que poderiam servir de forma positiva, seria para JEB se consciencializar que andou de cabeça perdida nos últimos dias e para que fizesse um mea culpa que é mesmo necessário.
Só poderia servir para isso, de resto este movimento por si só não fará grande coisa. E isso não é necessariamente mau.
Um notável tem que ter mais de 40 anos, ter pelo menos 7 votos, usar gravata (excepto se for senhora) e ter sido notícia na imprensa no mínimo duas vezes.
Mais a sério, estou curioso pela reacção de jeb a este movimento terrorista assumido. Eu aposto que vai meter o rabo entre às pernas…
Ou antes pelo contrario, estao a dar razao às suas ultimas declaraçôes.
Afinal parece haver um fundo de verdade nas palavras dele; que ha movimentos de bastidores de pessoas a tentar fazer nao sei bem o quê.
O timing de de trazer isto a publico é em todos os sentidos triste. Este notaveis de estrategia percebem pouco :
Eu também acho que é um favor que estão a fazer a JEB.
Já toda a gente percebeu que o maior desgaste é provocado pelas esperas, faixas e assobios, minoritários ou em crescendo.
O homem sai do sério, perde a cabeça e parece uma barata tonta.
Até o BES já saiu da toca para o tentar segurar.
E estes gajos querem aproveitar uma boleia e dar rosto um notável à contestação, oferecendo de bandeja a JEB o alvo que ainda não tinha.
Vale mais uma posta no facebook do Wilson a dormir do que estes estatutos feitos por um gajo acordado, até porque a sua folha de serviços é cheia de feitos notáveis…