Acho que lhe falta um pouco de rotação ou ritmo, mas com o decorrer do jogo vai melhorando e chegando ao seu melhor nível.
Grande entrevista do capitão…
Sport tv
Entrou tímido e esteve escondido, mas voltou a ser Hjulmand a partir do meio da primeira parte. Essencial.
Adoro-o, amo-o…
Até ag não o vi jogar mal! Nao é aquele jogador que seja muito exuberante, mas é tão mas tão importante! Tal como Morita o é habitualmente. Parecem que não se dá por eles.
Sou da opiniao que a sua acção ontem foi essencial para secar o meio campo do lille.
Na minha retina ficou a pressão que fez a um jogador do lille que fez com que o guarda redes deles falha-se o passe e colocasse no Catamo.
Depois tem uma elegância a sair com bola, cabeça levantada…
Um autêntico luxo ter este craque!
Tem mesmo de trabalhar a variação de jogo com passe longo. Perdemos algum tempo nas transições neste aspeto.
Tanto o Ugarte como o Palhinha tinham melhor capacidade neste momento específico do jogo, o Morten há de lá chegar, espero.
Os alas estavam bem marcados era difícil chegar até eles através do passe longo.
Não só neste jogo, mesmo durante a época. Carrega pouco na variação de flanco. Há muitas situações em que pode fazer o passe mais comprido e opta pelo intermédio, mesmo com o jogador na ala aberto.
Sinceramente, não gostei do jogo de ontem. Aliás , do meio-campo, só dou nota amplamente positiva ao Bragança (apesar de já ter entrado quando estamos a jogar em superioridade numérica).
Muito errático na marcação, muitas jogadas onde chegou tarde à bola e, como o @Tom refere acima, podia variar mais nas acções de jogo, nomeadamente na variação de flanco (ainda para mais quando jogamos com os alas bem abertos). Isto é uma crítica pontual, porque o Hjulmand é um jogador fenomenal, mas esperava bem mais dele no jogo de ontem.
Isso é propositado e tactico.
Sporting gosta de chegar sempre com mais gente e controlado á area adversária.
Claro, é um aspeto apenas em que acho que uma melhoria lhe trazia (e à equipa) imenso.
E é fácil comparar com dados factuais:
Jogador | Época | Passes Longos Tentados | Passes Longos Completos | Percentagem de Acerto |
---|---|---|---|---|
Hjulmand | 23/24 | 91 | 52 | 57,1% |
Hjulmand | 24/25 | 7 | 4 | 57,1% |
Ugarte | 21/22 | 85 | 70 | 82,4% |
Ugarte | 22/23 | 147 | 114 | 77,6% |
Palhinha | 20/21 | 158 | 114 | 72,2% |
Palhinha | 21/22 | 120 | 91 | 75,8% |
Teres um jogador totalmente isolado a 40 metros e não rodar imediatamente a bola em situação de transição ofensiva não é propositado.
Isso tem maioritariamente que ver com as mudanças da organização ofensiva da equipa. Aliás, basta veres pela amostra na selecção, o Hjulmand tenta mais ~1 passe longo/90 lá que no Sporting, e com muito maior acerto também.
Isso e os que tenta têm um nível de risco substancialmente maior. Era giro ter a estatística de, entre esses passes, quantos é que são passes longos no espaço e quantos são simplesmente variações do centro de jogo. O Palhinha por exemplo fartava-se de fazer as segundas, e com acerto, mas era raro fazer passes longos mais arriscados mas com maior ganho potencial. Acontecia às vezes, mas pelo meu eye test a ideia que tenho é que o Hjulmand, quando passa longo, fá-lo de forma claramente mais arrojada (daí a menor percentagem).
Acho que pode fazê-lo mais numa ou noutra situação, e ontem até era capaz de ser um dos melhores jogos para isso pela forma como o Lille pressionou, especialmente com 10. Mas acho que o ataque da equipa ganha muito mais em ter alguém capaz de rasgar linhas pelo meio através do passe como ele do que com as infinitas variações de flanco que se faziam antes da época passada.
Estou longe de o estar a criticar por criticar. Acho um grande jogador e apenas estou a enunciar esta parte do seu jogo (não pela primeira vez), porque penso que seria algo em que claramente ele ia dar o passo à frente enquanto jogador - ao adicionar passes longos eficazes ao seu jogo.
Temos o exemplo duma bela assistência para o Pote no ano passado, por cima das duas linhas defensivas como um passe muito bem visto da sua parte.
É mesmo um detalhe, não há muito para dizer do jogador está à vista de todos a qualidade que tem.
Em jogo entre-linhas, passe rápido e progressão de passe é superior tanto ao Manu como ao Palhinha, por exemplo.
É o que é. Nós queremos sempre que os nossos sejam os melhores e o mais perto da perfeição.
Não achei que estivesses a criticar por criticar É um ponto legítimo, mas que achei necessitar de mais algum contexto.
Eu sou um bocado suspeito para falar também, porque sou um grande fã da transformação que o jogo ofensivo do Sporting tem sofrido, e acho mesmo que uma parte interessante dessa transformação tem que ver com as alterações dos caminhos procurados na construção, para os quais o Hjulmand contribui bastante.
Claro que depois é tudo algo contextual. Como disse acima, no jogo de ontem por exemplo acho que a equipa devia ter procurado bem mais essas variações. Não é tão direcionado especificamente ao Hjulmand aqui - muitos desses momentos em que deviam ter trocado de lado foram na construção entre defesas - mas também. Especialmente contra 10, eles continuavam a pressionar de forma agressiva e relativamente compacta, mas sempre que iamos de um lado ao outro e se encontrava o ala alto a pressão deles ficava completamente destruída.
Não me parece que ele não tente mais vezes por não querer, isto tem a ver com a alteração na forma de jogar. Quando o palhinha e ugarte cá estavam, o Sporting praticamente não criava pelo corredor central, fazia a bola virar rápido entre os flancos até ter uma situação de igualdade ou superioridade numérica para atacar a área. Agora o que lhes é pedido é diferente, forçamos muito a entrada por dentro, e quando o adversário está muito afunilado, abrimos nas alas para o desequilíbrio. Mas a capacidade de atrair para dentro e vir por fora e vice versa dá nos uma versatilidade e dinâmica incríveis, muito difíceis de parar. O papel do Huljmand no ataque posicional é de posse e criação de superioridade, o Morita/Bragança sim têm mais o papel de esticar quando surge o espaço.
Sem dúvida! No primeiro ano mais em lançamentos. Variações rápidas.
Acho que a entrada do Hjulmand contribuiu imenso para se começar (e bem) a jogar também por dentro. Temos muito mais soluções e ele em passe vertical, jogo simples e rápido é um acrescento de qualidade.
Totalmente de acordo com o restante que postaste.
Eu entendo o que estás a dizer. Eu estou a dizer é que ele, enquanto jogador, não faz tão bem a variação de passe longo a 40/50/60 metros como o Ugarte ou o Palhinha (ou qualquer um dos centrais, o Morita com ambos os pés, ou até mesmo o Viktor ontem) fazem.
Dum ponto de vista técnico até acho que bombeia demasiado a bola quando o faz, em vez de um passe mais em força e tenso.
Lá está. Pintelhices. Estamos no auge e um gajo tem de apontar qualquer coisinha que gostava de ver melhor.
Às vezes esquecemos que a experiência de alguns dos nossos “craques” neste nível competitivo, é nula.
É óbvio que o morten tb vai ter de subir qualitativamente no contexto da champions, a liga Mickey Mouse é uma coisa… a champs é outro animal completamente diferente.
A tendência para ele, só pode ser de melhorar de jogo para jogo.
Xiii!!! Desmontaste um mito: o do Ugarte ser curto.