O jornalista Rui Cartaxana, de 79 anos, que foi diretor de Record entre 1986 e 1998, faleceu na manhã desta sexta-feira, em Lisboa. Desempenhou também as funções de Provedor dos Leitores, entre 2005 e 2008, e era atualmente colunista do Record Online.
Rui Cartaxana dirigiu Record ao longo de 12 anos, fazendo a transição do jornal para diário, em 1995. Antes, tinha sido o primeiro diretor a conseguir ultrapassar a barreira dos 100 mil exemplares de tiragem por edição, o que ocorreu em agosto de 1987.
Foi igualmente durante a sua direção que o nosso jornal passou a ter impressão a cores, em Novembro de 1989. E foi ainda com Rui Cartaxana como diretor que Record fechou um primeiro ano com uma média de vendas superior a 100 mil exemplares, o que aconteceu em 1996, com 100.485 exemplares /dia.
Jornalista corajoso e frontal, defendia até ao fim as ideias em que acreditava, sem temer inimizades, nem se atemorizar com as consequências, justificando que se escreva hoje que, com o seu desaparecimento, se fechou um ciclo importante da vida de Record e que o jornalismo português perdeu uma das suas referências.
O corpo de Rui Cartaxana vai estar em câmara ardente, a partir das 17 horas de sábado, na igreja dos Olivais, de onde sairá o funeral domingo, às 11 horas, para o cemitério dos Olivais.
Como ser humano é sempre uma má notícia quando alguém morre, naturalmente.
Já como profissional, não se vai perder nada, um dos jornalista com as palas mais vermelhas de que me lembro.
Lá foi…
Só me lembro de uma vez ter mandado uma reclamação para um jornal.
O Record … e por um artigo do lampião Cartaxana.
Lá onde estiver que perceba que o Sporting e os adeptos do Sporting não eram assim tão maus…
Já é para aí a 5ª ou 6ª vez que me apagam mensagens a respeito destes merdas (tenho direito a expressar os meus sentimentos, e não têm necessariamente de pesar).
Morreu? Bem feito, vai tarde, para o diabo que o carregue. Vamos agora branquear o bolor-humano que foi em vida, só porque foi ter com o cornudo vermelho?!
Eles fez-vos algum mal?matou algum familiar vosso?violou-vos a vocês ou a alguém conhecido?magoou fisica ou psciologicamente alguém ou a vocês? O quê que eles vos fez exactamente?