Morreu Peter Falk (1927-2011)

Morreu Peter Falk, o famoso “Columbo”.

Um dos meus actores preferidos.

RIP

Apesar de ainda não ter sido divulgada a causa da morte, Falk sofria de Alzheimer.

Filho de um comerciante polaco, Falk começou a representar na adolescência. Famoso pelo ar sisudo mas performativo, Falk tinha desde os três anos um olho de vidro, na sequência de um tumor sofrido aos três anos de idade. No entanto, reagia ao problema com humor.

Nos anos 70 saltou para a ribalta graças à série policial ‘Colombo’, transmitida pela RTP, que lhe deu três Emmys. Antes, tinha participado em outras produções televisivas, incluindo um episódio de ‘Alfred Hitchcock Apresenta’.

No cinema também deu cartas: actor muito requisitado pelo cineasta John Cassavettes, deu corpo a personagens intensas, nomeadamente a do marido de Gena Rowlands em ‘Uma Mulher Sobre Influência’ (1974).

Participou igualmente em ‘As Asas do Desejo’ (1989) de Wim Wenders e, em duas ocasiões, foi nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário: em ‘Milagre Por um Dia (1961), de Frank Capra, e ‘Murder Inc.’ (1960), de Burt Balaban e Stuart Rosenberg.

Já mais velho, e quando a saúde lhe permitia, continuou a aparecer no ecrã. Mais recentemente participou em ‘Next – Sem Alternativa’, filme de acção de Lee Tamahori, baseado numa história de Philip K. Dick, com Nicolas Cage e Julianne Moore.

Em 1996 foi distinguido, por Gérard Depardieu, com o grau de Cavaleiro das Artes e Letras pelo Ministério da Cultura francês.

Também vi agora mesmo. R.I.P. :-\

Genial no Columbo. Que descanse em paz. :-\

RIP

Uma das séries, talvez top 3, da minha vida! Adorava o Columbo! RIP.

Impagável o personagem que criou como Colombus. Notável desempenho.

Grande, muito grande actor e comediante!

RIP

:arrow: RIP