Morreu o antigo ministro Mariano Gago

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=184654

O melhor ministro (de longe) do Governo de Sócrates. Paz à sua Alma.

Lamento esta notícia!
Foi meu professor no IST.
Era um homem muito inteligente.
Um relativista…
Mas mais importante do que isso, era uma pessoa de muito valor.
Uma pena isto… >:(

As minhas condolências à familia.

(Vénia)

Grande homem. RIP

RIP

SL

Agora toda a gente vai dizer que foi perfeito. Não costumo comentar tópicos sobre mortes, excepto os que mexem comigo. E este mexe um pouco. Mas também não sou hipócrita. Foi um bom ministro. Eventualmente o melhor de Sócrates (não é difícil de qualquer forma), mas não foi perfeito, especialmente com Sócrates. Com Guterres esteve muito bem, especialmente com a criação do Programa Ciência Viva, que ainda hoje permite a muitas escolas estar minimamente equipadas (caso contrário teríamos laboratórios escolares de química e de física ao nível de qualquer escola do Cambodja). Com Sócrates conseguiu democratizar um pouco o acesso ao ensino superior, apesar de não conseguir estancar a hemorragia que era (e é) o aumento das propinas. Como grande mancha, praticamente destruiu o Ensino Politécnico.

Como Cientista e Académico, possivelmente uma das mentes mais brilhantes que por cá passaram no último século e no actual. Pouco lhe haverá a apontar. O Manifesto para a Ciência em Portugal foi mais uma das iniciativas na qual participou e que permitiu brutal evolução relativamente ao marasmo em que tínhamos caído nos anteriores (largos) anos ao nível científico.

Como Pessoa, não tive o prazer de conhecer, mas sempre me pareceu uma pessoa acessível, educada, cordial e simpática.

À família enlutada, as minhas mais sinceras condolências. Que descanse em Paz.

Foi meu professor no IST. Sem dúvida uma mente brilhante. Uma daquelas que tive o prazer de conhecer durante a minha vida académica. Podia não ser tão comunicativo ou contar tantas histórias como José Tribolet mas sentia-se a sua paixão pelas ciências.
Os meus sentimentos à sua família. Hoje a ciência fica mais pobre.

Não costumo comentar, mas tenho de o fazer. Grande ministro, Professor, Investigador.
O seu legado é imenso, em particular a sua contribuição para o desenvolvimento cientifico do país, das poucas áreas onde, em boa parte graças à sua contribuição, hoje nos podemos orgulhar de ser extremamente competitivos e reconhecidos a nivel internacional.
Depois do falicimento do seu colega e amigo Prof. Matos Ferreira, há 4 meses, também ele aos 66 anos, é outro grande da nossa instituição (Técnico) que nos deixa.
O país e a comunidade cientifica ficam irremediavelmente mais pobres.
As minhas sinceras condolências à família.

Ao contrario de muitos ministros, este sim preocupava-se.
Era dedicado e muito fez pela ciência em Portugal.
Apenas troquei algumas palavras com ele uma vez e percebi logo o tipo de pessoa que era.

Que descanse em paz!

Um homem apaixonado por ciência.
Um bom ministro.
Um grande vulto da intelectualidade portuguesa.

Que descanse em paz.

RIP

Cheguei a conhece-lo em trabalho na FLAD, era simpático e boa pessoa.