Uma das figuras com maior responsabilidade num dos maiores eventos da humanidade.
Que descanse em paz.
DEP, Gorby.
Também há comunistas decentes. Poucos, mas há.
Um deles partiu hoje. Que descanse em Paz…
Este era dos verdadeiros e um homem de grande coragem…descanse em paz, porque neste planeta é difícil ter paz em especial na terra dele!!
Um homem muito inteligente, que soube olhar para os defeitos da doutrina sovietica… entendeu que uma sociedade sem competitividade não evolui…
ele questionou a certa altura o facto do seu pais ter praticaemnte todos os recursos para proporcionar um bom nível de vida mas ainda assim estar muito atrás do ocidente em termos de desenvolvimento social e economico.
O modelo não funciona, restringe a inovação e o pensar fora da caixa, é demasiado centralizado.
O marxismo foi pensado no seculo XIX, orientado para um periodo de revolução industrial e agricola, nos dias que correm é uma ideia de estado social completamente atrasada e inadequada as necessidades e desafios do que o mundo é hoje.
Em todo o caso será recordado para sempre como um homem lucido
Dois livros que gostava de ter paciência para ler.
Hoje é dia de festa no comitê central do PCP.
Já há motivo para celebrar o avante.
RIP.
Um dos poucos comunistas lúcidos naquele país.
Descanse em paz
Não cair uma bomba na sede destes merdas, nem na hora da morte respeitam o homem… filhos da ■■■■…
*Revisionista
O Comunicado do PCP sobre a morte do Gorbachov espelha o que é o partido e a sua visão política para o país e o mundo…
Tenho muita pena de quem ingénuamente é comunista…
Um grande homem e estadista que, muito ingenuamente (por exemplo, acreditava que Lenine fora traído por todos os que se lhe seguiram), se propôs revitalizar (ele achava que estava a fazer um novo NEP) um sistema que não tolera nada que contradiga o Partido, que faça algo sem o ámen dos burocratas.
O Ocidente não o soube acompanhar e ele mostrou-se demasiado carinhoso e ingénuo para com os rivais (sobretudo Yeltsin) e opositores que as suas reformas criaram e galvanizaram.
É perfeitamente compreensível que os comunas o abominem. Como podiam não detestar um líder que tirou o poder a apparatchiks caducos e privilegiados (escolhidos somente por saberem obedecer) e o entregou ao Zé e à Maria? Naturalmente, o Zé e a Maria foram lestos a sentenciar à morte o socialismo soviético.
Uma coisa é o fim da União Soviética, outra o que foi feito na Rússia para desmantelar o socialismo e ocasionar uma economia de mercado.
E, no entanto, o PZP não deixou de fazer bicos ao revisionista Gorby…
“O XXVII Congresso confirma os incansáveis esforços e a contribuição determinante da União Soviética na defesa da Paz mundial, confirma que a União Soviética continua a ser no mundo a mais poderosa fortaleza da paz. Aqui expressamos o alto apreço dos comunistas portugueses pelas propostas e iniciativas da URSS em prol do desarmamento, do desanuviamento e da coexistência pacífica e saudamos vivamente a apresentação recente, através da declaração do camarada Gorbatchov, do plano visando a completa liquidação das armas nucleares até ao ano 2000”.
by Álvaro Cunhal, no XXVII Congresso do PCUS (Moscovo, 25 de fevereiro a 6 de março de 1986).
Fonte:
Avante!; Ano 53; Série VII; N.º 636; 6 de março de 1986; pág. 3.
Vejam isto:
Cada um destes links tem uma parte 2. Pelo menos metade de cada entrevista diz respeito às reformas de MG, as quais o PCP, pelo menos oficialmente (não o fazer seria desobedecer ao PCUS, e isso nem pensar!), elogiou e apoiou (embora saibamos que no seu interior havia no mínimo desconfiança, e no máximo desdém e medo).
Acreditem que vale a pena ver os vídeos.
Descansa em paz Michael Gorbachev. Quanto ao PCP, nunca mais esse partido de me-da acaba, são a vergonha de Portugal, que gente imbecil.
Para quem ainda não leu a vergonha de comunicado do PZP, aqui fica.
Asquerosos do ■■■■■■■.
Gorbachov foi um dos principais responsáveis pela destruição da União Soviética e a restauração do capitalismo na Rússia, quando o que se impunha era o aperfeiçoamento do socialismo. A sua intervenção contribuiu para abrir caminho à contra-ofensiva do imperialismo para recuperar as posições perdidas ao longo do século XX e impor a sua hegemonia no plano mundial, com as graves consequências que daí advieram para os direitos dos trabalhadores, a soberania dos povos, a segurança na Europa e a paz no mundo, como o comprovam as guerras da Jugoslávia, do Iraque, da Líbia, da Síria, do Iémen, da Ucrânia, entre outras.
O reconhecimento e rasgados elogios que lhe são despendidos pelos responsáveis dos EUA, da UE e da NATO falam por si.
Antes da glasnost e da perestroika.
E mentiram?