Manoel, antigo jogador do SPORTING, morreu hoje, aos 62 anos, vítima de paragem cardíaca.
O ex-avançado brasileiro teve a sua tarde de glória a 13 de março de 1977 quando, num jogo a contar para a Taça de Portugal, marcou três golos ao benfica, o que sugeriu a manchete de A Bola do dia seguinte: ‘Manoooel’.
Concluiu a sua ligação ao SPORTING com 151 jogos oficiais realizados ao serviço da equipa principal do Clube, nos quais marcou 57 golos, contribuindo de forma decisiva para a conquista de um Campeonato Nacional e de uma Taça de Portugal.
O velório do antigo futebolista, que em Portugal também passou por Portimonense, SC Braga, Amora, Almancilense, entre outros, decorre a partir das 16 horas na capela do Algueirão-Sintra. A missa de corpo presente terá lugar amanhã, às 14.30 horas, no mesmo local, com o funeral a sair às 15 horas para crematório de Rio de Mouro.
Ainda me recordo de quando fazias parte das minhas equipas do subbuteo enorme Manoel, tu Manuel Fernandes Jordão e Keita, descansa em paz campeão e obrigado ajudaste a muitos Domingos felizes mesmo que apenas pela rádio.
Paz à sua alma e sentidas condolências à família enlutada. Obrigado, Manoel.
P.S: De lembrar a bonita homenagem e jantar de solidariedade que ocorreu em 2010, numa iniciativa organizada pelo José Eduardo e que juntou várias glórias do nosso Sporting.
Faleceu Manoel da Silva Costa, ou simplesmente o Manoel do Ó, possante avançado brasileiro que esteve no Sporting entre as épocas de 1975 e 1981.
Chegado já com a temporada de 1975/76 em decurso numa altura em que o Clube tentava ainda preencher o vazio deixado pela ida de Yazalde para o Marselha, o dianteiro do Internacional nascido em Rio Grande do Sul alinhou ao lado de grandes nomes da história ‘verde e branca’ como Manuel Fernandes, Jordão e Keita, tendo saído no final da época de 1980/81 para o Portimonense com mais de 150 jogos oficiais e 57 golos. O jogador passou ainda por equipas como Sp. Braga, Ac. Viseu, Odivelas, Amora ou Almancilense.
Além de ter contribuído para a conquista da Taça de Portugal de 1978 e para o Campeonato Nacional de 1980, Manoel é também recordado pelo ‘hat-trick’ apontado frente ao rival Benfica nos oitavos-de-final da Taça em Março de 1977 (3-0).
Manoel faleceu hoje aos 62 anos, vítima de paragem cardíaca. À família e amigos, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências.
Tudo isto!
Os Leões dessa altura, é que mereciam todo o carinho e idolatria que é dado aos de agora.
Porque eram verdadeiros Leões!
Uma enorme :venia: ao Manoel!