Morreu Juca

Morreu ao final da tarde de hoje o antigo jogador e treinador do Sporting, Júlio Cernadas Pereira, mais conhecido por Juca. Tinha 78 anos.

Juca começou a carreira de futebolista na posição de guarda-redes no Sporting de Lourenço Marques, mas tornar-se-ia mais conhecido a jogar a meio-campo.

Em Portugal iniciou a carreira em Outubro de 1949, com a camisola do Sporting onde ficou até 1958 totalizando 178 jogos e nove golos.

Ao serviço do clube de Alvalade, onde terminou subitamente a carreira devido a uma lesão, Juca conquistou como jogador cinco títulos de campeão nacional e uma Taça de Portugal.

Quatro anos depois de se ter despedido dos relvados assumiu o comando técnico do Sporting, em 1961/62, tendo levado os leões à conquista do título nacional e tornando-se no mais jovem treinador a vencer o campeonato (tinha 33 anos).

Voltou a assumir o comando técnico do Sporting nas épocas de 1964/65 e 1975/76.

Na passagem pela Selecção Naciobnal, vestiu oito vezes a camisola das quinas e, em 1968, ingressou na equipa técnica assumindo o cargo de técnico de campo.

Em 1977, com a saída de José Maria Pedroto, foi convidado para seleccionador nacional, comandando Portugal nos últimos jogos de qualificação para o Mundial de 1978.

Depois da saída de Mário Wilson, que falhou o apuramento para o Europeu de 1980, voltou a orientar a equipa das quinas em Setembro de 1980 para tentar, sem sucesso, conquistar um lugar na fase final do Campeonato do Mundo de Espanha, em 1982.

Juca regressaria ainda à Selecção Nacional em 1987, numa fase em que ainda se sentiam os efeitos do caso Saltillo, com muitos jogadores indisponíveis para serem internacionais.

Deixou de orientar a equipa em Abril de 1989 e foi, durante alguns anos, recordista de encontros realizados, e o primeiro a atingir os 40 jogos como seleccionador nacional.

Ainda não se conhece a hora e local do funeral. À família, Record expressa as sentidas condolências.

in Record

:frowning:

Que descanse em paz.

Mais um Sportinguista que desaparece.
Foi um grande jogador e depois foi treinador,chegou a treinar o Sporting.
Descanse em paz, os meus sinceros pessamos para a familia.

:( :(

Durante anos tomei a bica a seu lado, na Sul-América…
É triste vê-los partir. Eterna Paz, Campeão.

Uma grande figura do Sporting e do desporto Português. Paz à sua alma.

meu pêsames a toda a família deste grande senhor do futebol Português e um grande Sportinguista.

Um gigante do desporto e do Sporting. Descanse em paz.

Mítico! Grande Juca, Grande vida, Grande desportista. Descansa em paz! :clap: :clap: :clap:

descanse em paz.

:frowning:

Descansa em paz, Leão.

ATÉ SEMPRE LEÃO.

PAZ À SUA ALMA.

Um ENORME SPORTINGUISTA!

Que descanse em paz, e que os seus feitos e o seu sportinguismo nunca sejam esquecidos.

Descanca em paz LEAO!

Morreu mas a sua memória viverá. Que descanse em paz. :clap: :clap: :mais:

R.I.P :frowning:

Julio Cernadas Pereira
9 Épocas como jogador de 1949 a 1958, estreia na equipa principal 9/10/1949 com o Lusitano VRSA 3-1.
Total Jogos: 178 Total Golos Marcados: 9
Foi o primeiro jogador a marcar um golo no Estádio José Alvalade, a 10 de Junho de 1956, no jogo de inauguração contra o Vasco da Gama.
Titulos conquistados como jogador: 5 Campeonatos Nacionais e 1 Taça Portugal.

Como treinador do Sporting esteve 4 épocas 1961/62 1962/63 1964/65 e 1975/76
Estreia como treinador em 15/10/1961 Atlético 4-0 em Alvalade.
Titulo conquistado em 1961/62 na ultima jornada em Alvalade frente aos lampiões 3-1.
Em 1962/63 ganhou a Taça de Portugal, que permitiu ao Sporting no ano a seguir participar na Taça das Taças, que brilhantemente ganhou.

Jamais será esquecido.
Um grande Senhor, paz a sua alma.

Meus pêsames a toda a família.

Para Sempre na Nossa Memoria
Que Descanse em Paz

Sentidos Pesames.

Descanse em Paz.

paz à sua alma e que tenha o merecido descanso no olimpo leonino!

Mais um grande LEÃO que nos deixa !! :frowning:

Um Senhor muito simpático e com quem se falava muito bem …ainda me lembro de uma deslocação á Academia onde estive a falar com ele e passado +/- 5 dias ele deslocou-se á minha zona para uma daquelas organizações de nucleos e ele veio ter comigo e lá estivemos num bate-papo.
Como jogador só conheço pelo que se diz…

Descansa em paz grande Juca!!! :pray: :clap: :clap: :clap: :clap: