Morreu José Hermano Saraiva

Descanse em paz. Portugal perde um grande senhor.

Obrigado. :great:

[mod]Off topic metido a martelo no tópico removido. Próxima mensagem do género será apagada.[/mod]

Não me choca nada que o José Hermano Saraiva tenha feito parte do governo nesse tempo.

Antes de mais nada: RIP

Acho que neste momento não vale a pena discutir muito o seu passado. relembremos as coisas boas que fez e aquilo que muitos aprenderam com a sua maneira única de comunicar.

Acho que os debates sobre o regime ou o estado atual não são para aqui chamados.

Antes de mais um grande BEM HAJA a um verdadeiro SENHOR.

Do que conheço dele sempre foi uma pessoa correctíssima, tive o prazer de privar com ele pessoalmente e mostrou ser uma excelente pessoa, acessível.

Bem sei que o seu conceito de história sempre foi um bocadinho diferente.

Adorava ouvi-lo falar na tv sobre terras que não conhecia, mas quando falou de terras onde cresci e vivi, notei algumas incongruências na “sua” história.

Mas como qualquer pessoa minimamente culta sabe, a história tem várias versões, e ninguém pode afirmar qual é a correcta.

RIP JHS, mereces bem o descanso dos justos.

RIP

Que cena

RIP

(O homem foi ministro do salazar,certo…mas não pesquisando nada na net e só recorrendo ao que me recorda dele,foi uma aragem de ar fresco,no regime fascista e só não continuou como ministro porque o achavam (os faxos) "manso demais…)

PS:Isto é a ideia que tenho dele,porque na altura,era um puto e política para mim era chinês…

RIP

SL

Morreu uma das mais ilustres personalidades portuguesas e andam para aqui a discutir o regime de Salazar.

Haja paciência.

Querem falar de Salazar, vão discutir para o tópico da Politica em Portugal.

Que descanse em paz
Portugal ficou mais " pobre " , era um grande senhor :clap:

A quem não têm 10% da capacidade intelectual que este senhor tinha só aconselho a estarem calados e não dizerem asneiras, até porque o Professor José Hermano Saraiva é apreciado pelas pessoas pela sua vasta cultura que foi notória principalmente nos seus programas sobre a História do nosso país, não por política, Salazar ou o seu Ministério da Educação 68-70.

Tenham respeito.

Tenho 21 anos, mas posso-vos dizer que o José Hermano Saraiva marca mais a minha infância, que a esmagadora maioria dos desenhos animados. Foi a ouvi-lo que comecei a apurar o meu gosto pela história.

Que descanse em paz.

P.S - Eu não percebo porque criticam a sua visão da história. Será que a do Fernando Rosas é mais válida que a dele? Todos nós temos a nossa versão da história.

RIP.

A ligação do professor José Hermano Saraiva ao regime de Salazar não é tão forte, nem de perto nem de longe, quanto alguns querem, e muito fizeram por isso, fazer crer. Foi ele fundamental na criação do regime? Não. Foi uma das suas mais importantes figuras? Não. Em algum momento susteve o regime? Não. É recordado hoje como um dos seus principais defensores? Não. E porque é que quem o critica não nos explica a razão da sua saída do governo do Estado Novo?

Quem abomina o Saraiva por ter feito parte de um regime ditatorial fá-lo não porque o regime era ditatorial, porque limitava a liberdade e perseguia quem o criticava, mas porque representava uma ditadura oposta à ideologia do crítico, porque tenho a certeza de que a mesma opinião não será dada sobre outras figuras, infinitamente piores!, do outro lado do espectro ideológico.

Um dos melhores, para alguns o melhor, historiadores portugueses de todos os tempos. Certamente o mais apreciado e conhecido.

Naturalmente que, conhecendo a gigante obra que ele produziu e ajudou a produzir durante uma carreira cuja longevidade supera a vida de muitas pessoas, Portugal perdeu uma figura importante.

Mais: se lerem um dos seus muitos livros sobre a história do nosso país, terão a oportunidade de constatar que o homem não obscurece o Estado Novo, não o transforma em algo que ele nunca foi, não o embeleza nem o inocenta do mal que fez.

A obra de um homem deve ser dissociada do homem: 2+2 é igual a 4 tanto para um santo como para um criminoso. Quantos autores geniais apreciaram, principalmente no auge das guerras ideológicas do Século XX (em que cada intelectual se viu quase que forçado a apoiar um dos lados), regimes totalitários? Lembro-me logo de um dos meus autores favoritos, Knut Hamsun, que a certa altura escreveu um óbito deveras elogioso sobre Hitler e cuja opinião sobre o modelo fascista era muito positiva…

Perdemos um grande historiador, a peça mais fundamental da aprendizagem da história de Portugal dos últimos anos - é impossível passar os olhos por uma secção de livros da história de Portugal e não ler o nome deste historiador em muitos deles: facto que por si explicita bem a importância do sujeito que faleceu. Se perdemos um grande homem? Não sei, nunca o conheci ou li nada sobre a sua personalidade.

:arrow:

Saramago. nunca gostei da pessoa, adoro o escritor.

Que grande confusão que para aqui vai, tenho um livro de história de Portugal, com cerca de 500 a 600 páginas, possivelmente o livro de história mais interessante que alguma vez li e não existe uma única palavra ou virgula manipulada pela visão política do Professor Hermano Saraiva.

Foi um gigante entre os homens, que encontre descanso.

Felizmente terei, muito possivelmente, capacidade intelectual pelo menos idêntica à desse senhor, e mesmo que não a tivesse sentir-me-ia perfeitamente à vontade para comentar de forma depreciativa acerca do mesmo. Se o fazia em vida, faço-o em morte; não sou nem nunca fui hipócrita.

Se há quem pode escolher, de forma demasiado selectiva, partes da vida do indivíduo para o enobrecer e enaltecer, também eu posso escolher aquela que considero mais relevante e que faz com que tenha a opinião que tenho e não deixarei de possuir. Se há quem o aprecie pela suposta vasta cultura que possuía, eu posso pensar todo o mal do mundo acerca do mesmo devido ao papel que teve na opressão dos estudantes em 69 e na mera participação, durante dois anos, no regime mais negro e mais terrível da história deste país.

:arrow:

Tenho 37 anos, mas a sensação é a mesma.

:arrow: :arrow: :arrow:

Controverso na morte como o foi nas opções que tomou durante a vida.

Gostei sempre dos seus programas apesar de existirem mutos historiadores conceituados que não partilhavam a sua visão da História de Portugal.

Tenho um dos seus livros em casa e de vez em quando não consigo deixar de reler.

Acima de tudo, era um grande comunicador.

A tv e a história portuguesas ficaram mais pobres e nós os que crescemos a ver os seus programas quando ainda só havia um canal de televisão ficamos um dia mais perto da nossa própria morte.

RIP.

RIP

Grande perda >:(