Que descanse em paz.
Vi a notícia logo pela manhã, mal acordei… que triste notícia! O legado permanecerá! DEP
Maio 2024
Enquanto houver estrada para andar - Jorge Palma
Sempre fui um grande fã deste senhor, um verdadeiro artista, uma pessoa duma humanidade fantástica, talvez o musico que mais vezes vi ao vivo.
Que durmas sossegado na eternidade do olimpo musical grande Palma.
Em novembro do ano passado, comecei a trabalhar num colégio que todos os anos faz um concerto com o coro do colégio e com artistas nacionais. Faltavam poucos dias para esse concerto e o artista era Jorge Palma. Nunca tivemos a oportunidade de o realizar pois foi nessa semana que ele foi internado com problemas respiratórios. Que vieram a culminar na triste notícia de hoje.
Foi um artista a que, infelizmente, nunca prestei a atenção devida até começar a fazer concertos com temas idênticos aos que ele usava. Enquanto ensaiei com os alunos e ia aprendendo a harmonizar os temas do Jorge, ia percebendo o génio a quem nunca prestei muita atenção.
Que descanse em paz.
É exatamente isso!
“Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar…”. O legado permanecerá por gerações.
Uma perda enorme para a música e cultura portuguesa.
DEP, Jorge.
Uma das referências maiores da música portuguesa. Nome eterno da cultura neste país. Ficámos mais pobres, hoje.
Fuck.
Ainda há dias ouvi as suas musicas quando fazia a viagem para o trabalho. Que descansa em Paz.
Um GRANDE ARTISTA!
![]()
Sem dúvida.
Em 1980, passava por ele no Rossio todos os dias junto à entrada do túnel do metro onde ele invariavelmente cantava e tocava a sua viola, qual trovador dos tempos modernos.
E eu e mais uns quantos ficávamos ali, uma dezena de minutos só para o ouvirmos.
Não haviam smartphones, nem tablets, nem IA, só a palavra cantada e a sua música.
Um enorme talento que devia ter sido mais recordado.
Parece que foi ontem…
RIP Grande Jorge.
Rip jorge palma
A música alimenta-se muito das memórias que criamos quando as ouvimos. Passei anos de adolescente a ouvir “A gente vai continuar” sem associar ao artista, não sei porquê. “Encosta-te a mim” traz-me memórias familiares felizes. “Frágil” é uma das músicas portuguesas que ainda hoje ouço e consigo cantarolar de cor.
Bastantes anos depois da adolescência, tive a oportunidade de estar no estádio quando se voltou a ouvir “A gente vai continuar” em Alvalade, em dia de homenagem ao Manuel Fernandes. Aí já sabia perfeitamente quem era o Jorge Palma. Um dos momentos mais bonitos que já vi(vi) ali.
Perdemos alguém que trazia felicidade à vida das pessoas com grande facilidade.
Partiu um dos grandes. Mas as palavras e a música do Jorge permanecem. Com fragilidade, beleza, verdade. Com humanidade.
A sua arte aproxima-nos. Liga-nos. Identifica-nos. Faz parte de Portugal.
Enquanto houver as tuas músicas a ecoar, a gente vai continuar…
Grande.
Que descanse em paz.