Morreu Jorge Palma

Que descanse em paz.

Vi a notícia logo pela manhã, mal acordei… que triste notícia! O legado permanecerá! DEP

Maio 2024
Enquanto houver estrada para andar - Jorge Palma

4 Curtiram

Sempre fui um grande fã deste senhor, um verdadeiro artista, uma pessoa duma humanidade fantástica, talvez o musico que mais vezes vi ao vivo.

Que durmas sossegado na eternidade do olimpo musical grande Palma.

1 Curtiu

Em novembro do ano passado, comecei a trabalhar num colégio que todos os anos faz um concerto com o coro do colégio e com artistas nacionais. Faltavam poucos dias para esse concerto e o artista era Jorge Palma. Nunca tivemos a oportunidade de o realizar pois foi nessa semana que ele foi internado com problemas respiratórios. Que vieram a culminar na triste notícia de hoje.
Foi um artista a que, infelizmente, nunca prestei a atenção devida até começar a fazer concertos com temas idênticos aos que ele usava. Enquanto ensaiei com os alunos e ia aprendendo a harmonizar os temas do Jorge, ia percebendo o génio a quem nunca prestei muita atenção.
Que descanse em paz.

4 Curtiram

É exatamente isso!

“Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar…”. O legado permanecerá por gerações.
Uma perda enorme para a música e cultura portuguesa.

5 Curtiram

RIP Grande Palma

3 Curtiram

DEP, Jorge.
Uma das referências maiores da música portuguesa. Nome eterno da cultura neste país. Ficámos mais pobres, hoje.
Fuck.

2 Curtiram

Ainda há dias ouvi as suas musicas quando fazia a viagem para o trabalho. Que descansa em Paz.
Um GRANDE ARTISTA! :dove: :sparkles:

Sem dúvida.

Em 1980, passava por ele no Rossio todos os dias junto à entrada do túnel do metro onde ele invariavelmente cantava e tocava a sua viola, qual trovador dos tempos modernos.

E eu e mais uns quantos ficávamos ali, uma dezena de minutos só para o ouvirmos.

Não haviam smartphones, nem tablets, nem IA, só a palavra cantada e a sua música.

Um enorme talento que devia ter sido mais recordado.

Parece que foi ontem…

RIP Grande Jorge.

10 Curtiram

Rip jorge palma

3 Curtiram

A música alimenta-se muito das memórias que criamos quando as ouvimos. Passei anos de adolescente a ouvir “A gente vai continuar” sem associar ao artista, não sei porquê. “Encosta-te a mim” traz-me memórias familiares felizes. “Frágil” é uma das músicas portuguesas que ainda hoje ouço e consigo cantarolar de cor.

Bastantes anos depois da adolescência, tive a oportunidade de estar no estádio quando se voltou a ouvir “A gente vai continuar” em Alvalade, em dia de homenagem ao Manuel Fernandes. Aí já sabia perfeitamente quem era o Jorge Palma. Um dos momentos mais bonitos que já vi(vi) ali.

Perdemos alguém que trazia felicidade à vida das pessoas com grande facilidade.

8 Curtiram

Exemplo de grande inspiração melódica, com o violino de Carlos Zíngaro.

Descansa em paz, grande Jorge!

Uma das maiores canções deste mestre:

7 Curtiram

https://x.com/SICNoticias/status/2102405766221062182/video/1?s=46

6 Curtiram

Partiu um dos grandes. Mas as palavras e a música do Jorge permanecem. Com fragilidade, beleza, verdade. Com humanidade.

A sua arte aproxima-nos. Liga-nos. Identifica-nos. Faz parte de Portugal.

Enquanto houver as tuas músicas a ecoar, a gente vai continuar…

4 Curtiram

Grande.

Que descanse em paz.

1 Curtiu