O músico João Ribas, vocalista dos Tara Perdida, morreu este domingo, em Lisboa aos 48 anos, vítima de doença respiratória, disse fonte da editora Sony Music.
O músico tinha sido internado no início do mês com uma infecção respiratória e na altura a banda teve que cancelar um concerto em Lisboa.
Os Tara Perdida, formados em Lisboa em 1995, editaram no ano passado o álbum Dono do mundo, depois de um interregno de cinco anos.
Além de Ribas, nascido em Lisboa a 6 de Maio de 1965, integram a banda Nuno Espírito Santo, Pedro Rosário, Tiago e Rui Costa.
Antes de formar os Tara Perdida, João Ribas fez parte de outras bandas do universo punk rock, nomeadamente os Kus de Judas e os Censurados.
Tara Perdida nem me dizia grande coisa, mas sempre gostei muito de Censurados e Ku de Judas, bandas maiores do punk português.
Uma enorme angústia é receber a notícia da morte de uma das figuras mais emblemáticas da música alternativa portuguesa. Tive a enorme honra de estar presente no último concerto de Censurados em 99, e também de testemunhar a enorme presença e dedicação do grande João Ribas à frente dos Tara Perdida.
A música portuguesa pura, a verdadeira sem merdinhas e sem tretas, perdeu aquele que era provavelmente o seu maior combatente.
Por cada leão que cair, outro se levantará. Até sempre, grande Ribas.
[i]Músico português tinha 48 anos e foi vítima de doença respiratória.
João Ribas, vocalista da banda punk portuguesa Tara Perdida, morreu esta manhã (23 de março), vítima de doença respiratória, pôde a BLITZ apurar junto de fonte da editora da banda, a Sony Music.
Nascido a 6 de maio de 1965, em Lisboa, Ribas encontrava-se internado desde o início de março, no Hospital Santa Maria.
No dia 17 de março, o músico escreveu no Facebook:
“Bom dia caros amigos. Faz hoje 15 dias que fui internado no H.S.M. Foi-me diagnosticado logo sangue num pulmão, razão pela qual fiquei internado. Quero então por este meio agradecer a todos/as os que me enviaram tanto por telemóvel como por facebook o carinho amizade e preocupação (muito obrigado mesmo). Quero também agradecer o trabalho e respeito de todo o pessoal do H.S.M. em que para alguns presenteei com um lamiré de uma tal Lisboa. Mais uma vez muito obrigado todos/as a gente vê-se por aí. Punk’s not Dead. SOMOS TARA PERDIDA”.
Formados em 1995, os Tara Perdida haviam lançado no ano passado o álbum Dono do Mundo . A banda sucedera, na carreira de João Ribas, aos Censurados e aos Ku de Judas.[/i]
Notícia dura mas infelizmente expectável, porque a situação agravou-se bastante na passada sexta-feira. Haveria muito a dizer sobre o que toda a gente sabe. O que poucos sabem é que o João durante o seu internamento e até ao seu último fôlego, na luta pela sua vida, fez-se sempre acompanhar com um cachecol do seu Grande Sporting, que esteve sempre a seu lado durante todo este período. Um abraço e até já, João!
Curioso que ainda na Sexta fiquei todo contente quando apanhei na Super FM a “Sopa” dos Censurados a passar. Confesso que os preferia aos Tara Perdida, mas não desgostava nada destes últimos, tendo assistido ao concerto deles no ano passado no Coliseu. Uma pena o que aconteceu.
Que descanse em paz
Fiquei destroçada com esta notícia , não consigo parar de chorar :’(
Os Tara sempre foram das minhas bandas portuguesas favoritas , tive o prazer de os ver ao vivo e adorei
Estarás sempre comigo Ribas , não encaro isto um até sempre mas uma até já
fonix isto bateu-me mesmo :’( :’(