Professor universitário, escritor, colunista, ensaísta e… sportinguista, Eduardo Prado Coelho, uma das grandes figuras da cultura portuguesa, deixou-nos hoje aos 63 anos. Apesar de ainda novo, a comunicação social não informou as causas da sua morte.
Previa-se algo assim, de há um ano para cá ele aparentava estar doente, falhou durante mto tempo a coluna no Público. Vi-o há uma semana no El Corte Inglês.
Uma citação sua acerca do Sporting, que vem na edição de hoje do Público:
"Nunca escondi essa característica da minha personalidade que é ter nascido sportinguista. Para falar verdade, não sei o que isto significa ao certo. Não consigo descobrir se se trata de um imperativo do destino, se de uma decisão racional (mas que racionalidade poderá existir aqui?). Sei apenas que sofro absurdamente quando o Sporting está a perder e que partilho a alegria de todas as vitórias, mesmo que seja sobre um clube da III Divisão: ganharam 4 a zero? São os melhores."
(De PÚBLICO, crónica A Pré-História da Minha Ida ao Futebol, 10 de Agosto de 2005)
Intelectual, Cosmopolita e Sportinguista… sem complexos.
Algumas vezes discordando outras concordando gostava de ler as crónicas de EPC. Num país em que ser ignorante, provinciano e galinha é que é ser “in”, EPC era pelo menos diferente.
Pelo que tinha lido numa entrevista, se bem me lembro tinha tido um problema qualquer no fígado e teve que ser submetido a transplante. Agora, entretanto parecia estar completamente recuperado e morreu inesperadamente.