Morreu Cheetah

Chimpanzé dos filmes de Tarzan falece aos 80 anos

Cheetah, o chimpanzé que contracenou com Johnny Weissmuller em vários filmes de Tarzan na década de 1930 e 1940 faleceu na véspera de Natal, vitima de insuficiência renal.

A notícia chegada ontem do Santuário de Primatas Suncoast sensibilizou a indústria cinematográfica. Cheetah, o popular chimpanzé que entrou em diversos filmes da série Tarzan na década de 30 e 40, faleceu no passado dia 24 de dezembro, aos 80 anos de idade, vítima de insuficiência renal.Até ao momento da sua morte, Cheetah vivia no Santuário de Primatas Suncoast em Palm Harbour, Florida. Em reação à morte do animal, a diretora do local, Debbie Cobb confidenciou à imprensa que o adorado chimpanzé gostava de pintar com os dedos, e que era conhecido por arremessar as próprias fezes sempre que se chateava demasiado. Para além da carreira cinematográfica, a estrela animal ficou conhecida por superar a esperança média de vida prevista para chimpanzés que habitam em cativeiro, situada entre 35 e 40 anos, marca que lhe permitiu entrar para o livro de recordes do Guiness como o primata, não-humano, mais velho do mundo.O já falecido Johnny Weissmuller protagonizou, entre 1932-48 juntamente com Cheetah, doze filmes de Tarzan, fazendo dele o chimpanzé com mais trabalhos cinematográficos da História de Hollywood. O ator foi, por sinal, detentor do animal até 1957, ano em que foi transferido para Noel’s Chimp Far, tendo poucos anos depois sido doado ao Santuário de Suncoast.

A vida de Cheetah foi igualmente envolta em controvérsia, explica um jornal norte-americano, quando há alguns anos atrás um segundo chimpanzé, com o nome de “Cheta”, tentou afirmar-se como o real protagonista dos filmes de Tarzan os anos 30 e 40, mas a sua identidade foi rapidamente desmentida após alguma pesquisa.

http://entretenimento.pt.msn.com/cinema/chimpanz%C3%A9-dos-filmes-de-tarzan-falece-aos-80-anos

A popular Chita é um produto de Hollywood, só aparece nos filmes de Tarzan. Na obra de Edgar Rice Burroughs não existe um chimpanzé chamado Chita. Mas mesmo este facto não impediu de se tornar um marco incontornável das histórias de Tarzan e hoje é difícil pensar em Tarzan sem Chita.

rip?

Honra ao Cheetah!

Um chimpanzé morrer com 80 anos é obra. É o Manoel de Oliveira dos símios.

RIP…

Com 80 anos? :o Provavelmente o único chimpanzé que comeu mais bananas que a Elsa Raposo! :o Respect!

RIP!

;D

[mod]Se pretendem falar do outro que falem no local certo, não aqui, off-topics serão apagados[/mod]