Montserrat Caballé (12 Abril 1933 – 6 Outubro 2018)

Mais uma voz gigante que nos deixa.

María de Montserrat Bibiana Concepción Caballé i Folch (Barcelona, 12 de abril de 1933 – 6 de outubro de 2018) foi uma famosa cantora lírica espanhola, soprano, considerada uma das maiores cantoras líricas de todos os tempos.

Não sendo exactamente o que mais oiço, aqui fica no entanto a minha vénia a essa extraordinária cantora.

Muito conhecido é o seu dueto com Freddie Mercury:

Montserrat Caballé era uma das últimas grandes divas da ópera – mesmo que não gostasse dessa classificação – e um dos nomes mais importantes do género na segunda metade do século XX. Era famosa pela sua cristalina capacidade vocal, com um alcance de mais de duas oitavas, e pela amplitude de estilos que conseguia cobrir. Já tinha pisado palcos antes, mas a sua estreia oficial aconteceu em 1962, no Gran Teatre del Liceu, na sua cidade natal, tendo comemorado as cinco décadas desse evento com uma actuação, no mesmo sítio, em 2012.

Na sua carreira, fez mais de quatro mil apresentações, entre óperas e recitais, e representou mais de 80 papéis em cima dos palcos, algo que continuou a fazer mesmo quando a sua voz começou a ficar um pouco mais frágil. Ainda que tenha anunciado em 2011 que se iria retirar dos palcos dois anos depois, quando comemorasse oito décadas de vida, acabou por nunca deixar de actuar, tendo ainda este ano cantado na Rússia. Também foi uma das intérpretes de ópera mais gravadas de sempre, com mais de 80 discos em seu nome.

Paz à sua alma.

Que descanse em paz.