Miopia - partilha de experiências

Valores ao certo não sei…mas deve rondar entre os 1000€ e os 2000€, mas se o seguro de saúde cobrir e ainda tiveres umas quantas dioptrias (tem a ver com a refracção,tmb n percebo mto bem mas quanto menor a distancia focal, maior a dioptria) então aproveita amigo

Mais um que é míope e usa duas janelas também ;D

Descobri que tinha que usar óculos desde os meus sete anos e já vou com 22 e têm sido sempre companhia habitual na minha vida.

Muitas pessoas me falam em cirurgia, mas tal como o Luisito, se calhar estou mesmo à procura de coragem para a fazer.

Outro míope aqui, ainda que com poucas diopetrias.

Foi também na escola que comecei a dar por isso, lá pelo 10º ano. Demorava o dobro do tempo dos meus colegas a passar o que estava no quadro, sendo normalmente o primeiro a reclamar que não se percebi a letra do professor.

Mas se no secundário a coisa ainda passava, na faculdade já foi mais complicado. E logo eu que nunca fui amigo de ir para as carteiras da frente. Após algum tempo passado a olhar mais para os cadernos dos colegas do que para o quadro, lá fui a uma consulta onde foi diagnosticada a dita miopia.

Com a miopia vieram os óculos e não me esqueço do abandonar de um mundo algo desfocado para ver tudo de forma mais nítida. Desde as legendas dos filmes, que já começavam a escapar quando passavam mais rápidas, até à própria condução, sobretudo à noite, que já não era a mais segura.

Ainda atravessei um período em que não usava sempre os óculos, mas os benefícios que se tiram de se ver tudo realmente focado acabam por fazer abandonar aquela ideia de usar os óculos apenas para certas ocasiões (isso e ter na altura uma namorada que dizia que eu ficava bem de óculos :D). Hoje convivo bem com a ideia, nunca me tendo sequer metido na aventura das lentes. Operação então… :shifty: só mesmo se a miopia avançar, o que felizmente não tem acontecido.

Bem, o ser humano sempre teve as suas fraquezas, e esta, na minha opinião, é das mais chatas :frowning:

Eu também comecei a ter problemas a perceber o que estava escrito no quadro da escola, penso que foi por volta do 10º ano. Nessa altura decidi ir ao oftalmologista. Tinha, de facto, miopia, tal como já suspeitava, até porque o meu pai era míope.

Depois de comprar os óculos, sair da loja com eles à frente dos olhos, e olhar para a cidade do Porto com a sensação de estar a ver um filme num formato de qualidade incrível é que percebi como estavam mal os meus olhos… Na altura, já não me lembrava da última vez que tinha visto as coisas com tanta definição!

O problema disso é que a partir daí, nunca mais quis largar os óculos… Houve até uma vez que me esqueci que os tinha posto e pus-me a jogar futebol com eles. Resultado: Óculos partidos. O meu 2º par ainda os guardo até hoje, vá lá! :wink:

Agora passei a usar lentes de contacto, que hoje em dia já se encontram a uma relação qualidade/preço bastante acessível (quando digo qualidade falo em tempo que duram e conforto quando as colocas).

O campo de visão é maior, não tens problemas com a visão lateral e tens mais liberdade de movimentos quando praticas desportos.

Aliás, aconselho-te a usar lentes, mesmo que daquelas que só duram um dia, quando praticas desportos como ténis ou outra coisa onde uma visão muito apurada seja muito importante e a probabilidade de estragares os óculos seja muito grande. Ainda nos tempos iniciais, pus-me a jogar ténis sem qualquer auxiliar de visão… Nem água bebia, o meu colega riu-se o dia todo :smiley:

Viver numa sociedade que precisa de ler e compreender sinais, a toda a hora, com problemas de visão e sem óculos, ou outro auxiliar, é complicado :frowning:

cumps,
ADNR

Boas

Eu vejo perfeitamente ao perto e ao longe… não tenho problemas nenhuns desse género, mas tenho outro - Sou daltónico! :-[

Descobri este problema em alturas da minha candidatura à faculdade. Além do concurso “civil”, concorri para piloto da Força Aérea. No início eramos 1800 candidatos para 32 vagas. Passei os exames físicos, psicotécnicos e médicos que fiz durante duas semanas (todos os dias, das 9h às 18h, ia para lá ser avaliado). Ao fim de 3 dias de exames médicos - altura em que eramos apenas 18 marmanjos (menos que as vagas) - foi dia de oftalmologia. Fizeram-me uns testes que consistem na identificação de números no meio de círculos de várias cores onde os daltónicos apenas vêem alguns números. Foi o meu caso, tendo reprovado devido a esse problema, embora o meu daltonismo não seja forte! ^-^

Hoje em dia, e um pouco como tentativa de superar as minhas limitações, estou a criar o meu atelier de Artes Gráficas e Web Design, estando já a trabalhar nesta área - com bastante sucesso - há 4 anos. :victory:

A título de curiosidade, fiquem a saber que o Daltonismo transmite-se geneticamente da mãe para o filho, isto é, as mulheres passam o gene mas o problema só se manifesta nos homens.

Como podem imaginar, nos 10 anos que passaram desde que identifiquei o problema o mesmo tem sido alvo de bastante curiosidade por parte de amigos e conhecidos que quando sabem, como primeira reacção, olham para mim como se eu fosse um alien e pedem-me para dizer as cores do que trazem vestido. :eh: Mas pior são os meus amigos orcs que fazem piadas com base nas cores dos dois rivais de Lisboa.

Portanto, quando pensarem em queixar-se dos óculos que têm que usar, pensem em mim. Porque eu, se precisasse de óculos podia acontecer ir à loja e dizer ao vendedor “Ah e tal, gosto daqueles cinzentos” e ele responder-me “Quais?!”. :smiley:

:lol:

Mas não sofres de visão acromática pois não? Isto é, consegues ver algumas cores, certo? Realmente deve ser tramado não distinguir o verde do vermelho ^-^

Também conheci um colega meu que era daltónico, do tipo que não distingue entre vermelho e verde. É muito chata essa condição. Uma vez tivémos um exame prático no curso de Biologia, que consistia em identificar tecidos vegetais ao microscópio e ele viu-se aflito porque os corantes usados em anatomia vegetal são precisamente…o verde e o vermelho ^-^

Já agora permite-me uma correcção. As mulheres também podem ter daltonismo, não é uma disfunção exclusiva dos homens. No entanto, como as mulheres têm dois cromossomas X e como para ter a doença é preciso ter os dois cromossomas X com a mutação, é muito díficil uma mulher herdar ambos os cromossomas com a doença. Ou seja, o cromossoma normal acaba por compensar o cromossoma mutado na mulher. Já o homem só tem um cromossoma X, por isso, se herdar o cromossoma com a mutação,não tem o outro para compensar e manifesta a doença.

Tens razão na tua correcção. Fui confirmar à Wikipédia e parece que assim é em relação às mulheres.

O meu grau de daltonismo é pequeno. Consigo distinguir perfeitamente o verde do vermelho. O problema é quando as cores têm tonalidades mais aproximadas.

Basicamente, neste teste abaixo que vi à pouco quando fui à Wikipédia, tive de chamar a minha companheira até junto do pc para que ela me confirmasse de que não me estavam a “engrupir”… é que eu não vejo nenhum 8, como seria suposto ver.

Foram testes deste género que me fizeram chumbar na Força Aérea.

Aqui também não vejo número nenhum… era suposto ver um 2. ::slight_smile:

Pessoal… pelos testes postados acima… não há aí mais daltónicos? É que se houver, podemos criar um Núcleo. :lol:

lol…eheh não sou daltónico :inde:

Graças a Deus que consegues distinguir o verde do “resto” :twisted:

:shifty:

Eu sei que não sou daltónico e até vejo bem, mas aquele 8 não foi nada fácil de ver…