[center]“Isto é o Sporting: é ter coração, é lutar até ao fim” 01-05-2018
Dados Wiki Sporting: http://www.wikisporting.com/index.php?title=Miguel_Maia
Nome- Luís Miguel Barbosa Maia
Nascimento- 23 de Abril de 1971
Naturalidade- Paranhos - Porto - Portugal
Posição -Jogador de Volei - Distribuidor
Miguel Maia é indiscutivelmente um dos melhores jogadores de voleibol portugueses de todos os tempos.
Começou a praticar voleibol com apenas 6 anos estreando-se como jogador sénior aos 16 anos, na Académica de Espinho, equipa com a qual conquistou o seu primeiro título de campeão nacional, além deste clube, Miguel Maia fez carreira no Esmoriz, Sporting Clube de Portugal, Crema (Itália) e Sp. Espinho.
No Sporting, esteve num primeiro período entre 1991/92 e 1993/94 tendo conquistado 3 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças.
Em 1992 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta.
A 05 de Junho de 2017 o Sporting anunciou oficialmente que o Voleibol passava a fazer, 22 anos depois, novamente parte do ecletismo leonino, com a equipa sénior masculina a competir na Primeira Divisão Nacional na época 2017/18, tendo Miguel Maia como capitão.
Apesar de ser então o mais velho voleibolista em alta competição em todo o mundo, Miguel Maia assumiu-se como um dos jogadores chave da equipa ao longo de toda a temporada, capitaneando os Leões até à conquista do Campeonato Nacional.
Em quatro temporadas ao serviço do Sporting Miguel Maia conquistou 4 Campeonatos Nacionais, 1 Taça de Portugal e 2 Supertaças.
"Foi a primeira vitória no João Rocha, numa modalidade que volta 22 anos depois e é campeã. Estávamos orgulhosos no primeiro dia quando aqui chegámos, mas jogar no Sporting acarreta grande pressão, quando temos de lutar por títulos. A equipa acusou um pouco de pressão. O Benfica foi digno finalista. (...) O Sporting tem de ser assim. Seremos cada vez maiores. Sou um dos adeptos e emprestaram-me para estar aqui a jogar. O voleibol também ganhou com isto, quinto set e discussão até ao fim. Vou guardar esta bola para mim, como recordação. É um grande orgulho fazer parte deste clube"[/center]“Uma palavra ao presidente e a Rui Caeiro, pessoas inexcedíveis, que acreditaram no projeto, lutaram até ao fim e estiveram connosco. O presidente falou ontem mais de uma hora com todo o plantel. Ao contrário do que pensam as pessoas, o presidente é um valente, com um coração enorme, que ama o Sporting e deu-nos uma força interior para conseguirmos virar um resultado que parecia impossível. É lutar até ao fim e que seja extensível a todas a modalidades.”