o interesse da m$ sempre foi controlar todo o «ecossistema» do winphone. só que para isso, precisava do hardware e da rede de distribuição.
o que fizeram então? simples, procuraram entre as várias alternativas aquela que detinha (à altura) a maior parte do mercado de smartphones (60% antes de se virarem exclusivamente para os winphones), e que não estava ainda a bordo do Android.
e depois foi uma questão de «aliciar» os accionistas da Nokia a venderem e aceitarem a «benesse» dos vários milhões de $$$, e a promessa de uma parceria o mais estreita possível de modo a privilegiar a Nokia entre os vários fornecedores de soluções windows para smartphones/tablets.
acontece que, por trás, a ideia da m$ era a do costume, isto é, «abraçar» a Noika pela frente, mas por trás minar de modo a conseguir comprá-la por «tuta e meia» (incrível que a m$ pagou mais pelo skype do que pela Nokia), e assim passar a deter todo o «ecossistema» à lá Apple.
só não «viu» a jogada da m$ quem não quis, ou estava distraído. só que quem deveria defender a nokia estava (e ainda está) porventura mais interessado no dinheiro que daí pode vir, do que na manutenção da empresa. pelo que se falava na altura, aquando da entrada do Elop a Nokia estava cotada com um valor de 45B$!!!
eu pessoalmente tenho pena que tenham enveredado por aqui. podiam perfeitamente ter mantido o Meego para entry-level phones e apostado em Android para os high-end.
se alguém poderia realmente fabricar algo de fabuloso neste mercado era a nokia, e provavelmente iriam ofuscar a Samsung dentro de alguns anos.
assim foi mais um gigante que caiu…
e agora? bem, agora vamos ver. duas coisas me parecem óbvias, a gama Lumia terminou, e a m$ nunca soube fazer hardware (veja-se o flop dos surfaces). eu, se tivesse que meter dinheiro no sucesso desta nova «empreitada microsoftiana», metia o mínimo possível.