Michelle Larcher de Brito

Como parece que há um crescente interesse em seguir a carreira da nova menina bonita do ténis mundial fica aqui o tópico para discutir pormenores da carreira profissional desta sportinguista.

Alguns dados: Michelle Larcher de Brito

Naturalidade: Lisboa, Portugal

Residência: Bradenton, Florida, USA

Altura: 1,65m

Peso: 57kg

Carreira: Profissional desde 07-02-2007

Ganhou o G18s Orange Bowl 2007 com 14 anos, 10 meses and 11 dias.
Estreou-se no Sony Ericsson WTA Tour rankings no #364 e tornou-se na mais jovem jogadora no top 500 com uma margem de 1 ano e meio.
Tornou-se a 7ª jogadora mais jovem na história da WTA Tour a vencer um encontro do quadro principal com 14 anos e 3 meses no 2007 Sony Ericsson Open. A mais jovem desde a Age Eligibility Rule em 1995.
A mais jovem a vencer o G16s Eddie Herr Championship com 12 anos em 2005.
A 3ª nos 18 anos de história do Eddie Herr Int. a receber o prémio Estrela Emergente (Rising Star Award), depois de Maria Sharapova (2000) e Alissa Kleybanova (2003).
A mais nova jogadora a ser seleccionada e escolhida na história do World Team Tennis.

O norte-americano Nick Bollettieri, o mítico fundador da academia de ténis que leva o seu nome e que já lançou para a ribalta da modalidade nomes como Andre Agassi, Monica Seles, as irmãs Venus e Serena Williams, Pete Sampras e Tommy Haas, acredita que a prodígio portuguesa Michelle Brito tem tudo para, dentro de pouco tempo, ser uma principais jogadoras do circuito feminino.

“A Michelle é uma lutadora e tem um grande espírito para se tornar numa tenista do ‘top ten’. À medida que for ganhando confiança finalizará os pontos mais cedo. Ela parece estar no bom caminho. Vou continuar a seguir o seu percurso. Ela tem estado connosco desde menina e acreditamos que melhorará cada vez mais. Estou muito orgulhoso dela e feliz por ela treinar nesta academia. Acredito que nos próximos anos devemos assistir a grandes feitos da Michelle, o que será grandioso para Portugal e contribuirá para inspirar as crianças portuguesas a jogarem ténis”, afirmou Nick Bolletieri em declarações à Agência Lusa.

Sobre a derrota da jovem tenista portuguesa diante da russa Svetlana Kuznetsova, ocorrida na quinta-feira nos quartos-de-final da Rogers Cup, o treinador e empresário norte-americano lembrou que o revés frente a uma das melhores tenistas do Mundo pode ser uma grande lição para a sua pupila. “Foi um pouco decepcionante a derrota no primeiro set, mas a Michelle disse-me que foi uma experiência de aprendizagem e espera não voltar a repeti-lo. Quando se tem apenas 15 anos e se está a competir contra as melhores do Mundo, isso deve ser encarado como um sinal positivo para se cuidar e trabalhar e avançar no seu tipo de jogo”, frisou.
Actualmente com 15 anos, Michelle Brito e a sua família estão há seis em Bradenton, no estado da Flórida, justamente para que a jogadora pudesse ingressar na famosa academia de Nick Bollettieri.
A tenista portuguesa, neste momento, ocupa o 169.º lugar no ranking da WTA, mas na próxima lista, que será actualizada na segunda-feira, já irá aparecer como a melhor portuguesa de sempre, superando Frederica Piedade, que chegou a ocupar a 142.ª posição.

In Record

Michelle Brito: «Diverti-me e pude aprender» ESPERA FICAR ENTRE AS 120 PRIMEIRAS DO MUNDO

Depois do desaire com Kuznetsova, Michelle Brito prestou declarações ao site da Rogers Cup e mostrou-se satisfeita com o desempenho.

“Não consigo explicar as razões que me levaram a perder o meu serviço muitas vezes no último set, mas em termos gerais foi positivo, diverti-me e pude aprender. Além disso, também consegui alguns breaks”, referiu.

Questionada sobre o facto de se mostrar aborrecida no último set, Michelle Brito desdramatizou: “Muitas vezes é quando me aborreço que começo a jogar melhor! Estava muito concentrada no jogo e, apesar de parecer zangada, tirei partido do jogo porque teve qualidade.”

E deixou elogios à opositora: “Foi um duelo interessante com alguém que já ganhou um torneio do Grand Slam, uma excelente jogadora que se movimenta muito bem, serve com qualidade e tem um nível de ténis muito elevado.”

Nem a pausa de 10 minutos entre os últimos sets a perturbou: “Não me quebrou o ritmo. Pelo contrário – sentei-me, descansei, ensaiei alguns serviços e, quando voltámos a jogar, senti-me bem.”

Sublinhando que não alimentava expectativas de chegar aos oitavos-de-final da prova, Michelle espera ter ganho fãs em Montreal e mantém a ideia de que jogar descontraída sem a obrigação de ganhar “é o ideal”.

A portuguesa diz-se fã de Martina Hingis e, esperando integrar as 120 primeiras do Mundo, conclui: “Estou a ganhar popularidade no meu País porque não temos muitos tenistas e fico feliz por colocar Portugal no mapa do ténis.”

http://www.record.pt/noticia.asp?id=797463&idCanal=117

A tenista portuguesa Michelle Larcher de Brito vai defrontar a norte-americana Abigail Spears na segunda ronda de qualificação do US Open.
Após bater a norte-americana Angela Haynes por 3-6, 7-5 e 6-4 na ronda anterior, a jovem atleta portuguesa estará frente-a-frente com Spears, 169.ª do ranking mundial, que “arrumou” a croata Karolina Sprem com os parciais 6-4 e 6-4.

In Record

Michelle Brito vai iniciar a temporada de 2009 representando a selecção da Europa numa exibição em Hong Kong, no início de Janeiro.

A melhor portuguesa no ranking mundial já esteve presente neste evento este ano, mas o formato do torneio terá uma nova designação, pretendendo a organização criar uma prova por selecções. Neste caso, Michelle Brito, que já está comprometida através da IMG, seria integrada na representação europeia.

“Espero que isso não possa comprometer a preparação para o Open da Austrália”, disse-nos António Brito, pai e treinador da atleta.

É ponto assente que a sérvia Jelena Jankovic, actual n.º 2 mundial, também irá estar presente, decorrendo negociações para, pelo menos, a prova contar com uma das irmãs Williams. Venus foi a última vencedora do torneio, derrotando na final Maria Sharapova.

Até à Austrália, Michelle tem mais dois torneios em agenda. Hoje entra em acção em Taskhent, no Usbequistão, defrontando a eslovena Andrea Klepac, n.º 131 do Mundo. O outro compromisso é no Canadá, mais concretamente em Quebec, onde irá encerrar o ano. Para 2009 já poderá jogar 13 torneios.

In Record

Michelle Brito garantiu a presença na segunda ronda do torneio de Tashkent (Uzbequistão) ao derrotar a Andrea Klepac em três sets.
A tenista portuguesa ganhou o 1.º por 6-0 mas a eslovena, 131.º do mundo, venceu o 2.º por 6-7 (4), forçando a realização de um terceiro, onde a Michelle Brito voltou a mostrar a sua superioridade, ganhando por 6-2.
Depois do Uzbequistão, a portuguesa ainda entrará em competição no torneio do Quebec, onde irá encerrar o ano.

In Record

Michelle Larcher De Brito derrotou a bielorrussa Tatiana Poutchek na 2.ª ronda do torneio de Tashkent (Cazaquistão), por 6-4 e 6-1.

É Sportinguista e isso basta, pelo menos para mim. Grande atleta. Tão nova e já se fala nela como a melhor de sempre em Portugal.

Eu sempre que dou por isso, gosto muito de acompanhar as competições femininas na eurosport acho que é um desporto lindo, e faço-o sobretudo pela Sharapova que adoro o jeito dela e também porque muita gente não gosta dela (para além de ser linda ;D ).
A Michelle é como é óbvio a única que me faria apoiar outra jogadora que não a Sharapova, mas nunca tive oportunidade de ver um jogo completo da rapariga. Hoje fui pesquisar um pouco no youtube e encontrei a parte final do jogo com a Kuznetsova e a rapariga joga muito mesmo, e vamos ter uma uma top 10 tenho fé.

Fica aqui a parte final do jogo para quem queira ver

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=7mp6QkP2BUg&feature=related[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=_gpVtVz0Bm4&feature=related[/youtube]

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=1kxaLo1riGo&feature=related[/youtube]

Joga muito mesmo, os comentadores fazem-lhe só elogios (menos na parte dos gritos, grita mesmo muito a menina a jogar).
Queria fazer um pedido a quem acompanha mais a modalidade, que era, se dessem por isso, da rapariga ir jogar que podessem avisar para ver se se consegue arranjar transmissão, gostava muito de torcer “in loco” pela nossa menina prodigio.

Força Michelle!!!

Esses vídeos mostram bem aquilo em que a Micaela Brito ( :smiley: nome verdadeiro dela) é boa e má. Tem de melhorar muito o serviço (virá com os anos de treino e com ganhos de força muscular) e toda a força física de um modo geral (aquelas pancadas hão-de ganhar bem mais velocidade e força). No resto, o talento está lá. Parece uma mistura de Hingis e Davenport, só que mais baixinha (e gordinha).

Mas neste momento assemelha-se e muito à Davenport, esta por ser velha e já não conseguir correr e bater bolas como antes, e a Michelle por ainda ser muito nova e ter que comer muita sopa, mas ambas são iguais neste momento numa coisa: quando o jogo delas “engrena”, elas nem precisam de correr muito, batem calmamente as bolas para aqui e para acolá e obrigam as adversárias a andar de um lado para outro à rasquinha feitas baratas tontas. Isto no ténis é classe e talento. De resto, daqui a 2 ou 3 anos quando a componente física da Michelle se começar a equipar à das adversárias, obviamente ela será uma das melhores, ou “a” melhor do mundo.

Aqui deixo uma famosa e completa reportagem já de há 2 anos sobre a Michelle:

[youtube=425,350]http://br.youtube.com/watch?v=E9YdVnARU1k[/youtube]