Metropolitanos de Portugal: Informação das Linhas

Nos últimos 6 anos devo ter andado em média por semana de metro 4 vezes. Já saí em dezenas de estações e nunca me aconteceu nada.

É óbvio que quem sai no Intendente corre mais perigo do que quem sai nas Laranjeiras ou no Campo Grande pois existem zonas tendencialmente mais degradadas que outras.

Como sabes o Metropolitano de Lisboa é uma Empresa Pública logo vive do dinheiro do Estado. A empresa tem um prejuízo de cerca de 4 mil milhões de euros. Todo e qualquer gasto da empresa neste momento é controlado ao infimo pormenor. Faço parte dos RH do Metro de Lisboa e assisto diariamente a formações de Vigilantes de empresas especificamente de Segurança e aquilo que eu vejo é que para o que eles são treinados fazem-no com competência. Por volta de uma certa hora todas as estações consideradas problemáticas fecham todos os acessos secundários e apenas os principais ficam abertos.

Agora não podes é esperar que exista um Segurança ou um Polícia por cada metro quadrado, em nenhum lado é assim. Cabe ao bom senso de cada um saber os terrenos que pisa.

Sempre que andei de metro à noite onde me senti mais “desconfortavel” foi mesmo nesse eixo anjos - martim moniz.
Como uso pouco a amarela e azul não sei dessas!

acho que é uma “crew” de graffiti

btw, sobre o metro, realmente a zona que acho mais desconfortável não só por quem anda lá é martim moniz - arroios

A de Alvalade é seguríssima. Normalmente, vês muitos míudos de uma básica/secundária e idosos por lá. Instalações são as essenciais de uma estação de metro, penso que nesse aspecto não deves encontrar grandes diferenças entre as várias linhas.

Bom tópico.

Já agora, as instalações de Sta. Apolónia são de nível A, ou não fosse uma das mais recentes estações :great:

Adicionada a Linha A do Metro do Porto.

Nessas posso eu contribuir. Até porque utilizo o metro duas a quatro vezes por dia.

Se precisares de alguma informação… :wink:

Telheiras: Segurança nível 0 e Instalações tipo A. É provavelmente das estações em melhor estado da linha verde.
Edit: Pontos de referência: Telepizza, Praça Central, “Aldeia de Telheiras”, Restaurante Chilli’s, Taxis.
Escolhe os que achares melhor.

A que puderes dar por favor. É que eu só fui ao Porto uma vez e só me lembro de ter usado as da Campanhã, da Casa da Música e do estádio. :great:

Sou dos Açores, vou a Lisboa 2 ou 3 vezes por ano, e para ir aos sítios mais comuns, como o Colombo ou o Parque das Nações, vou sempre de Metro, e também nunca tive qualquer tipo de problema.

A linha vermelha, para o Parque das Nações, tem duas coisa a que acho “piada”:

• há uma estação chamada Bela Vista, que tem uma pequena parte do trajecto ao ar livre, e em que a bela vista são uns cerrados mal amanhados e umas barracas a cair aos pedaços :mrgreen:

• como é uma linha recente, quase todas as estações são amplas, coloridas, decoradas pelos melhores artistas plásticos; no entanto, há lá uma pelo meio, já não me lembro qual, que é muito pobrezinha, sem decoração praticamente nenhuma, sempre me perguntei porquê…

Pode surpreender muita gente, mas ainda há algumas hortas em Lisboa :stuck_out_tongue:

Alvalade: Segurança a nível 0.

Essa estação pobrezinha deve ser a de Cabo Ruivo, mas não tenho a certeza porque (ainda) não faço a linha vermelha todos os dias. Se for essa a explicação deve ser simples. O tráfego de passageiros na estação é extremamente baixo, já que só há praticamente armazéns e fábricas na zona (muitas delas abandonadas), por isso não devem ter investido muito na inraestrutura.
Essa estação deve ser também a que está mais à superfície de entre as subterrâneas, acho que tem um único lanço de escada, não particularmente comprido, de acesso ao exterior.

Algumas?!

Por alguma razão nós somos alfacinhas.

Eu ando de metro 2 vezes por dia e quase sempre na linha vermelha, por vezes também vagueio pela linha amarela e verde.

Sim a estação sem decoração nenhuma é a de Cabo Ruivo porque a afluência é mesmo perto de zero. Em hora de ponta o máximo de pessoas que saem nessa estação são para ai 5. Mas olha que é preferivel a estação de Cabo Ruivo ser assim do que por exemplo a das Olaias que é a das mais luxuosas do metro de Lisboa e em vez de 5 pessoas em hora de ponta saem 10, mas a estação das Olaias é maior por exemplo que a dos Olivais (que é a estação que fornece a maior freguesia de Lisboa).

Mas com o tempo percebe-se que no Metro é 8 ou 80. Ou temos grande luxo sem qualquer sentido ou temos tudo a cair de podre e vá temos de admitir também temos algumas estações bem feitas e feitas mesmo à medida certa :mrgreen:

Uma pequena correção. A estação dos Olivais Sul não é a única que fornece a mais populosa freguesia de Lisboa (e segunda do país), as estações de Cabo Ruivo e Gare do Oriente (e a partir de Junho também as de Moscavide e Bairro da Encarnação) também servem a freguesia.

Por acaso acho que as Laranjeiras é perigosa. Aquilo a certas horas é vazio, e isolado atrás de edifícios, e há muito sítio onde um gajo se possa esconder e aparecer de repente. É

Será que é mesmo em Junho? É a primeira data a ser lançada foi Março de 2010 depois Abril de 2010 depois Novembro depois Janeiro de 2011 e depois desistiram de pôr lá a data porque pronto.

A estação de Moscavide quando tiver terminada apenas serve nos Olivais o Casal dos Machados que é muito muito pouco

Eu espero bem que seja, vai-me dar um jeitão. Junho foi a última data de que se falou, por isso vou esperar que seja mesmo em Junho.

Metropolitano do Porto

Linha A

Senhor de Matosinhos
Segurança: Nível 2
Locais de Referência: Parques de diversões (festas do Senhor de Matosinhos)
Instalações: Nível B

Mercado
Segurança: ?
Locais de Referência: ?

Brito Capelo

Matosinhos Sul

Câmara de Matosinhos
Locais de Referência: Câmara Municipal de Matosinhos; Zona nocturna - Discotecas

Parque Real

Pedro Hispano

Estádio do Mar
Locais de Referência: Estádio do Mar

Vasco da Gama

Senhora da Hora
Correspondência com as Linhas B, C, E e F
Segurança: Nível 0

Sete Bicas
Locais de Referência: NorteShopping

Viso

Ramalde

Francos
Segurança: Nível 3
Locais de Referência: Bairro de Francos

Casa da Música
Locais de Referência: Casa da Música; Rotunda da Boavista; Avenida da Boavista; Avenida de França
Instalações: Nível A
Plataforma Intermodal: Autocarros

Carolina Michaëlis
Segurança: Nível 1
Locais de Referência: Hospital Maria Pia; ES Carolina Michaëlis; ES Rodrigues de Freitas; Junta de Freguesia de Cedofeita; Conservatório de Música do Porto; Igreja de Cedofeita; UP - Faculdade de Farmácia

Lapa
Segurança: Nível 2
Locais de Referência: Rua de Cedofeita

Trindade
Correspondência com a Linha D
Locais de Referência: Igreja da Trindade; Câmara Municipal do Porto

Bolhão
Locais de Referência: Mercado do Bolhão; Rua de Santa Catarina; Shopping Via Catarina; Shopping Gran-Plaza

Campo 24 de Agosto
Locais de Referência: Junta de Freguesia do Bonfim

Heroísmo

Campanhã
Locais de Referência: Estação de Comboios da Campanhã
Plataforma Intermodal: Autocarros; Comboios

Estádio do Dragão
Correspondência com a linha F
Locais de Referência: Estádio do Dragão; Dolce Vita Porto

À medida que vais pondo as linhas, eu tento completá-las com aquilo que conheço (foi o que fiz com a Linha A. Só falei daquilo que sei ou que me lembrei).
Também dava jeito vir mais malta do Porto para este tópico para darem as suas opiniões…

A todos os interessados, hoje a Carris e o Metro de Lisboa estão a deixar carregar os passes ao preço actual até ao mês de Abril. Se quiserem escapar aos aumentos de amanhã aproveitem, eu já tenho o meu passe combinado sub-23 carregado até 11/04.