Mesquita Machado - A Montanha Pariu um Rato

Mesquita Machado fez um apelo para que a sua renúncia à presidência da Mesa da Assembleia Geral da Federação “sirva
para uma reflexão profunda no futebol português” e para “que deixe de haver estas autênticas poucas-vergonhas” na arbitragem.

O presidente demissionário da Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) voltou a criticar duramente as arbitragens dos jogos do Sporting de Braga com Benfica e FC Porto e frisou “não pactuar com estas situações”.

“Espero que esta minha atitude sirva para uma reflexão profunda no futebol português e para que deixe de haver estas autênticas poucas-vergonhas, em que há sempre os mesmos beneficiados e os mesmos prejudicados”, adiantou.

Mesquita Machado, que falava durante uma conferência de imprensa realizada no Estádio Municipal de Braga, onde marcaram presença dirigentes do clube arsenalista e da Associação de Futebol de Braga, considerou ainda que o Sporting de Braga “é o alvo a abater” por causa da luta mais apertada este ano para o acesso à Liga dos Campeões.

“Acho que não deixa dúvidas a ninguém. O Braga pratica um excelente futebol dentro das quatro linhas e, não porque a bola bateu no poste, mas porque o homem do apito não deixou, está numa posição na tabela classificativa que não reflecte a verdade desportiva”, disse.

O também presidente da Câmara Municipal de Braga acrescentou que “se não fossem [os pontos] que lhe foram espoliados, o Braga liderava” o campeonato, considerando, por isso, a prova “uma falsidade”.

Mesquita Machado voltou a pedir a demissão do presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira. O autarca frisou que as últimas declarações do responsável da arbitragem, que afirmou que “quem não gosta não vá aos estádios”, constituíram “as gotas de água” para dizer “basta”.

“É tempo desse senhor deixar de dirigir a arbitragem portuguesa”, adiantou Mesquita Machado, considerando as afirmações de Vítor Pereira uma “afronta aos espectadores”.

Em relação à sua renúncia, referiu: “Não tenho condições para continuar como presidente da AG da FPF, sob pena de estar a pactuar com esta situação. É com pena e tristeza, mas consciente que este gesto possa acabar com a pouca vergonha”.

Quanto às “verdades” que prometeu revelar, disse já ter dito “muitas” e voltou a frisar ter tido “conhecimento de que teria havido influências externas para que o árbitro fosse alterado” no jogo com o Benfica. Prometeu dizer “nomes quando for aberto um inquérito pela Procuradoria-Geral da República”, para “não prejudicar essa investigação”.

Para o presidente da Liga de clubes, Hermínio Loureiro, também sobraram algumas alfinetadas: “Também tem responsabilidades, é o presidente da Liga. Respeito o seu silêncio, mas eu, no lugar dele, tomaria as medidas necessárias para colocar termo a este tipo de situações”.

Mesquita Machado referiu que o hiato de duas semanas para decidir pela renúncia - entre as primeiras críticas depois do jogo com o Benfica, na Luz, e o jogo de sábado, com o FC Porto - deveu-se porque esperou que fossem tomadas medidas, mas, acrescentou, verificou no jogo seguinte “que
a pouca vergonha prosseguiu”.

In Record

A Montanha pariu um Rato, Mesquita Machado prometeu mas não cumpriu.
Ficamos de novo sem saber nomes, factos nem verdades.

Este homem é um triste. Fala do roubo do Braga como se fosse algo de inacreditável. Coitado! Está a ser roubado há dois jogos.

O Sporting Clube de Portugal está a ser roubado há… 25 anos, pelo menos!!

Não vos percebo. Quando as equipas que jogam com os nossos rivais são roubadas, vocês protestam que os responsáveis e treinadores ficam caladinhos. Agora que estes gajos fazem um escarcéu parecido com o nosso luto, mandam-no estar calado?

:arrow:

Está mais que visto que se vai arranjar maneira de o Braga nos ganhar em Alvalade à custa de um qualquer senhor do apito, para que “baixem o faixo”.

Esperava-se mais de Mesquita Machado.
Está mesmo a ver-se que isto vai acabar como se nnão se tivesse passado nada, como em tudo o que acontece no futebol portugues, e em Portugal em geral.

O Braga foi roubado como à muito tempo eu não via uma equipa a ser roubada…

Este futebol é uma vergonha e enquanto alguém sério no futebol não pega nisto, não há volta a dar. Já era altura do Sporting juntamente com mais alguém que queira mudar isto fazerem alguma coisa.

se o Mesquita Machado fosse Sportinguista ja tinha tido uma depressao…

Como muito bem aqui disseram, o sistema NATURAL, e o sistema do NORTE estao em grande actividade, e a mexer o polvo todo…Nos vamos ficar a ver navios mais uma vez, a nao ser que a equipa dentro de campo de a resposta…

Caso o Sporting ganhe o campeonato este ano…e consiga arranjar um presidente decente, temos tudo para governar a liga por uns tempos…o Benfica e o Porto vao ter de vender os melhores jogadores pra compensar o prejuizo deste ano…Gastaram verbas recordes, e se nao forem a champions… :pray:

Tens memória curta, amigo Romero. Se por pouco tempo te referes a meses, aceito. Agora, se estás a incluir uns meros anos (3 ou 4), aconselho-te a ir ao baú. O que são dois penaltis e um golo fora-de-jogo a comparar com uma mão que rouba um campeonato? Ou com uma série de jogos seguidos (época 2003/2004, com Fernando Santos) que conseguem virar o Sporting-Lutador pelo 1º lugar, para o Sporting-3º Classificado.

Eu acho inteiramente legítimo, mas ficam todos orgásmicos por causa de dois ou três jogos quando o nosso adorado clube anda a ser espoliado há 3 décadas, pelo menos.

Visita este site: http://www.sporting.footballhome.net e revê os clássicos. Encontrarás, pelo menos, um lance de claro roubo em todos eles. Vê clássico dos clássicos de 1993/1994, em Alvalade, e analisa aquela amostra de arbitragem.

Custa-me esta espécie de manifestação como se estivesse montado uma circuito conspirativo contra o Braga. Todos sabemos que o jogo de Braga não foi um roubo (no sentido de prejudicar o Braga, clube), mas sim de beneficiar o Benfica. É diferente! O destinatário daquela arbitragem está muito bem identificado. O Braga teve o azar de apanhar com os dois clubes do Sistema.

Equiparar este roubo aqueles que o nosso clube tem sido vítima, é um opróbrio. O Sporting é vítima de uma complexa rede de interesses, de pessoas, de dinheiro e não de um qualquer roubo do momento como aquele que o Braga tem sido vítima.

Mas, amigos Sportinguistas, o Braga vai ser recompensado quando vier a Alvalade, não porque é o Braga, mas porque o adversário se chama Sporting

[font=Tahoma]Eu até concordo que a máfia não vai desperdiçar a oportunidade de nos tramar quando o S C Braga for a Alvalade, mas acho injustos alguns comentários.

Lá porque somos roubados desde há séculos, os outros não têm direito a protestar por o serem?
E não estarão eles também, a ser roubados vezes sem fio?

Outra questão é acusarem a máfia de ser sobretudo nortenha. Cá para mim, as maiores manobras a nível de arbitragem têm sido todas tramadas mais para os lados do Colombo, só que os outros não são meninos de coro, e têm-se defendido bem.
Os mais novos só conhecerão a realidade dos roubos desde que o FCP atingiu a hegemonia do futebol português, ou seja, desde a época 1977/78, quando recuperaram o título, ao fim de 19 épocas de jejum.
Po coincidência ou não, até então eram sempre roubados, quase tanto como nós. Tal como Bernard Tapie, após um jogo do Marselha perto do Colombo, constataram que para bater os orcs tinham que fazer o mesmo que eles, e assistiu-se, depois de 1978/79, a várias épocas negras da arbitragem portuguesa.
Para os que não conheceram a realidade anterior, ficou a convicção que a máfia é nortenha.

Ora, desde há já alguns anos a esta parte que isso já não é bem assim. Hoje em dia a roubalheira é mais subtil, e sempre mascarada com «erros humanos» dos árbitros.
Como há hoje em dia muito mais informação, as manobras de bastidores têm que ser muito mais discretas, e sobretudo as roubalheiras têm que ser mais «inocentes», por causa das TVs.

Tem também que se prestar atenção ao papel da imprensa, nomeadamente dos dos pasquins principais, que não perdem uma para insinuar que a máfia é nortenha, tipo «agarra que é ladrão».

É evidente que o Sporting não é tido nem achado, e como é sabido que mesmo que quisesse comprar árbitros não tem dinheiro para tal, somos constantemente acusados de beneficiar de «erros humanos» dos árbitros.
Ou seja, quando os árbitros favorecem alguém que não o FCP, trata-se de «erro humano», quando favorecem o FCP, trata-se de desonestidade e corrupção.
Mas alguém acredita neste absurdo?
Os orcs não compram árbitros?, Só o FCP é que o faz?
Deixem-me rir…
Apareceu petróleo nos arredores do Colombo (a julgar pelas contratações), e nem um bocadinho dele foi empregado na corrupção de árbitros?
Aquela roubalheira contra o S C Braga não existiu?
A seguir o S C Braga é prejudicado, mas muitíssimo menos, contra o FCP, e aí sim, já há corrupção…
Francamente…
Atenção, há muitas formas de corrupção, mas para os mais puristas posso alterar a expressão para «influência».

Mas para o que interessa, e por muito que nos doa, os clubes que não os três grandes são muito mais prejudicados, só não vê quem não quer.
É claro que por vezes têm os seus altos, como já se notou com o Boavista F C e o Vitória de Guimarães, mas são muito mais prejudicados.
Os árbitros não respeitam os clubes mais pequenos do mesmo modo que os grandes.
São tão maus profissionais, que nem sequer tratam do mesmo modo jogadores já famosos e outros em início de carreira, dentro da mesma equipa. Se um jogador é mais mediático perdoam-lhe cargas, agressões, protestos, e até insultos, mas se é um jovem em início de carreira mostram-lhe cartões por tudo e por nada.
(Pereirinha que o diga)
Mas, repito, Jorge Jesus teve razão, quando disse que os árbitros não deixam clubes que não os três grandes serem campeões. E a única excepção, que me lembre, foi o Boavista F C, e, por muito bem que essa equipa tenha jogado nessa época, não ficou livre de suspeitas.
E quanto aos três grandes, como não temos dinheiro para comprar árbitros, somos de longe o mais roubado.

Costumo chamar a atenção para o seguinte: Os árbitros assistentes conseguem ser muito piores que os árbitros principais, e passam muito mais despercebidos. Fazem m*rda da grossa, e quem fica queimado é o árbitro principal. Ainda por cima existe a convicção que a culpa é deste, pois pode contrariá-los. Ora, não é bem assim, se os outros existem é para alguma coisa, e se ele os ouve é porque precisa da opinião deles, que terão visto melhor os lances.
Ora, como hoje em dia não se pode roubar como dantes, por causa das TVs, o roubo passou a ser efectuado muito mais pelos assistentes que pelo árbitro principal. E é o crime perfeito. Os árbitros assistentes têm um papel secundário, logo os erros são mais «secundários», são «erros humanos», e não fruto de corrupção…

Só quem não vai ao futebol é que não vê absurdos como numa simples decisão sobre quem foi o último a tocar na bola, mesmo nas barbas do árbitro assistente, se errar. E para qualquer dos lados. Não se trata de facciosismo. Quantas vezes não vemos ser assinalado ao contrário um lançamento de linha lateral? Já nem me atrevo a contar, num único jogo. E se nem nisso conseguem acertar, quanto mais num fora de jogo ou num penalty?
Sejamos francos, os árbitros assistentes não prestam. E alguns deles serão mais tarde árbitros principais…
E se juntarmos à incompetência a corrupção…[/font]

Não tenho grandes dúvidas que o braga vai ser recompensado!

Se for contra nós, é a historia da cajadada e dos dois coelhos! :arrow:

Penso que tem havido uma má interpretação de alguns comentários aqui feitos. Não sou contra o protesto de outros clubes, sou é contra uma vitimização monstruosa como aquela que o Braga tem feito, como se houvesse uma conspiração contra eles. Não queiramos cair no erro de comparar os interesses que vão contra o Braga, com aqueles que vão contra o Sporting Clube de Portugal.

Os assistentes são outro cancro do futebol português, mas não tenho dúvidas que a culpa final é do “controlo central”, isto é, do árbitro principal, que entra no jogo com ideias e intenções claras, ou seja, mal intencionadas e pré-concebidas.
No jogo SCP vs braga, o braga vai ser beneficiado, não para os compensar, mas para roubar o Sporting Clube de Portugal. Isto é uma certeza.

E os clássicos de Fevereiro vão ser autênticos hinos ao “Sistema” e à escumalha que emana no futebol português. :cartao: