SITUAÇÃO IMAGINÁRIA 1
Sou motorista de pesados de passageiros há uns anos e ganho 1000 euros por mês na Barraqueiro.
Certo dia calha cruzar-me com um dirigente do Sporting que me propõe ir conduzir o autocarro da equipa, mas diz que só me pode pagar 800 euros por mês.
Aceito ou não aceito?
SITUAÇÃO IMAGINÁRIA 2
Sou motorista de pesados de passageiros há uns anos e ganho 1000 euros por mês na Barraqueiro.
Certo dia sou abordado por um dirigente do Benfica que me propõe ir conduzir o autocarro da equipa e oferece-me 1500 euros por mês.
Aceito ou não aceito?
EXERCÍCIO
Agora troquem a profissão, a empresa e o dinheiro pela vossa verdadeira profissão, empresa e pelo vosso ordenado. E digam-me: aceitavam ou não aceitavam? O diriam os vossos familiares (a mulher, os pais, os filhos…)? E os vossos amigos?
Se essa diferença fosse necessária para a subsistência da minha família, aceitaria o ordenado maior.
Se a diferença fosse entre ter um mercedes xpto em vez de um mercedes xyz, como nos jogadores de futebol, sem dúvida o SPORTING!
Para mim a resposta instintiva é sim e não. Sim, trabalhava para o Sporting por menos do que ganho hoje e nunca trabalharia para o Benfica qualquer que fosse o dinheiro que me oferececem.
Mas sei que não ia ser fácil convencer a família e os amigos, porque sei que todos iam dizer que eu era louco e que primeiro estavam os meus filhos.
E não é que têm razão! Que direito é que eu tenho de aceitar um emprego mais mal pago ou recusar um melhor pago, só por causa do Sporting? Será que eu não tenho o dever moral, perante os meus filhos e a minha responsabilidade de lhes proporcionar uma vida melhor, de responder exactamentre o contrário do que respondi?
Ser do Sporting é uma benção. É das poucas (muito poucas) coisas na vida sobre as quais não tenho dúvidas. Mas também pode ser uma doença.
Este é o meu dilema e lembro-me dele sempre que me falam do Figo.
É pá, se falarmos numa diferença de valores que proporcione um estilo de vida á familia para melhor, é evidente que se vai à procura da melhor proposta! Se falarmos em valores similares, é evidente que aí se resolve a questão com o coração…
Agora, quando se fala na vida dos filhos, a obrigação deverá ser pragmático, o profissionalismo deverá imperar, porque entre proporcionar ao filho uma vida com uma boa vida ou uma má vida, é evidente que devemos ser práticos e colocar o coração de lado, porque entre o amor familiar e o amor futebolistico não há por onde escolher!
Em primeiro lugar acho estas questoes muito pertinentes!!
Eu tambem posso dar um exemplo muito concreto , eu desde que vim para America , nao sei bem porque, mas passei a ser anti-benfiquista, mas sempre tentei ser o mais reservado neste aspecto,mas a determinada altura da minha vida passei a nao esconder o meu anti-benfiquismo, mas antes disso fui convidado para treinar a equipa de juniores da casa do benfica de philadelphia, e aceitei sem qualquer remuneracao, porque achei que as pessoas que me convidaram achavam que era competente para o lugar, eu ja nao gostava muito do benfica nessa altura mas queria provar a mim mesmo que podia fazer algo…
Onde eu quero chegar e o seguinte , se eu aceitei representar aquela colectividade sem remuneracao, tambem aceito que uma pessoa que seja sportinguista, aceite ser o condutor da camioneta do benfica por mais dinheiro , que o sporting lhes possa pagar.
Nao acho que uma pessoa por tomar uma atitude destas seja menos sportinguista, ou que seja marcenario, mas por outro lado acho que nao se deve gerenalizar, cada caso e um caso!!
Eu hoje posso dizer , e nao tenho vergonha de o dizer, sou anti-benfica em qualquer modalidade, mas se me convidarem para conduzir o autocarro do benfica para ganhar mais do que estou a ganhar , e obvio que aceito!!
So nao compreendia muito bem era as pessoas que me convidarem sabendo do meu (amor) pelo benfica…
Serei marcenario por causa disto?
… tentava convencer o Sporting a pagar-me 1500 ou pelo menos acima de 1000, usando o argumento que me queriam pagar 1500 noutro sítio… ora, se me queriam pagar tanto noutro sítio é porque eu seria muitíssimo bom no que fazia e eles não iam arranjar melhor que eu… e no final, o dinheiro a mais que me iriam pagar até lhes ia ficar ‘barato’, dada a qualidade do serviço prestado (e depois aqui entrava a parte dos méritos no currículo, das ideias e do plano de execução para as implementar).
Ou seja, basicamente estaria confiante que era capaz de transformar a hipótese 1 na hipótese 2. :mrgreen:
Será que o Paracelsus, ou outros membros do staff do fórum, dedicariam tanto tempo e trabalho em prol de uma “causa” diferente, tendo consciência de que esse tempo e trabalho poderiam ser aproveitados de forma mais produtiva ou rentável, ao nível pessoal e profissional?
Será que o Avantix não tem uma forma mais prazeirosa de gastar o seu dinheiro, que não com o alojamento e domínio do fórumscp.com?
Será que os recursos, tempo e trabalho que eu, o Avantix, o Frede, o FLL e outros dedicaram ao Movimento Leão de Verdade não poderiam ser aproveitados de outra forma, ou noutra causa, que não no Sporting?
Para mim, no futebol, existe alguma confusão entre o profissionalismo e a falta de amor à camisola.
Se para um motorista de pesados uma pequena diferença no salário pode representar uma grande diferença na qualidade de vida, para um jogador de futebol de topo não.
O que é engraçado é que são justamente os “motoristas” deste Clube que gastam dinheiro das suas curtas poupanças para estar no Estádio a apoiar os jogadores. São justamente aqueles que auferem meia dúzia de tostões os primeiros a assumir o fiel compromisso mensal de pagamento de quotas. São justamente esses que passam o dia a dar no duro e que lutam pela sobrevivência nesta sociedade os primeiros a sentir a amargura da derrota.
Por isso pergunto eu aos atletas que envergam a camisola do meu Clube, mas que raio de necessidade é essa de trocarem o AMOR DE MILHÕES pelo AMOR AOS MILHÕES sem que o segundo sentimento lhes faça realmente falta? Mas que raio de legitimidade é essa de poderem ser menos Sportinguistas que eu?
Se eu fosse conduzir a camioneta dos orcs podia levar a minha camisola do Moutinho? :rotfl:
Assim aceitava…
De qq maneira, isso é um cenário um pouco irreal… nós por sermos diferentes, pagamos sempre mais que os outros 8). Tenho uma pessoa chegada que é roupeiro nas camadas jovens que leva 210 contos limpos para casa, quando no outro lado andam a receber 140…
Acho isso admirável. Está absolutamente fora de questão.
Mas o exercício era justamente esse: penso que só podes avaliar o que se passa na cabeça de um jogador que ganha 10.000 e ao qual oferecem 15.000 depois de imaginares o que passaria pela tua cabeça se, ganhando 1000, te oferececem 1500.
Eu - é como te digo - diria que não ao Benfica por 1500. Mas sei que toda a gente ia dizer que estava louco. E sei que toda gente teria razão!
Não Sou Materialista, Nunca fui e não ligo ao dinheiro, nunca fui rico e por ter esta relação quase de desprezo ao dinheiro certamente nunca serei, para mim uma das utopias que mais Adoro é a troca directa, algo que há muitos anos era pratica comum entre os povos…
O capitalismo, os lucros assombrossos dos bancos, os créditos por vezes metem um bocado de nojo…
No entanto esta socieadade de consumo, obriga-nos a ter que ter e usar o dinheiro e cada vez há mais onde o gastar…
Por outro lado apenas 10 % trabalham naquilo que realmente gostam e para o qual são realmente bons, neste exemplo, se ele era bom para ser convidado para estes dois empregos e sendo o SPORTING uma Paixão e um Orgulho, no mínimo queria ganhar o mesmo, mas se tivesse que abdiquar de algum dinheiro e em vez disso recebesse a Gamebox para uma epóca e alguns bilhetes para a família, a inscrição do puto e a mensalidade numa Escola do SPORTING e talves a mensalidade da Mulher na ginástica ou Natação, Aceitava os 800 euros. Lá está, troca directa… E todos felizes.