Com jogadores que tivemos da craveira do Balakov, ou do Iordanov que, não sendo nenhum portento, era um exemplo de abnegação e dedicação, faz-me impressão que o Sporting de repente se tenha virado completamente para a América Latina. O Iordanov, por exemplo, até talvez pudesse dar um grande olheiro para o mercado de Leste, o que acham?
Não sei se este tópico é descabido, mas realmente faz-me impressão termos abandonado aquelas paragens futebolísticas.
Houve uma alteração de mercado fundamental nos últimos anos: os mercados de Leste passaram a recrutar jogadores em Portugal em vez de os exportar para cá (julgo que o primeiro terá sido o João Paulo Brito). Como o poder económico destes países e seus clubes cresceu, jogadores que valham a pena por regra vão logo para Ligas mais ricas que a tuga.
Não me lembro de ver portugueses a jogar na ex-jugoslavia, Bulgária, Roménia ou na Hungria, por exemplo. E é sabido que nestes países é frequente aparecerem jogadores de muita categoria, agora é preciso é descobri-los mais depressa que os outros, daí a ideia de aproveitar antigos jogadores do Sporting, dessas paragens, para dar uma mão.
Não me lembro de ver portugueses a jogar na ex-jugoslavia, Bulgária, Roménia ou na Hungria, por exemplo. E é sabido que nestes países é frequente aparecerem jogadores de muita categoria, agora é preciso é descobri-los mais depressa que os outros, daí a ideia de aproveitar antigos jogadores do Sporting, dessas paragens, para dar uma mão.
Bulgária: João Paulo Brito, que esteve para naturalizar-se.
Roménia: a última vedeta contratada é um tal de Amoreirinha. :lol: Tem sido mercado para jogadores de equipas secundárias, como o Paços de Ferreira.
Croácia: Toskito.
Não tem a dimensão do Chipre como depósito de refugo de Ligas Ocidentais, mas existe.
Bulgária: João Paulo Brito, que esteve para naturalizar-se.
Roménia: a última vedeta contratada é um tal de Amoreirinha. :lol: Tem sido mercado para jogadores de equipas secundárias, como o Paços de Ferreira.
Croácia: Toskito.
Não tem a dimensão do Chipre como depósito de refugo de Ligas Ocidentais, mas existe.
Esses gajos é só refugo… não me surpreende que lá consigam pagar melhor que na 2.ª B, mas não são concorrência para o Sporting, por piores que estejam as nossas finanças!
Esses gajos é só refugo... não me surpreende que lá consigam pagar melhor que na 2.ª B, mas não são concorrência para o Sporting, por piores que estejam as nossas finanças!
Em média, se tirarmos os grandes clubes portugueses pagam certamente melhor que a nossa “Super” Liga. Para os jogadores que querem dar o salto, há a concorrência de Ligas mais evoluídas.
Nao vale a pena irmos buscar jogadores ao mercado de Leste se nao temos lá olheiros. O Sporting nao pode ter olheiros em todo o lado. E pelos resultados das respectivas seleccoes nao se tem perdido muito. Os melhores jogadores dum país cujo poderio financeiro é baixo até sao os portugueses, mais vale investir nesses
Nao vale a pena irmos buscar jogadores ao mercado de Leste se nao temos lá olheiros. O Sporting nao pode ter olheiros em todo o lado. E pelos resultados das respectivas seleccoes nao se tem perdido muito. Os melhores jogadores dum país cujo poderio financeiro é baixo até sao os portugueses, mais vale investir nesses
…o mercado de Leste não presta???..não lá bons jogadores???..sabes o Sporting está cheio de dinheiro para comprar noutros sitios…o América do Sul(excluir o Brasil) é o que se sabe…temos ai olheiros…Srº jccgold???
É verdade que não temos lá olheiros no Leste. O que eu defendo é que devíamos ter, e temos condições para isso. Foi isso que eu coloquei aqui em discussão.
...o mercado de Leste não presta????...não lá bons jogadores???...sabes o Sporting está cheio de dinheiro para comprar noutros sitios...o América do Sul(excluir o Brasil) é o que se sabe...temos ai olheiros...Srº jccgold???
Onde é que na citacao que fez do que eu disse eu tenho escrito que nao ha lá bons jogadores? Nao há paciencia.
E sim temos olheiros na America do Sul, o Rolao Preto foi contratado ha poucos meses e continua a viajar pela américa do sul em busca de talentos.
Como o BALAKOV disse temos alguns ex-jogadores que podiam ser olheiros nos respectivos países deles. Como nao sao, nao vale a pena contratar à sorte.
...o mercado de Leste não presta????...não lá bons jogadores???...sabes o Sporting está cheio de dinheiro para comprar noutros sitios...o América do Sul(excluir o Brasil) é o que se sabe...temos ai olheiros...Srº jccgold???
Onde é que na citacao que fez do que eu disse eu tenho escrito que nao ha lá bons jogadores? Nao há paciencia.
E sim temos olheiros na America do Sul, o Rolao Preto foi contratado ha poucos meses e continua a viajar pela américa do sul em busca de talentos.
Como o BALAKOV disse temos alguns ex-jogadores que podiam ser olheiros nos respectivos países deles. Como nao sao, nao vale a pena contratar à sorte.
-o que eu quis dizer é que o Mercado de Leste devia ser melhor explorado pois existem grandes jogadores para serem explorados…e até podiam aproveitados através da nossa Academia
O Mercado de Leste está bastante inflaccionado no entanto ainda existem alguns países onde é possível recrutar bons jogadores a preços bem apetecíveis.
O facto de o Sporting não ter feito contratações no Mercado de Leste, ultimamente, não significa que não esteja atento ou que não tenha por lá ninguém a sondá-lo.
e o mercado norte africano e do médio oriente? (se é que se pode falar de um verdadeiro mercado por essas paragens)…
o jogador norte africano e árabe parece ser muito habilidoso e ter um talento inato para o futebol…
contudo fisicamente e psicologicamente parecem ser algo frageis…
alguem tem conhecimentos acerca deste mercado?..
lembro que portugal nos jogos olimpicos de 2004 (com jogadores como o cristiano ronaldo e o fernando meira) levou 4 do iraque que nao tinha condiçoes nenhumas devido á guerra e que zidane (para mim o melhor jogador da última década) tem descendencia argelina…