Mercado de Leste

Com jogadores que tivemos da craveira do Balakov, ou do Iordanov que, não sendo nenhum portento, era um exemplo de abnegação e dedicação, faz-me impressão que o Sporting de repente se tenha virado completamente para a América Latina. O Iordanov, por exemplo, até talvez pudesse dar um grande olheiro para o mercado de Leste, o que acham?

Não sei se este tópico é descabido, mas realmente faz-me impressão termos abandonado aquelas paragens futebolísticas.

Houve uma alteração de mercado fundamental nos últimos anos: os mercados de Leste passaram a recrutar jogadores em Portugal em vez de os exportar para cá (julgo que o primeiro terá sido o João Paulo Brito). Como o poder económico destes países e seus clubes cresceu, jogadores que valham a pena por regra vão logo para Ligas mais ricas que a tuga.

o tópico não é nada descabido, antes pelo contrário, mas a questão do abandono do mercado de leste já está a ser discutida aqui:

http://sportingcp.artinova.pt/viewtopic.php?t=3238&postdays=0&postorder=asc&start=0

Não me lembro de ver portugueses a jogar na ex-jugoslavia, Bulgária, Roménia ou na Hungria, por exemplo. E é sabido que nestes países é frequente aparecerem jogadores de muita categoria, agora é preciso é descobri-los mais depressa que os outros, daí a ideia de aproveitar antigos jogadores do Sporting, dessas paragens, para dar uma mão.

Não me lembro de ver portugueses a jogar na ex-jugoslavia, Bulgária, Roménia ou na Hungria, por exemplo. E é sabido que nestes países é frequente aparecerem jogadores de muita categoria, agora é preciso é descobri-los mais depressa que os outros, daí a ideia de aproveitar antigos jogadores do Sporting, dessas paragens, para dar uma mão.

Bulgária: João Paulo Brito, que esteve para naturalizar-se.

Roménia: a última vedeta contratada é um tal de Amoreirinha. :lol: Tem sido mercado para jogadores de equipas secundárias, como o Paços de Ferreira.

Croácia: Toskito.

Não tem a dimensão do Chipre como depósito de refugo de Ligas Ocidentais, mas existe. :wink:

Bulgária: João Paulo Brito, que esteve para naturalizar-se.

Roménia: a última vedeta contratada é um tal de Amoreirinha. :lol: Tem sido mercado para jogadores de equipas secundárias, como o Paços de Ferreira.

Croácia: Toskito.

Não tem a dimensão do Chipre como depósito de refugo de Ligas Ocidentais, mas existe. :wink:

Esses gajos é só refugo… não me surpreende que lá consigam pagar melhor que na 2.ª B, mas não são concorrência para o Sporting, por piores que estejam as nossas finanças!

Esses gajos é só refugo... não me surpreende que lá consigam pagar melhor que na 2.ª B, mas não são concorrência para o Sporting, por piores que estejam as nossas finanças!

Em média, se tirarmos os grandes clubes portugueses pagam certamente melhor que a nossa “Super” Liga. Para os jogadores que querem dar o salto, há a concorrência de Ligas mais evoluídas.

Nao vale a pena irmos buscar jogadores ao mercado de Leste se nao temos lá olheiros. O Sporting nao pode ter olheiros em todo o lado. E pelos resultados das respectivas seleccoes nao se tem perdido muito. Os melhores jogadores dum país cujo poderio financeiro é baixo até sao os portugueses, mais vale investir nesses

Nao vale a pena irmos buscar jogadores ao mercado de Leste se nao temos lá olheiros. O Sporting nao pode ter olheiros em todo o lado. E pelos resultados das respectivas seleccoes nao se tem perdido muito. Os melhores jogadores dum país cujo poderio financeiro é baixo até sao os portugueses, mais vale investir nesses

…o mercado de Leste não presta???..não lá bons jogadores???..sabes o Sporting está cheio de dinheiro para comprar noutros sitios…o América do Sul(excluir o Brasil) é o que se sabe…temos ai olheiros…Srº jccgold???

EDIT: Conteúdo provocatório.

o mercado de leste tem bons jogadores mas sao jogadores com muita visibilidade e por isso devem ser muito caros…

por exemplo quanto custarão jogadores como o milevski do dinamo de kiev ou o nicolae dica do steaua de bucareste?..

É verdade que não temos lá olheiros no Leste. O que eu defendo é que devíamos ter, e temos condições para isso. Foi isso que eu coloquei aqui em discussão.

Os mercados em que nao estamos era facil começar a estar.

Usando antigos jogadores que tenham deixado alguma marca de perferencia.

Trabalhando como olheiros nossos nesses mercados.

Temos pessoas como…

Beto Acosta na Argentina.

Paulinho Cascavel,Douglas,Luisinho,Ricardo Rocha,e outros quantos no Brasil.

Ivkovic na antiga Jusguslavia.

Vujacic na Croatia

Iordanov caso tivesse boas relaçaoes com a direcçao era boa aposta na Bulgaria.

Cherbakov caso tivesse boas relaçoes com a direcçoa era boa aposta para o mercado da russIa e da Ucrania

E tantos outros…

Acho que nao seria dificl montar uma equipa de olheiros com a ajuda destas pessoas.

... O Iordanov, por exemplo, até talvez pudesse dar um grande olheiro para o mercado de Leste, o que acham?

Acho que isso seria muito difícil. O Yordanov está neste momento na Bulgária, mas em contencioso com o Sporting. :!:

...o mercado de Leste não presta????...não lá bons jogadores???...sabes o Sporting está cheio de dinheiro para comprar noutros sitios...o América do Sul(excluir o Brasil) é o que se sabe...temos ai olheiros...Srº jccgold???

Onde é que na citacao que fez do que eu disse eu tenho escrito que nao ha lá bons jogadores? Nao há paciencia.
E sim temos olheiros na America do Sul, o Rolao Preto foi contratado ha poucos meses e continua a viajar pela américa do sul em busca de talentos.
Como o BALAKOV disse temos alguns ex-jogadores que podiam ser olheiros nos respectivos países deles. Como nao sao, nao vale a pena contratar à sorte.

...o mercado de Leste não presta????...não lá bons jogadores???...sabes o Sporting está cheio de dinheiro para comprar noutros sitios...o América do Sul(excluir o Brasil) é o que se sabe...temos ai olheiros...Srº jccgold???

Onde é que na citacao que fez do que eu disse eu tenho escrito que nao ha lá bons jogadores? Nao há paciencia.
E sim temos olheiros na America do Sul, o Rolao Preto foi contratado ha poucos meses e continua a viajar pela américa do sul em busca de talentos.
Como o BALAKOV disse temos alguns ex-jogadores que podiam ser olheiros nos respectivos países deles. Como nao sao, nao vale a pena contratar à sorte.

-o que eu quis dizer é que o Mercado de Leste devia ser melhor explorado pois existem grandes jogadores para serem explorados…e até podiam aproveitados através da nossa Academia

O que e que esta discussao sem sentido contribui para este topico ?

Deixem-se disso !!!

O que e que esta discussao sem sentido contribui para este topico ?

Deixem-se disso !!!

-Agora sobre o tópico…outro Balakov será dificil encontrar…mas é um Mercado pouco explorado…mas é mais barato

O Mercado de Leste está bastante inflaccionado no entanto ainda existem alguns países onde é possível recrutar bons jogadores a preços bem apetecíveis.
O facto de o Sporting não ter feito contratações no Mercado de Leste, ultimamente, não significa que não esteja atento ou que não tenha por lá ninguém a sondá-lo.

Um mercado pouco apetecível e muito inflacionado!

e o mercado norte africano e do médio oriente? (se é que se pode falar de um verdadeiro mercado por essas paragens)…

o jogador norte africano e árabe parece ser muito habilidoso e ter um talento inato para o futebol…

contudo fisicamente e psicologicamente parecem ser algo frageis…

alguem tem conhecimentos acerca deste mercado?..

lembro que portugal nos jogos olimpicos de 2004 (com jogadores como o cristiano ronaldo e o fernando meira) levou 4 do iraque que nao tinha condiçoes nenhumas devido á guerra e que zidane (para mim o melhor jogador da última década) tem descendencia argelina…