MEO / NOS / VODAFONE/ DIGI

Trocarem-me a porcaria da box já não me trocam, está lenta até mais não e nem tem gravações nem nada, para mudar de canal é um tempão, vai abaixo uma carrada de vezes por dia, agora estou a ver no quarto e a da sala também está ligada e diz que estou a ocupar todos os canais de video disponiveis, isso só acontece se estivésse a gravar algo mas não estou, enfim para aumentar estão prontos para me trocarem esta porcaria é que é pior.

Se alguém estiver interessado:

https://www.google.pt/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://verbojuridico.net/ficheiros/doutrina/contratos/joaoalves_indemnizacaoincumprimentofidelizacao.pdf&ved=0ahUKEwiFz4zeobPPAhVD1RQKHfNpAxoQFggnMAM&usg=AFQjCNFtRZDQEfPT0nQ5qGRgSOt-cr5clw

[member=14383]Matías Fernández

17 euros a mais!!! Quem te disse isso enganou-te bem!

Os cartões a mais são 10,90.

Trabalho numa loja NOS e sei do que falo. Para além disso atuais clientes têm campanhas e por vezes a diferença é menor. Por vezes o cliente até consegue pôr mais 1 cartão e pagar menos.

Depende. Ofereceram-me serviços a menos que isso. Não aderi, exactamente porque consegui ainda menos pela concorrência e fora do pacote MEO. Mas era menos que 12/cartão.

Não estamos aqui a discutir qual é a empresa que paga menos ou mais, estamos a partilhar opiniões.

Eu também trabalho na MEO e não é por isso que digo que é melhor. [member=9277]Ravanelli estamos apenas a falar dos valores públicos, não estamos a incluir as ofertas.

Quando referi que o cartão custava 17€ referia-me a NOS empresas, não a NOS particular. Tal como está escrito no respectivo site da NOS(Btw o site é uma bela porcaria)

“Possibilidade de aderir até mais 2 cartões de telemóvel por + €14,10/cartão/mês.
Valores sem IVA incluído. Esta oferta tem uma permanência associada de 24 meses.
Campanha exclusiva de telemarketing.”

14,10€ + IVA dá 17,343 :great:

E preciso ter lata… Já pago mais pelo serviço base de 30 megas que o actual pacote de 200 triplay e ainda me vao aumentar 2€ ao preço. Visto a linha estar supostamente fechada aguardarei por segunda e vou cancelar o contrato com a MEO. Ou isso ou me fazem upgrade para 200 megas a pagar o que estava a pagar e sem me fidelizarem de novo. Senão olha, Vodafone fibra.

No teu comentário nao vi lá nada a falar de empresas. Mas pode-me ter escapado o contexto.

Uma coisa é certa no meu comentário não leste em lado nenhum eu referir qual era a melhor. Apenas me referi a um aspeto concreto.

Fui cliente meo-pt uns 10 anos e trabalho na NOS há 7 meses.
Consigo encontrar vantagens e desvantagens nos 2 serviços. Apesar de trabalhar lá há 7 meses não leste nada meu contra a meo ou a favor da NOS. Tu é que és ativo aqui no espaço e apenas te corrigi em algo que me pareceu incorreto. Mas se tu dizes que falavas de empresas…

Já estou à quase 2 horas em espera para falar com a MEO. Excelente serviço, não haja dúvida. Melhor ainda é o facto da chamada ser paga.

Só para aqueles que me perguntaram se podem cancelar o contrato que têm devido à actualização dos termos e condições e para verem bem a rebaldaria que são os contratos dos operadores, deixo aqui a minha investigação ao meu contrato. Atentem que, em data alguma, recebi os referidos termos e condições, seja em Papel ou via E-mail:

Primeiramente deixo os pontos de “discordia” que terão com a operadora, ou seja, aqueles que poderão ler nos seus Termos e Condições, no meu caso para um serviço Triplay de fibra:

19.1. A MEO poderá alterar as presentes Condições Gerais, bem como as Condições Específicas aplicáveis a cada serviço. 19.2. No caso previsto no número anterior desta Condição, o cliente será notificado, através dos meios previstos na Condição 15., com a antecedência mínima de 1 (um) mês sobre a data de entrada em vigor das novas condições contratuais. Caso delas discorde, o cliente dispõe de um prazo de 15 (quinze) dias para, por escrito, rescindir a relação contratual em causa, sem qualquer penalidade associada. A referida rescisão produzirá efeitos à data da entrada em vigor das alterações contratuais. 19.3. Qualquer alteração realizada nos termos dos números anteriores que seja fundamento de rescisão do contrato, não afasta o regime de contrapartidas previsto nas Condições Específicas para rescisão antecipada, caso esteja em curso um período contratual mínimo.

Estamos entendidos? Pois não. Se interpretam como eu verão que a MEO se reserva ao direito de alterar os T&C, algo perfeitamente legítimo, informando o cliente dos seus direitos de cancelamento gratuito. No entanto, o ponto 19.3 refere que o cliente poderá ter que pagar contrapartidas a fim de terminar o contrato. Que contrapartidas são estas? Para as encontrar-mos devemos consultar um dos diversos artigos de Condições Específicas, que no meu caso são de prestação de serviço de televisão e multimédia:

12.4. [b]Em caso de rescisão das presentes Condições Específicas, pelo cliente ou por motivo ao mesmo imputável, antes de decorrido o período mínimo de vigência[/b][b], a MEO terá direito a receber uma indemnização calculada da seguinte forma: (período mínimo de vigência - nº de meses em que os serviços estiveram ativos) x (valor da mensalidade)[/b]. 12.5. Para efeitos do disposto no número anterior, o valor a tomar em consideração será o valor da mensalidade aplicável de acordo com a modalidade de produto/tarifário escolhido, pelo cliente, em vigor à data da rescisão.

O que é que isto significa? Simples. Vamos supor que temos contrato há 10 meses e que a MEO nos aumenta o preço do mesmo em 5%, tendo este contrato um valor de 50€ mensais sem descontos (não podem ser utilizados para o cálculo). Assim sendo, o cliente tem que “indemnizar” a empresa num valor nunca inferior a (24-10)X(50), o que se traduz num custo de 700€ para o cliente. Traduzindo isto “por miúdos”, a empresa agarra o cliente por um período nunca inferior a 24 meses, uma vez que ninguém vai dar 700€ para o cancelamento do contrato, certo? Errado. Vamos atender ao que diz a Lei das comunicações electrónicas sobre o que exploramos acima:

Artigo 48.º Contratos [b]11 - Durante o período de fidelização, os encargos para o assinante, decorrentes da resolução do contrato por sua iniciativa, não podem ultrapassar os custos que o fornecedor teve com a instalação da operação, sendo proibida a cobrança de qualquer contrapartida a título indemnizatório ou compensatório.[/b] 12 - Os encargos pela cessação antecipada do contrato com período de fidelização, por iniciativa do assinante, devem ser proporcionais à vantagem que lhe foi conferida e como tal identificada e quantificada no contrato celebrado, não podendo em consequência corresponder automaticamente à soma do valor das prestações vincendas à data da cessação. 16 - [b]Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato[/b], salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes.

FINALMENTE chegamos a algum tipo de conclusão. O que a lei nos diz é que o cliente não tem que pagar o remanescente do contrato para cancelar, apenas tem que pagar os benefícios que usufruiu até há data. Assim sendo, e pegando no mesmo exemplo, um cliente com um pacote de 50€ com 10€ de descontos + 80€ de instalação + 25€ de activação (como foi, em parte, no meu caso) apenas terá que ressarcir a empresa em 205€, ao invés dos 700 que a empresa reclama. No entanto, o melhor fica para o fim. O ponto 16 do artigo 48º menciona que o cliente não tem quaisquer encargos para cancelar o contrato quando existe alteração dos T&C, excepto em casos em que essa mesma alteração é benéfica para o próprio. Isto vai em linha com o ponto 19.2 dos Termos e Condições gerais, anulando completamente o ponto 19.3 das mesmas e o ponto 12.4, que se encontram ilegais.

Se vamos informar, informemos correctamente. Encontro-me, de momento, a tentar contactar com a linha de apoio a fim de renegociar o meu contrato com condições que me sejam vantajosas. No entanto e sendo completamente honesto, 1h45min de espera estão a fazer-me perder a paciência.

Tens razão, no post em questão não tinha referido as empresas mas sim no outro anterior, peço desculpa por isso :great:

[member=14946]Mayhem
Essa cláusula 19 das CPC Meo, de facto, legitimam as alterações de valor todos os anos. Aliás, podiam aumentar todos os meses. Muita gente aceita contratos sem ler. Depois não se podem queixar. Numa perspectiva de cliente também acho isso abusivo. Mas é o que temos…

Quanto ao facto de não estares a conseguir falar com a retenção, anda assim há umas semanas valentes. Um conselho: liga depois das 23h ou envia intenção de desligamento pela área de cliente. Fica um registo e eles ligam-te depois. Evitas de estar em espera :great:

Não legítima nada porque um contrato nunca se pode sobrepor à lei. Aliás, foi com base nisto que vi o meu contrato, que começou em janeiro deste ano, melhorado. Estou a pagar menos 2,59€ e com upgrade da NET.

A próxima vez que me aumentarem o contrato acima da linha de inflação cancelo de vez, até porque segundo o artigo 48° actualizado já não há nenhuma segunda interpretação quanto à legalidade de contrapartidas. Desta vez aceitei porque estou a pagar menos que com a Vodafone e com um serviço de iguais números com a qualidade que lhe reconheço.

Digam-me o vosso orçamento justo para um pacote deste genero:

4 cartões
2 box
80 canais
telefone fixo
100 megas de velocidade internet fibra

Que valores deveria rondar?

Acabei de renovar o meu serviço com a Meo.

Na minha zona é a única operadora com ADSL e até a data estou satisfeito com o serviço prestado no geral.
Aderi ao pacote Meo Plus por 54.99, já com 1 telemóvel com 3G de net e chamadas ilimitadas para todas as redes, 200 canais, 24mb de internet, telefone fixo.

É o que há.

Aqui na zucalândia pago 190 por mês por net 50 megas (só chegam 30 , bosta de fibra+coaxial), e chamadas ilimitadas para a mesma operadora , tanto fixo quanto móvel.

Acho que o salário minimo é de 800 mensais , logo uma mensalidade é 25% de um salário.

Quando se vive no exterior é que se começa a ver que nem tudo é mau em PT.

A minha fidelização com a MEO acaba esta semana. Estou mesmo indeciso se vou mudar para a NOS. Ambas dão-me condições semelhantes, tirando o facto da NOS ter Fibra e a MEO não, mas tenho informações que em breve vai haver também fibra MEO na minha zona.

Mensalidade 49,99€ 200 canais,1 cartão móvel (1GB trafego net), chamadas gratuitas do fixo (180 minutos) para moveis. Acham que consigo melhorar as condições?

Eu no teu caso esperava pela fibra da Meo e depois avaliava. :great:

Eu zon nunca mais. O serviço é bom se não tiveres serviço de TV, porque aí pagas lixo.

O sistema de fibra é completamente independente? Ou seja, um pode usar o do outro? Pergunto isto porque tenho MEO mas este fim de semana a Zon veio bater-me à porta a dizer que sao os primeiros a terem fibra aqui na rua. Eu gostaria de saber como hei-de abordar a MEO e encosta-los à parede.

Redes completamente independentes. E mais a NOS pode nem ter fibra a sério mas sim HFC (fibra + coaxial). Se não tiveres mais nenhuma alternativa com fibra (MEO, Vodafone) avança para a NOS. É melhor, de longe, que ADSL.

A fibra da MEO chega em quanto tempo? Não te agarres a uma nova fidelização da MEO sem teres a mínima garantia que vão passar fibra em tua casa (contactar o provedor do cliente da MEO é a forma mais fidedigna que conheço de teres algum grau de certeza).