Memórias de Infância

Apesar de ser ainda um jovem, não são poucas as vezes que sinto saudades da minha infância. Assim, como penso não ser o único, decidi criar este tópico, o qual servirá para avivar memórias e falar sobre coisas que marcaram a nossa geração enquanto crianças.

Falando no meu caso, tendo eu nascido em 94, posso afirmar que ficarei para sempre marcado por desenhos animados como o Dragonball, Pokémon, Digimon (a princípio achava uma imitação reles do “Pikachu e Companhia”, mas acabei por ficar fan :great:) e o Hugo (grandes tardes a ver o pessoal jogar pelo telefone), não esquecendo o Batatoon :lol:. Além disso, lembro-me claramente de adorar os filmes da Disney, destacando claramente o “Rei Leão” (apesar de ter pesadelos constantes com as hienas, animal esse que também se apodera do nosso Sporting, mas adiante…), mas sem esquecer o “Hércules” ou até a “Branca de Neve”. Quanto a brinquedos, tenho a dizer que era viciado no Gameboy Colour e no Fifa 2002 da Playstation 1 (em que o Jardel era médio direito do Brasil 8)). Nunca gostei foi de Beyblades e a Playstation 2 já chegou tarde, apesar de continuar a jogar PES6 quase todos os dias.

Para finalizar, falo então do Sporting e das minhas memórias de infância sobre o nosso clube. O primeiro campeonato que me lembro de acompanhar é o de 1999/2000, tendo na altura 6 anos. Nessa época, a minha precoce idade não me impediu de vibrar com o título e de ver em Alvalade o Sporting-Porto que decidiu então o campeonato. Depois, tenho também de destacar a época do Jardel e companhia. Nessa altura, jogava nas escolas do Real Massamá e levava sempre uma camisola por baixo a dizer: “Porque Será?” que mostrava orgulhoso aos meus colegas e aos seus pais (alguns lampiões que não gostavam muito :twisted:). Além disso, mantenho ainda hoje muitas saudades do antigo Estádio de Alvalade que me maravilhava pela sua imponência e por alguns pormenores como o enorme símbolo no chão dos túneis da Central e a rotunda do leão.

Ah, e já que estamos próximos do Mundial, resta-me dizer que foi o Euro 2000 que me levou a eleger o Figo como um ídolo de infância. Sim, porque apesar de tudo o que sabemos, naqueles tempos, juntamente com Zidane, era o craque com maior classe.

Memórias da minha infância, memórias da minha infãncia, ora bem, aqui vão algumas.

Lembro-me de não existir mais do que um canal de TV, a RTP, que começava com emissão aí pelas 6 ou 7 da tarde.

Lembro-me dum programa que gostava imenso que era a “Lanterna Mágica” que dava desenhos animados da WB. Lembro-me também dos desenhos animados que o falecido Jorge Alves dava no fim do seu programa “Cartaz TV”. Lembro-me do Neil Armstrong descer na Lua (tinha 6 anos e foi no ano em que o meu irmão nasceu) e o programa ser apresentado pelo José Mensurado.

Lembro-me dos livros do Mundo de Aventuras, das Selecções do Mundo de Aventuras, do Falcão, do Condor, do Ciclone, do Tintin em fascículos semanais. Lembro-me de não existirem cá em Portugal álbuns de BD como há agora e o Tintin era a uníca possibilidade de ler a BD que eu gostava.

Lembro-me de fazer colecção dos bonequinhos dos piratas que saiam no Extra (um detergente para lavar a roupa).

Lembro-me do meu 3º aniversário em que o meu pai me ofereceu uma pistola de fulminantes, com um coldre e um chapéu à cowboy, de vir para a rua mostrar aos meus amigos, e de quase não ter força para apertar o gatilho com as duas mãos. Lembro-me de ir pela primeira vez ao cinema com a minha querida avó materna, na Venda Nova (actual Falagueira-Amadora), ver a Branca de Neve e os 7 anões.

Lembro-me, mais tarde, de ter algum dinheiro para comprar uns bonecos extraordinários duma marca inglesa, a Airfix, que eram uns soldadinhos da 2ª Guerra Mundial (o exército alemão da Wermacht, o Afrika Korps, os British Paratroops, os US Marines) e de fazer guerras com os meus amigos no jardim por trás da minha casa.

Lembro-me de ter vendido a minha primeira bicicleta, comprada em Andorra, e a do meu irmão para termos 500 escudos (€ 2,50) para comprarmos uma bola de futebol que andávamos a namorar há que tempos na tabacaria. Lembro-me de fazer colecção de cromos dos bonecos da bola, a 1/2 tostão cada rebuçado.

Lembro-me de ir aos abrunhos, depois da escola, e fugir à frente da polícia que nos queria apanhar, com os bolsos da bata branca da escola da Câmara cheios de abrunhos.

Lembro-me de tanta coisa da minha infãncia. Lembro-me de coisas que a maior parte dos foristas não se lembra porque não teve possibilidade de as viver. Não havia PSP, nem PS3, nem Nintendos DS nem telemóveis nem computadores. Não havia liberdade de expressão e não se podia dizer o que se queria dizer. Havia a FNAT em vez do INATEL, havia a PIDE, depois DGS. Havia a Guerra Colonial que pôs a minha mãe a chorar por só ter tido filhos rapazes.

E lembro-me dum jogo duma final da Taça de Portugal, Sporting-Benfica, ainda jogava o Eusébio, o rei do tremoço, mas o Sporting ganhou 2-1, com golos do Marinho (Mário Mateus) e do Chico Faria. E eu nesse dia, apesar de viver em Benfica, apesar de todos os meus amigos serem do Benfica, soube que nesse dia havia de ser do Sporting Clube de Portugal, até morrer.

Arrepiei-me a ler o teu ultimo paragrafo gebeeme. Em relação á minha infância, lembro me de algumas coisas. Tendo 19 anos, lembro me de alguns jogos do sporting e da selecção. Como o meu pai não vibra com o futebol, sou o único cá em casa. Portanto, e para muita pena minha, nunca fui ao antigo estádio. Mas lembro-me do jogo contra o bafica que perdemos com um golo do sabry no ultimo minuto. O que eu chorei a ouvir esse relato… Na semana seguinte fomos campeões, mas estupidamente, não me lembro desse título. Lembro-me mais do título de jardel, joão pinto, etc. Lembro-me perfeitamente de acompanhar a apresentação do jardel, o estádio estava bem composto. Lembro.me dos clássicos em que havia sempre um gajo que tocava sempre instrumento de sopro, e eu quando ouvia aquilo, tinha sempre um mau pressentimento. Lembro-me dos jogos do euro 2000, daquele jogo contra a inglaterra e contra a frança. Sempre soube que era do sporting, não é algo que se explique, sente-se. Acredito que um dia vamos ser um grande da europa e quiçá do mundo!!
O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!

Estamos separados por quase 30 anos de idade mas é curioso como o sentimento é o mesmo. :beer:

Tenho 18 anos de idade, sou natural de Castelo branco, mais propriamente de uma aldeia a 15km de distancia da capital de destrito chamada Malpica do Tejo.
Vim em pequenino para Almada, até entrar para a escola primaria, passava as manhas com meu avó, passear por almada, ia com ele ao forte de almada, a cacilhas ver os barcos, até a costa da caparica ver o mar é graças a ele que desenvolvi uma das minhas paixões, o Bodyboard!!!
Agora sou completamente agarrado ao mar, não passo uma semana sem ir ao mar, neste momento tou com uma tendinite no pé direito e esta-me a custar imenso nao ir ao mar esta semana.

Mas bem tirando passear com meu avó, lembro-me dos tazos, tive uma carrada deles, até que me lembrei de os meter na maquina para lavar, fiquei sem metade deles e apanhei do meu pai porque estraguei a maquina :S

Um pouco mais velho com 11/12 anos lembro-me dos jogos de futebol entre bairros, e dos campeonatos de ruas no verão e fugir dos meus avós na terrinha para ir dar um mergulho ao rio la perto o Ponsul LOL, 7km de bicicleta para 1h de brincadeira na agua…PUTOS LOL

Memoria mais presente da minha infancia foi ir a um Sporting Vs Desportivos de Chaves com um primo meu que pertencia a Juventude Leonina, este jogo ainda no velho alvalade, fui para a curva sul penso que tinha 10 anos quando foi esse jogo, ganhamos 4-0 ao Chaves.
Nesse momento que meu amor pelo sporting e espirito ultrá nasceram em mim, depois desse jogo começei a ir a todos os jogos em casa tirando os derbys, era demasiado novinho meu primeiro derby foi um Sporting vs Porto tinha uns 14 anos

Nao sei mais o que ei de escrever, esta tão presente que é dificil selecionar as memorias :slight_smile:

@ JoaoDiogoJuve

O meu pai também é de Castelo Branco. :great:

Lembro-me de não se usar Internet. Lembro-me de a ter usado pela primeira vez e da confusão que senti durante uns bons minutos ao tentar perceber o que era exactamente aquilo, por aquilo, entenda-se home page (muito provavelmente sapo.pt),e porque é que ia mudando conforme eu carregava nas palavras e imagens que lá apareciam. Cheguei à conclusão que era uma espécie de Diciopédia.
Lembro-me do MS-DOS e do meu pc não ter rato.
Lembro-me do orgulho de ter um Pentium 2. E lembro-me do desespero por ter um Pentium 2.
Lembro-me dos jogos de computador demorarem horas, literalmente, para serem instalados.
Lembro-me do Game Boy ser considerado pequeno e lembro-me dos telemóveis não caberem nos bolsos.
Lembro-me de um dia chegar à escola e de todos falarem do novo programa que tinha começado na TV no dia anterior. Lembro-me de pensar que o nome do programa me fazia lembrar o clube dos andrades, qualquer coisa a soar como dragão e bola. Lembro-me de ir para casa e ver o programa, que começava sempre uns minutos antes de chegar, e de ficar agarrado àquilo e desejar que o meu cabelo fosse como o do “Sãgocu”. Lembro-me de tentar fazer “camé-amés” até me doerem as mãos.
Lembro-me do meu pai, me levar a mim e à minha irmã num sábado à tarde a passear a uma lixeira, e lembro-me de ter odiado. Lembro-me de voltar a essa lixeira passados uns dois anos para visitar a Expo 98.
Lembro-me do Carrefour de Telheiras ser o hipermercado mais próximo de minha casa (vivo nos Olivais).
Lembro-me de ir ver o Aladino e o Rei Leão aos cinemas Alfa na Gago Coutinho já perto do Areeiro.
Lembro-me de se ir às compras à Baixa, porque o centros comerciais eram minúsculos.
Lembro-me de muito mais coisas mas por agora estou farto de escrever.

Agora lembrei-me de outra LOL

Meu avó é benfiquista ferrenho, e eu quando era pequenino passava meu tempo toda la em casa, mas sempre fui do sporting, entao meu avo numa tentativa de me mudar de clube, dizia-me que nao almoçava la em casa se nao fosse do benfica.
Entap eu dizia que em casa do meu pai era do sporting e na casa do meu avo era do benfica.

Um dia meu avó foi jantar la a casa e eu pus-me a porta com uma bandeira do sporting e so o deixei entrar em casa quando ele abanou a bandeira e gritar alez sporting alez vamos vencer vamos ganhar…

:victory: :victory:

:frowning:

Vamos aqui a um ‘choque de gerações’… :smiley:

A minha primeira experiência com internet já faz parte das minhas memórias de adulto…

Lembro-me do meu Timex ZX-80 com 16K de memória e ratos só mesmo os hamsters… sistema operativo, que é isso??
Depois vieram o ZX Spectrum 48K (muitas tardes de Match Day!), o Spectrum +2 e a seguir o +3.

Lembro-me do meu primeiro x86, um 286 do qual nem sei o resto das características, com floppys de 5 1/4… orgulho senti mesmo quando me deram um 486 DX4 120 MHz, com 4Mb de RAM! Que ganda bomba! E os 540Mb de disco? Que fartura, nunca mais ia conseguir encher aquilo, pensava eu!

Instalar o que quer que seja era uma noção que não existia, mas simplesmente carregar um jogo dava tempo de ir lanchar e fazer os trabalhos de casa…

A primeira coisa parecida com uma consola que joguei chamava-se TV Brinca, só tinha um jogo que consistia em duas riscas brancas que serviam para não deixar entrar um quadrado branco dentro do nosso lado do ecrã.

Ter telefone já era bem bom, quanto mais telemóvel.

Eu era mais Tom Sawyer, Abelha Maia, Conan O Rapazinho do Futuro, Sport Billy, D’Artacão, Topo Gigio, etc, etc, etc…

A inveja que eu tinha do Sport Billy por causa da mala dele que tinha tudo lá dentro… :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

O maior supermercado que conhecia era o Pão de Açucar e o A. C. Santos da 5 de Outubro… tinham muito mais coisas que a mercearia lá da rua!

Lembro-me do Carrefour de Telheiras se chamar Euromarché…

Lembro-me de ir ver o Papuça e Dentuça e o Livro da Selva ao antigo cinema Monumental no Saldanha.

Centros comerciais havia poucos e ir lá era uma verdadeira seca porque significava desperdiçar horas de brincadeira na rua com os amigos.

Outras recordações:

O padeiro que vinha de bicicleta e deixava o pão pendurado na porta.
O senhor da mercearia que me dava uma pastilha Pirata (rija que nem uma pedra!) quando lá ia às compras com a minha avó.
O gelado Diabrete.
Passar, literalmente, o dia inteiro a andar de BMX para a frente e para trás com os amigos e só aparecer em casa para comer qualquer coisa a correr.
O jogo do Sabichão que sempre me deixou boquiaberto!
O Vauxhall Viva do meu avô que me ia buscar à escola.
O Subbuteo e dos adultos se terem agarrado ao jogo na noite de Natal em que o recebi, quase nem lhe toquei.
Jogar ao ‘mata’ com aquelas bolas de plástico dos gelados, que depois eram cheias com papel molhado para que a nódoa negra fossa mais duradoura. :smiley:
O vozeirão do Damas em Alvalade que se ouvia nas bancadas.

Belos tempos… ::slight_smile:

Bem, a minha infância não é tão antiga como a vossa, e portanto lembro-me de muitas mais coisas.

Lembro-me da minha primária como se fosse ontem. Lembro-me da minha professora Ana. Lembro-me das aulas de Portugues, Matemática e o “Estudo-do-meio”. Lembro-me de jogar futebol como se não houvesse amanhã. Lembro-me de detestar ser o guarda-redes, porque quando era golo tinhamos que ir buscar a bola por debaixo das escadas, e se nos distraissemos batiamos com a cabeça no “tecto” das escadas. Rachei a cabeça assim, inclusivamente. Eu e outros.

Lembro-me dos tazos. Lembro-me dos game-boys, sobretudo do pokemon. Lembro-me dos “blade-blades”, ou lá como se chamavam. Lembro-me de ter andado a chatear a minha mãe durante uma semana para me comprar aqueles blade-blades com baterias, e que giravam muito mais tempo que os outros.

Lembro-me de chegar a casa e de não perder um episódio do “Doraemon”. Lembro-me de detestar o momento em que sabia que iria ver um episódio repetido. Mas via-os ainda assim. Lembro-me do Nobita ser espancado muitas vezes pelo gigantone. Lembro-me que o único canal que praticamente via era o Panda, onde dava o Doraemon, e que havia algumas séries que não gostava nem um bocadinho, e outras que adorava. Lembro-me de ensinar à minha irmã como se “adivinhava” os próximos 2-3 desenhos animados que iam dar , sem ir à programação.

Lembro-me de gostar muito dos livros da j.k.rowling, assim como os respectivos filmes(Harry Potter). Lembro-me de jogar Harry Potter no computador. Lembro-me de jogar fifa 99, apesar de já estar em 2001 ou 2002.

Lembro-me que um amigo do meu pai, uma vez me trouxe uma enorme caixa de cd´s, todos eles jogos pirateados, e que na altura eu fiquei radiante. Só que depois metade deles não dava, também porque na altura eu não fazia ideia de como funcionava os cracks e essas coisas.

Lembro-me da dreamcast e da playstation.

Lembro-me de andar de bicicleta até a um ponto alto que tem na minha casa e depois descer tudo. Lembro-me de ser um panisgas e não conseguir descer sem ter que travar(também tinha muito declive, é compreensível).

Lembro-me de andar à porrada com a minha irmã várias vezes, por várias razões. Lembro-me de lhe ter acertado 2 vezes com um lápis no olho, mas isso foi sem querer. A primeira vez tavamos numa sala a fazer os deveres, e eu irritei-me com ela(já nao me lembro porquê) e atirei o lápis com força para a mesa, só que ressaltou e foi ter direito ao olho dela. A segunda já não me lembro.

Lembro-me de gostar de ajudar a empregada que vinha limpar a casa(sem segundos interesses, que ela já era velha :mrgreen: ).

Lembro-me de ficar todo raivoso quando tirei um Bom menos a Estudo-do-Meio, e depois no teste a seguir ter tirado Excelente e ficar todo contente.

Lembro-me da minha bisavó, e de como me contaram a morte dela. Eu que estava à procura dela, não a encontrei, e depois tenho a memória de que me disseram que ela “Estava no Céu”. Mas não compreendi o que isso significava, e penso que fiquei na mesma na altura. Incrível como não me disseram logo: “A avó morreu.” Ou se calhar até disseram, mas eu não me lembro.

Lembro-me de, quando ainda meio-que-acreditava-no-pai-natal, eu, a minha mãe e o meu pai termos ido a um sítio onde supostamente faziamos cartas ao pai natal(iam, de certo, para os meus próprios pais). Na altura lembro-me de dizer aos meus pais qq coisa como: “Eu este ano é que me portei bem, portanto vou pedir ao pai natal uma coisa mesmo buéda fixe”. Os meus pais na altura, acho que começaram a ver a vida a andar para trás e disseram-me algo como: “Podes pedir tudo o que tu quiseres, mas não peças uma coisa muita cara ao pai natal porque se não ele não tem dinheiro e acaba por não vir nada” :rotfl: Como é que eu não percebi logo? Era mesmo tão idiota :mrgreen:

Lembro-me de ser Sportinguista porque os que jogavam melhor futebol, na primária, eram Sportinguistas. O Sporting, na minha escola, era uma espécie de um clan. Os melhores, os craques, eram do Sporting. O que não era do Sporting era fraco.

Lembro-me do director da minha escola me chamar sempre o “bailarino”, nunca percebi muito bem porque. Nunca estive ligado a nada de dança, acho que me chamava bailarino só por chamar.

Lembro-me dos almoços da minha escola, em que tinhamos que ir confirmar à directora da escola que o prato estava vazio, caso contrário voltavamos para trás. :lol: Lembro-me de quando alguém estava a fazer asneiras, a directora se zangava e nos ralhava. Uma vez, um gajo chamado cristofe, deve ter ficado sem orelha, a julgar pelo puxão que levou. Lembro-me de uma rapariga que tinha um problema qualquer ao nivel dos intestionos, e portanto por vezes cheirar um pouco mal, e nós faziamos pouco dela, embora me lembre de eu ser o mais contido de todos e de não a fazer sentir mal, apesar de ter sido um dos que mais perto ficava dela na cantina. :-[

Havia também uma negra, mas acho que não a discriminavamos.

Lembro-me de um Afonso, um tipo porreiro. Jogavamos a um jogo em que tinhamos de desenhar tropas, e depois elas combatiam. Lembro-me de ir a casa dele e jogarmos xbox.

Só para vocês verem que eu sou um autêntico fóssil :P, no tempo que eu comecei a trabalhar não haviam PC’s ou notebooks mas haviam uns computadores enormes que liam os programas em cartões perfurados.

Haviam máquinas de escrever com teclado HCESAR e eram manuais, não eléctricas

. Não haviam calculadoras portáteis mas uma coisas enormes que só somavam ou subtraíam e umas máquinas de manivela :mrgreen: que eram as FACIT

A primeira televisão a cores que tive comprei-a em 1982, para ver o Mundial de Espanha, não tinha comando remoto e custou 50.000$00 escudos (€ 250,00)

Não haviam camâras de vídeo ou digitais mas haviam as máquinas de filmar 8 mm,

Não haviam faxes mas sim telexes

Não haviam fotocopiadoras mas havia o “stencil”

Ainda me lembro dos telemóveis serem tão grandes quanto uma mala pequena.

Isso aconteceu há 30 anos.

Tinha medo que nao me desse de comer alvalade, era apenas uma questao de sobrivivencia

Realmente, um gajo no desespero até é capaz de rastejar na merda…

agora é a minha vez: sempre vivi na torre da marinha, seixal. lembro-me dos desenhos animados já tantas vezes aqui citados: dragonball, pokemon. em relação aos brinquedos tinha para aí uma dúzia de actionman’s maior parte sem pelo menos um membro :lol: e legos? era um viciado! lembro-me de festejar o título de 2000 no alentejo (estava lá de fim de semana) e de ter uma camisola stromp de um amigo do meu pai vestida que me dava pelos joelhos! a partir daí comecei a dar atenção ao futebol e nunca mais me vou esquecer do golo que o figo marcou à inglaterra no euro 2000, do penalti do abel xavier frente á frança, do golo do niculae frente ao porto na 1ª jornada do ano do super mário, da ultima jornada contra o beira-mar, etc. nunca me esquecerei do dia em que pisei o relvado do verdadeiro Estádio José Alvalade numa visita com a escola! tanta coisa que já passou mas que continua tão presente