Rui Jorge - Pelo jogador e pelo negócio.
Andre Cruz - Pela mais valia na equipa
Paulo Sousa - É sempre bom encavar os lampiões, além da grande qualidade.
Schmeichel - O timoneiro
Acosta - Era velhinho, mas chegou para o Secretário
Delfim - Bom jogador, grande negócio
Aldo Duscher - Muito bom e mais um excelente negócio, este e o Delfim, tirando o Enak foram os melhores negócios
que o SCP fez com jogadores não formados na nossa academia
Jardel - Homem golo, cabeça de vento
Yazalde - Homem golo, um dos melhores de sempre na nossa história
Nesta lista falta o melhor defesa central que eu vi a jogar com a nossa camisola: Luisinho.
PS: Na minha votação com medo de passar os onze não votei no João Pinto.
Votei:
Jordão, Yazalde, Jardel, Ledson, Balakov, Paulo Sousa e Meszaros.
Mas confesso que o Yazalde é de ouvir falar. :-[
PS: Realmente, o Eskilson ali… Um dos piores que já vi com a nossa camisola. Lembro-me de uma jogada em que vai ele, com a bola a correr à frente, 5 metros… 10 metros… (a bola sempre a rolar, e ele sempre atrás dela, cabeça levantada, porte de jogador)… quando um adversário se chega mais perto dele, ao tentar chutar a bola pra passar a outro colega, falha redondamente a dita, ficando o defesa contrário com a redondinha bem controlada nos pés… só visto, nem contado se consegue fazer justiça…
Votei nos jogadores que na minha opinião foram mais importantes no clube, desde que sou espectador assíduo: Schmeichel - Personalidade e espírito de liderança, André Cruz - Classe e experiência, João Pinto - Magia e profissionalismo, Jardel - Golos ;D Beto Acosta - Devolveu a alegria à nação sportinguista ;D
Não é uma equipa (com tantos avançados, talvez pudesse ser uma equipa dos anos 30)- são onze jogadores:
Luisinho - um enorme defesa, com ele em campo o Sporting não perdia.
Oceano - durante os anos mais negros do jejum, muitas vezes era o único jogador em campo que parecia sentir a camisola, era o único que parecia digno de jogar no Sporting;
Jardel - nunca esquecerei a época 2001/02;
Acosta - idem para a época 1999/00, com a mais valia de termos podido devolver, com juros, as graçolas dos nossos rivais logo a seguir à sua contratação (era velho, tinha ciática, etc. etc.);
Liedson - outro que deixa tudo em campo, só lhe falta ser campeão pelo Sporting;
Amunike - só não o vi fazer um cruzamento, desatar a correr, chegar à área antes da bola e cabeceá-la, mas acredito que se tentasse seria capaz de o conseguir; de resto, tinha tudo, técnica, velocidade, resistência, era um extremo clássico e ainda por cima foi muito bem vendido;
Balakov - valia, por si só, o dinheiro do bilhete. Nestas últimas épocas lembro-me sempre dele cada vez que há um livre ou um canto a favor do Sporting;
Rui Jorge - um dos jogadores mais sub-valorizados da história do futebol português;
Valckx - outro grande central, com o bónus de ter relançado a sua carreira no Sporting. Quando chegou, estava em suposta decadência; quando partiu, era titular da selecção e fora encarregado de marcar o Romário no mundial de 94;
Meszaros - um dos pilares da equipa de 1981/82, guarda-redes da selecção húngara; depois de se ir embora, a direcção do Sporting deve ter achado que os húngaros deviam ser todos bons guarda-redes e contratou um tal Katzirz, com consequências lamentáveis;
Yazalde - este era um verdadeiro ponta-de-lança, um craque que jamais poderá ser esquecido.
Faço minhas as palavras de outros foristas: Eskilson?! Esse só tem lugar no tópico “Transferências mais cretinas da história do Sporting”. Poderia fazer parte duma super-equipa com MacDonald, Rui Maside, Missé-Missé, Katzirz, Koke, jogadoresdoSalgueiroscontratadospeloCarlosManuel e tantos outros!