Todos sabemos que a pré-época ainda não terminou e que o mercado também ainda pode nos trazer algumas surpresas mas mediante o que temos agora e que o plantel ainda não está fechado (…julgo eu…), no entanto penso que já se pode debater, qual a melhor táctica para “atacar” a nova época com o actual plantel e pensei em duas opções, um 4-3-3 e um 4-2-3-1!
Eu penso que o 4-2-3-1 seja a melhor opção para jogos fora em jogos por exemplo da Champions ou mesmo em jogos fora com equipas de maior poderio…
As posições que podem suscitar mais dúvidas poderão ser a de PL e EE.
Na minha opinião Montero tem jogado bem, e penso que mais cedo ou mais tarde o golo vai aparecer.
Para EE escolho o tanaka pois sempre que entrou jogou bem e acho que oferecia mais à equipa do que capel ou carlos mané, pois parece ser mais inteligente no que faz do que os 2 últimos.
Os sistemas que EU utilizaria com o nosso plantel. Apenas um médio de cobertura e, no mínimo, 3 médios(incluindo o de cobertura) em todos.
4-3-3. Sistema principal.
4-4-2 losango. Quando necessitarmos de mais gente no meio-campo, por estarmos a ter pouca bola. O 4º médio servirá ajudar à criação de superioridade nessa zona(a mais importante, na minha opinião).
3-4-3 losango. Quando for necessário ir atrás do resultado. Subir as zonas de pressão e ter muita gente na frente, sem despovoar o meio-campo(evitando assim um futebol direto, para o qual o adversário tem resposta, na maioria das vezes. Para além disso, evitamos estar a fugir ao nosso modelo de jogo, porque os princípios seriam os mesmos).
Atualmente, gostava de um lateral superior ao Jefferson e de um central superior ao Maurício, mas o fundamental para o 11 é O Extremo. Que tem de ser um gajo muito completo. Forte no 1x1, criativo e muito bom tecnicamente, tem de ser forte em zonas interiores e, consequentemente, em espaços curtos(por isso é que o ponho ao lado do Fredy no 442 losango).
Sistema com base naquele que tem sido usado pelo Marco por cá para já, e como usava no Estoril. Um duplo pivot um pouco híbrido, com um jogador mais defensivo (trinco, neste caso Sir William, no Estoril era o Gonçalo), um 2º médio que ajuda na contenção defensiva, a dar maior solidez ao miolo e que ajuda na 1ª fase de construção (cá será o grande Maestro Silva, no Estoril usou 1º Evandro e depois o Diogo Amado) e depois um terceiro médio muito solto, basicamente com “carta branca” para deambular por toda a frente de ataque, sempre com as costas “garantidas” por 2 médios (para já tem sido usado, e bem até agora, o André, mas acho que o Gauld vai acabar por, mais cedo ou mais tarde, assumir o lugar, no Estoril, na 1ª época foi Carlos Eduardo utilizado na posição e depois o índio que foi esta época para o FCP).
Seria este o meu onze, mas no fundo não passo de mais um, para isso temos o nosso treinador Marco Silva que terá o meu apoio a 100%, logo o que ele escolher é que é importante.
:arrow: :arrow: :arrow:…
Amigo, se não vier outro extremo, só temos Capel, Heldon e Mané como opções e explico-te porque apostei em Shikabala nesse onze:
Em campos mais “complicados” e onde tenhamos de ter saidas rapidas para o contra-ataque, penso que tem condições tecnicas e velocidade para ir para cima…Mané também mas falta-lhe “calo”…só se for Capel…hummm…
Depois se calhar em vez de Slimani entrava o Montero por ser mais rápido e poder criar desequilíbrios em contra-ataques!
Percebi a aposta no Shikabala, mas como todos nós tenho dúvidas em relação a ele. Pode ser que ele até lá mostre a sua qualidade.
O mesmo pode ser dito para o Mané, mas este tem de voltar, pelo menos, ao nível a que estava o ano passado passado antes de se lesionar. O ideal era superar até esse nível.
O Heldón em contra ataque destaca-se mais, não acho que o seu melhor jogo tenha sido conta o Benfica por acaso. Mas tem que começar a mostrar mais ao Marco, pois parece não contar.
O Capel pronto… Pode ser que a sua correria com a bola dê resultados quando jogamos de forma defensiva.
Manteria o Slimani pelo seu jogo aéreo e por ser mais “matador” que o Montero. Contra os tubarões vamos ter menos hipóteses de golo e é preciso aproveitá-las ao máximo.
Quanto ao bold também sou capaz de dizer que és capaz de estar certo, até porque ficaríamos “mais fortes” no jogo aéreo e em alguma bola parada para a área contrária teríamos maiores hipóteses!
O meu onze também e acho que é o que faz mais sentido neste momento. Senão entrar mais um extremo de qualidade, colocaria Tanaka numa das asas do ataque.