Medidas/iniciativas para readmitir Bruno de Carvalho como Sócio do SPorting

Este tópico tem como objetivo debater medidas concretas para readmitir Bruno de Carvalho como sócio. Chegou a hora deste espaço ter um papel interventivo para corrigir uma grande injustiça que foi cometida.

Pretende-se que a participação esteja sujeita aos seguintes critérios:

  • Participação de sócios-adeptos que considerem a iniciativa justa e que defendam a mesma. Os outros que me desculpem mas já têm muitos tópicos para debater o cidadão Bruno de Carvalho.

  • Que a participação seja apenas para abordar esta temática especifica e que tentemos não fugir ao busílis da questão e entrar em off-topic.

5 Curtiram



Convocar assembleia geral Convocar assembleia geral parte 2

Entrando no tópico.

Vá, mais um para uns users poderem dizer que participam em mais do que dois tópicos.

Para se solicitar uma AG de Readmissão são necessários 1000 votos?

Ou é possível pedir á MAG para incluir o assunto noutra AG?

Irei denunciar todas as mensagenss que não se enquadrem nisto, tanto dum lado como do outro. Aqui é para debater esta questão da readmissão e até ir mais além e falar de medidas que ajudem a que a votação seja a que pretendemos. Teremos todos que fazer um esforço imenso.

Estou disponível para tentar agregar pessoal do Algarve para esta iniciativa e depois para ir lá no dia.

1 Curtiu

Não sendo especialista(e para isso é que este tópico foi criado) eventualmente até pode dar. Mas estás a ver esta MAG a faze-lo por vontade própria?!!!

Podes colocar o artigo 46º? Para completar as condições da AG.

Sim. Tenho aqui os estatutos. E trata-me por tu! :joy:

:rofl: :rofl:

Esqueci-me de colocar o s.
Perdoa-me a deferência à lá croquette.

:+1:

Aqui só é permitido amendoins e tremoços. E um fino ou imperial para os do sul.

Não sei se alguma vez foi feito (o pedido de readmissão de um sócio). Mas penso que já foram adicionados assuntos noutras AG (não nesta era de RA).

Os mil votos não são complicados de conseguir, já o dinheiro para pagar a AG não me parece simples.

Uma ideia seria recolher o maior numero de assinaturas e tentar incluir a discussão da readmissão numa das AG obrigatórias. Entregando antes da convocatória á MAG e se necessário no dia da própria AG.

Outra questão, se BdC for readmitido vai poder ir a eleições? O tempo de expulsão não é considerado interrupção de tempo de sócio?

Acho que se pode tentar tratar dessa questão das assinaturas. Alguém que saiba como iniciar esse processo de assinaturas que diga alguma coisa. E tenta-se por essa via. Se for recusado tentamos chegar à comunicação social.

As outras perguntas não me sinto capaz de te responder de uma forma rigorosa!

A readmissão de Bruno de Carvalho não pode ser vista de uma forma unidimensional.

Creio, numa análise muito superficial, que uma análise de iniciativas deverá recair em três blocos:

1 – Bloco Legal

2 – Bloco Comunicacional

3 – Bloco Associativista

No que ao Bloco Legal diz respeito, havendo processos a decorrer em tribunal é necessário efetivamente perceber quais são os processos, qual o ponto-de-situação, quais os eventuais resultados, e quando é expectável termos esses resultados.

Podemos fazer alguma coisa adicional neste capítulo ou o mesmo fica apenas numa esfera especializada? Que dizem os regulamentos / estatutos do Clube em caso de reversão pela via legal?

Relativamente ao Bloco Comunicacional, na semana passada tivemos Eduardo Barroso, Luis Filipe Menezes e até o Salin a falarem positivamente de BdC. É francamente… pouco. Havendo a possibilidade, é necessário dar voz a quem efetivamente tem voz. De alguma forma é preciso dar cara a este movimento, seja via alguns dos nomes que referi, seja por via de Augusto Inácio, Hélder Amaral, José Ribeiro, entre outros (porque não desenvolver um conjunto de webinars com alguns senhores da praça pública?). Isto e, enquanto sócios anónimos, e apesar das quezílias que sabemos existir, de alguma forma, deveriamos ser capazes de promover encontros entre elementos da antiga direção e BdC. Ver efetivamente se as pontes estão queimadas. E quanto a pontes queimadas… a forma como se tenta chegar a quem discorda de BdC nas redes sociais, por exemplo, muitas vezes, mais do que esclarecer, apenas serve para afugentar. O clima de guerra constante não beneficia BdC (se bem, que nem sempre é promovido por quem o apoia).

Quando ao Associativismo, queremos ir a AG, mas falamos em 66%. Raramente (nunca?) vi a oposição a uma direção alcançar grandes resultados em AG. Seja no tempo de FSF, GL, seja agora com Varandas (quando a oposição era/é mais ruidosa). Qual o posicionamento dos sócios? Será que valerá a pena irmos a Assembleia? Não será preferível não meter a carroça à frente dos bois e primeiro recolher alguma simpatia adicional para com o eleitorado? Deve-se lançar uma serie de sondagens, fazer sessões de esclarecimento com Núcleos, realizar um FAQ para desmitificar alguns dos dados na praça pública, etc.

Este não é um percurso que se vai fazer em 6 meses. O BdC não será presidente rapidamente e caso o queiramos no Clube – assumindo que efetivamente é o melhor para o mesmo – não é atirando-nos de cabeça para uma AG que lá vamos.

1 Curtiu

Em relação à tua primeira linha. Sim, já foi feito pedido de readmissão de sócio, começando por José Alvalade, se não estou equivocado.

Este tópico pretendia mesmo ser um ponto de partida para debater essa questão. E tu trouxeste várias questões importantes para cima da mesa e concordo com quase a totalidade das mesmas.

Este processo será longo e também era importante saber a opinião dos interessados neste processo. Já agora seria justo incluir aqui o nome do Alexandre Godinho na iniciativa.

No fundo isto é tentar apenas colocar a roda em movimento, ir ouvindo opiniões, perceber o contributo que cada um pode dar e tentar chegar à opinião pública.

PS- Permite-me este acrescento. Não acredito que seja para avançar em menos de 4-6 meses

@Lion73 gostava de “ouvir” a tua opinião.

Há várias iniciativas a tomar. Uma muito importante será a destituição da mesa de assembleia.

Relativamente a esta iniciativa, como se realiza esse processo de recolha das assinaturas? É necessário ter um texto de manifesto, certo? Podemos começar a fazê-lo.

Ao mesmo tempo sugeria que na próxima assembleia geral toda a gente apresente essa proposta. É insistir e insistir! Se não aceitarem essa votação, devemos manifestar-nos e expor a ditadura em que vivemos. Que se façam acampamentos em frente ao estádio se necessário!

Sugiro-te pegares na estrutura do meu, ou de outro post (ou criares uma nova estrutura) e ires deixando no primeiro post os resultados do brainstorming que por aqui se vá fazendo. Acho que acima de tudo é essa a mais valia deste tópico. Numa segunda fase, após a listagem estar +/- fechada, pode-se começar a analisar um a um os pontos, e ver o que podemos efetivamente fazer.

EDIT: lembrei-me agora, outro caminho interessante para readmitir o BdC… é ser apresentado como proposta eleitoral de futuros candidatos. Passaria a ser desnecessário, tanto o caminho legal, como irmos a AG com o tema.

Esse será o último recurso se todos os outros falharem. Claro que essa lista depois delegaria a presidência da SAD ao Bruno de Carvalho. Contudo, pelo que conheço dele, o objectivo é mesmo a presidência do clube.

Não tem de ser uma proposta apenas de uma lista com um testa de ferro dele. Se estivermos a falar de uma proposta que efetivamente traga uns 10% de eleitorado ao vencedor, acredito que outros possam tentar apresentar essa mesma proposta.