Medidas para a recuperação do Sporting após a hecatombe

Já que parece que há figuras que aparentam vir cá comer ideias para as expor em público (e assim garantirem boas gravatas e gel para o cabelo :)) que tal discutirmos ideias para recuperar o Sporting?

Eu apresento algumas com base num cenário simples assente no pressuposto de existir uma demissão da direcção actual e convocação de eleições antecipadas para Janeiro/Fevereiro.

Medidas a curto:

1 - Após a demissão em bloco da direcção substituir o treinador por uma solução SPORTINGUISTA até definição eleitoral. A questão “sportinguista” não é meramente emotiva: é a forma de garantir uma maior coesão dos adeptos “feridos” em torno da equipa e assim conseguir uma mobilização numa hora difícil. O adepto sportinguista terá maior facilidade em aderir a um Manuel Fernandes neste momento do que a um treinador novo, desconhecido, até se realizarem eleições.

2 - Apelar de forma HONESTA, SINCERA e HUMILDE a uma união dos adeptos em torno do clube e equipa a partir da marcação de eleições. Perder a “pose” portanto.

Medidas pós-eleição:

2 - Reafirmar o pedido de união em torno da equipa e do clube nestes meses delicados.

3 - POSTURA - Reiniciar uma nova postura do clube de proximidade com os sócios e adeptos, fazendo-os sentirem-se importantes, especiais e o CENTRO do clube, as figuras para quem o clube trabalha e não serventes ao serviço do clube (embora os adeptos devam incorporar o espírito de missão e dever para com o clube). Uma postura de CASAMENTO, em que as duas partes encaram a outra como o importante, com direitos e deveres claros, falados e potenciados.

4 - BENEFÍCOS - Desenvolver reais benefícios para o sócio. Não o “kit” mas reais benefícios visíveis, que acompanhem o único benefício óbvio (o preço das boxes). Ex: na negociação do novo contrato de patrocínio o Sporting devia procurar garantir descontos permanentes em produtos PUMA para os sócios do Sporting (no mínimo os vendidos na loja do Sporting).

5 - DISCURSO - directo para os sócios, sem prejuízo do discurso para o patrão (banco) ou para a cotação. Nunca esquecer uma palavra para adeptos e sócios nos momentos bons e nos maus.

6 - DIMENSÃO - Regresso às origens: reduzir o número de empresas do grupo Sporting, maximizar o trabalho, provavelmente reduzir o número de pessoal assalariado.

há mais… mas por agora ficam estas e convido todos a darem a sua achega…

Totalmente contra o 1º ponto pois o campeonato está longe de estar perdido.
Na minha opinião Camacho com contrato até ao final desta época, é por todas as razões e mais algumas o homem certo para este momento difícil.

De acordo com a aproximação aos adeptos.

Depois das eleições a medida fundamental é a contratação dum Director Técnico que coordene todo o edifício do futebol começando nas escolinhas passando pela Academia onde deve ser fomentada uma cultura fortemente sportinguista e terminando é claro no futebol profissional.

PS- Não percebo muito bem esse tabu sobre as pessoas importantes que lêem o nosso fórum. Afinal qual é o problema, achou que está aqui uma boa amostra de sportinguistas de vários quadrantes de opinião.
Contem lá quem são os famosos que passam por aqui :wink:

infelizmente acho que nada vai mudar ,sem ser peseiro…mudam-se as moscas e a merda vai continuar a ser a mm…o ambiente em torno do sporting só muda quando esta mitra toda se meter a andar…os sócios e adeptos do sporting sempre corresponderam e apoiaram a nossa equipa nos tempos de crise,mas penso que desta vez o ruptura aconteceu…os sócios só se deslocam ao estádio para contestar,tal ñ é a revolta…urge mudar a postura o mais rápido possivel,porque ainda nada está perdido no campeonato …

No imediato :

1 - Demissão da SAD.
Encontrar uma pessoa que reuna o consenso entre jogadores e dirigentes para a gerir até às eleições. ( Manuel Fernandes, Barbosa, etc… )

2 - Contratar um treinador com creditos, o campeonato ainda não está perdido.

3 -

Apelar de forma HONESTA, SINCERA e HUMILDE a uma união dos adeptos em torno do clube e equipa a partir da marcação de eleições. Perder a “pose” portanto.

Sem tempo para reflexões de fundo neste momento, deixo a minha opinião apenas para o imediato:

1- Cessação de funções imediata do Peseiro e seus adjuntos;

2- Demissão em bloco dos órgãos sociais do Sporting Clube;

3- Convocação de eleições no mais breve prazo estatutariamente possível;

4- Contratação de uma figura sportinguista capaz de congregar o consenso dos adeptos e dos putativos candidatos (desejavelmente, Manuel Fernandes), para assegurar no imediato a liderança da equipa e vir a ser posteriormente integrada no futuro elenco técnico como adjunto de um treinador estrangeiro de renome a contratar pela direcção eleita.

Basicamente é a mesma receita adoptada em 99, com os resultados que se conhecem.

Eu acho que em relação as primeiras medidas estamos todos de acordo, que eram a antecipação das eleições e a contratação de um treinador com carisma que pusesse aquele balneário na ordem.

A longo prazo e como mta gente já aqui tem dito devíamos nos afirmar de vez como um clube formador ao bom estilo do ajax.
Um grande treinador a frente da equipa principal, com um curriculum de vitorias e de saber apostar nos jovens, sendo ele quem manda no balneário e mais ninguém.
Um plantel formado maioritariamente por jogadores da casa, onde apenas existiria lugar para 2 ou 3 foras de série vindos de outras paragens.
Quanto as camadas jovens, o trabalho tinha por base a continuação, treinadores dos vários escalões homens da casa para transmitir o espírito do Sporting, treinando as jovens estrelas com as duas tácticas principais da equipa sénior para uma fácil adaptação a quando da sua chegada à equipa principal. Pq ñ espalhar olheiros por continentes como africa e américa do sul, indo buscar jovens jovens jogadores que dessem nas vistas, e ter cuidado com o recente interesse das grandes potencias do futebol em ir buscar jovens jogadores ainda em escalões de formação.

Outra forma de poupar dinheiro era acabar com mtos cargos dentro do Sporting que ñ sabemos mtas vezes para que servem.
Tb concordo que os sócios deviam possuir mais regalias, tentando de uma ou outra forma juntar a equipa com os adeptos.

P.S. Desculpem o português mas isto foi escrito numa aula, maior parte destas ideias já foram aqui faladas, mas nunca são de mais relembrar

Não concordo com a importância dada ao treinador sportinguista. Infelizmente isso não é condição de competência e nesta altura o que faz falta no Sporting é uma boa dose de competência em todos os sectores.

Há sobretudo que não pensar apenas no imediato, daí que um treinador que venha a ser contratado tenha de o ser pensando já na época que vem. Não quero com isso dizer que esta época seja para esquecer, mas é importante que se dê ao próximo treinador mais de meia época de balanço para a próxima, podendo assim conhecer a casa e a realidade onde irá trabalhar. Se este ano as coisas correrem bem, melhor, mas o que se lhe deve pedir é resultados no ano que vem.

Quanto à necessidade de ter alguém para substituir Peseiro no imediato, acredito que Paulo Bento possa desempenhar essas funções da melhor forma. Ficaria com a certeza de continuar ligado ao clube, mantendo-se no departamento técnico e seria a pessoa ideal para passar o testemunho ao próximo treinador. Não se correria também o risco de ver algum tipo de menor consideração por parte dos jogadores em relação ao técnico, por este estar lá temporariamente, dado que saberiam que a transição para o próximo treinador seria feita através dessa pessoa.

No imediato: Corte de relações institucionais com os lampiões! (Só para incêndiar…)

Sem tempo para reflexões de fundo neste momento, deixo a minha opinião apenas para o imediato:

1- Cessação de funções imediata do Peseiro e seus adjuntos;

2- Demissão em bloco dos órgãos sociais do Sporting Clube;

3- Convocação de eleições no mais breve prazo estatutariamente possível;

4- Contratação de uma figura sportinguista capaz de congregar o consenso dos adeptos e dos putativos candidatos (desejavelmente, Manuel Fernandes), para assegurar no imediato a liderança da equipa e vir a ser posteriormente integrada no futuro elenco técnico como adjunto de um treinador estrangeiro de renome a contratar pela direcção eleita.

Basicamente é a mesma receita adoptada em 99, com os resultados que se conhecem.

completamente de acordo! só acrescentava (embora não tenha directamente a ver com o momento que o Sporting vive) o fim das relações “de irmãos” com os lampiões…que entretanto vão atirando areia para os olhos do Cunhy.

Desculpem insistir, mas continuo a achar que face ao momento critico, melhor que as eleições sejam antecipadas, seria que houvesse um consenso.
Se dizem que o MRT não ‘engole’ o DC, paciência, avance-se com outro nome, ou então, reúna-se todas as potenciais candidaturas e cheguem a um acordo para uma equipa.
Isto é o que o SCP precisa neste momento, nada em termos de objectivos desportivos está perdido, por isso a solução a encontrar tem que precaver este futuro próximo.

Por outro lado, esta solução permitiria de uma forma concertada encontrar as causas que estiveram na origem do descalabro que aconteceu esta época. Não defendendo a permanência do Peseiro, insisto na teoria que ele será mais vitima do que propriamente o causador desta crise. Se não quisermos passar por momentos semelhantes a estes no futuro, urge identificar claramente os erros cometidos.

Finalmente não gostaria que a solução ‘final’ origina-se clivagens como acontecia à alguns anos atrás, com a instabilidade que isso provoca. O que deve ser procurado é um consenso como Roquete conseguiu no inicio do projecto, e no fim de contas é este que está em causa.

Desculpem insistir, mas continuo a achar que face ao momento critico, melhor que as eleições sejam antecipadas, seria que houvesse um consenso. Se dizem que o MRT não 'engole' o DC, paciência, avance-se com outro nome, ou então, reúna-se todas as potenciais candidaturas e cheguem a um acordo para uma equipa.
Penso que já passámos essa fase. No ponto a que as coisas chegaram, já não basta uma legitimidade "consensual", para mais se o consenso partir do pressuposto de que o DC é inamovível e tem que se arranjar para a SAD alguém que não perturbe os delicados humores de sua alteza. Confesso alguma dificuldade em entender a razão porque dás este pressuposto por adquirido.

O Cunha está desvairado, está completamente cego no seu desígnio de glorificação pessoal, e neste momento está mais queimado junto dos adeptos do que o próprio Zé Coveiro. É por isto que acho que o futuro do Sporting tem que assentar em bases sólidas, que neste momento é algo que só a legitimação por sufrágio pode dar.

Desculpem insistir, mas continuo a achar que face ao momento critico, melhor que as eleições sejam antecipadas, seria que houvesse um consenso. Se dizem que o MRT não 'engole' o DC, paciência, avance-se com outro nome, ou então, reúna-se todas as potenciais candidaturas e cheguem a um acordo para uma equipa.
Penso que já passámos essa fase. No ponto a que as coisas chegaram, já não basta uma legitimidade "consensual", para mais se o consenso partir do pressuposto de que o DC é inamovível e tem que se arranjar para a SAD alguém que não perturbe os delicados humores de sua alteza. Confesso alguma dificuldade em entender a razão porque dás este pressuposto por adquirido.

O Cunha está desvairado, está completamente cego no seu desígnio de glorificação pessoal, e neste momento está mais queimado junto dos adeptos do que o próprio Zé Coveiro. É por isto que acho que o futuro do Sporting tem que assentar em bases sólidas, que neste momento é algo que só a legitimação por sufrágio pode dar.

Não digo que o consenso terá de passar pelo DC, acho que se não for possível, como parece, que o consenso se faça através de uma união entre os potenciais candidatos e daqui saia uma lista única que iria a votos contra o DC.

Não digo que o consenso terá de passar pelo DC, acho que se não for possível, como parece, que o consenso se faça através de uma união entre os potenciais candidatos e daqui saia uma lista única que iria a votos contra o DC.
O consenso com DC também acho que não é possível, mas acho também que não é desejável.

Quanto à tua outra sugestão, não posso estar mais de acordo. Não é boa ideia desperdiçar energias e votos em divisionismos entre as candidaturas alternativas. É melhor concentrar as armas numa só que seja capaz de derrotar o DC em eleições.

Não digo que o consenso terá de passar pelo DC, acho que se não for possível, como parece, que o consenso se faça através de uma união entre os potenciais candidatos e daqui saia uma lista única que iria a votos contra o DC.

Desculpem lá meter-me mas vcs acham que o pessoal não viu já o suficiente para correr com o senil? Será mesmo necessário uma “aliança” para concorrer contra DdC, especialmente depois destes episódios dos últimos dias?
O maior adversário de DdC é ele mesmo. Por isso, que venham as eleições agora e já. E, se possivel, com mais episódios de loucura mansa do nosso grande líder!

Acho que caso não surjam oportunistas de algibeira (acho que não teriam qq sucesso eleitoral) existirá uma luta entre a candidatura do projecto e uma outra que ainda não consigo ter a certeza qual será.

O pp Dias Ferreira hoje na SIC está a cortar-se novamente, vê-se que não está preparado ou não tem apoios para enfrentar um acto eleitoral próximo. Esconde-se na falácia (para a qual arrastou rapidamente os outros paineleiros) do imediatismo, como se a gravidade do futuro do Sporting nos próximos anos pudesse esperar por soluções de recurso para salvar a época em curso. De que me interessa a época em curso se correr o risco de ficar sem Sporting a médio prazo.

De que me interessa a época em curso se correr o risco de ficar sem Sporting a médio prazo

Precisamente, acho que se confundem as situações. A resolução do verdadeiro problema está na “limpeza” directiva e no assumir uma “Estratégia” (para não lhe chamar Projecto, livra…) para o futuro.

Claro está que os processos estão interligados, mas não creio que se possa afirmar claramente que a época pode ser prejudicada com as movimentações eleitorais… a época está já a ser sériamente prejudicada ao não serem tomadas decisões.

Em todo o caso eu tb apoio uma solução de consenso, mas consenso de figuras num novo cenário quase radicalmente oposto ao anterior.

Não me choca que figuras da “oposição” se aliem a figuras do “status quo”, mas a estratégia tem de ser muito diferente.

Creio que esse seria o melhor caminho e provavelmente será o unico, pq nós estamos “enterrados” até ao pescoço com os bancos… e esse é o problema para os supostos pré-candidatos.

Não tenham duvidas, a Oligarquia “blindou” de tal forma a gestão que a médio prazo estaremos sempre dependentes de resquicios (para dizer pouco) da sua influencia.

Uma coisa me parece clara… as eleições terão de ser no máximo até Março e desportivamente temos de encontrar uma solução transitoria (um nome Sportinguista para tomar conta do barco) até a nova direcção tomar as suas decisões.

PS. Por nome Sportinguista invalido automáticamente o PB, claro está.

Acho que caso não surjam oportunistas de algibeira (acho que não teriam qq sucesso eleitoral) existirá uma luta entre a candidatura do projecto e uma outra que ainda não consigo ter a certeza qual será.

Quanto a mim vai ser DC contra DC. E ele sabe bem disso , por isso convoca eleicoes antecipadas, e uma forma de se legitimar aos olhos dos adeptos. :idea: