Medidas a tomar no Sporting

Um resultado anormal como sofrer sete golos num jogo acontece uma vez em vinte ou trinta anos, agora na mesma época ser cilindrado sucessivamente por Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique demonstra que no Sporting os resultados anormais não são afinal tão anormais quanto isso e que há problemas profundos a resolver.

Quem, como eu, ainda acreditava nesta direcção, nesta equipa e neste treinador, deixou de ter ilusões depois do 7-1 de ontem. O jogo foi muito revelador. Como dizia um repórter desportivo, o Bayern foi poupando sucessivamente. Poupou no início do jogo, poupou ao intervalo e foi poupando na segunda parte, e o Sporting apesar de todas estas poupanças do adversário foi sempre muito inferior. A imprensa alemã dizia hoje que o Sporting não tem qualidade para estar a este nível, e não tem de facto.

Medida #1: Limpeza de balneário inteligente

Para mim esta equipa acabou. Os jogadores hoje em dia pensam que vão ser todos Figos ou Cristiano Ronaldos, só porque aos 21 anos jogam como titulares no Sporting. Hoje em dia os jovens da formação vêem o clube como um trampolim para grandes voos. Dizia o Inácio, e muito bem, que ainda há dois anos o Miguel Veloso era capaz de pagar para jogar no Sporting e que agora o nosso clube já não lhe chega. Até jogar no Bolton já seria melhor do que jogar no Sporting. O Vukcevic só quer ficar se for sempre titular. O Stojkovic acha-se o melhor guarda-redes da europa e não percebia porque não jogava (será que joga agora no Getafe?). Até o nosso menino João Moutinho ficou todo chateado por não ter ido para o Everton, esse colosso europeu. Pois bem, acabou. Quem não sentir a camisola que saía. Quem não valorizar o que é jogar num clube com um nome como o do Sporting, que saía.

É preciso vender os meninos-prodígio, mas vender bem. Se só dão 15 milhões pelo Miguel Veloso então vendam apenas 50% do passe, mas vendam-no. Agora não façam negócios por truta e meia, nem vendam mais barato porque ficam com uma percentagem de uma futura transferência.

E já agora: a vida está difícil, é preciso fazer uma limpeza de balneário, mas não embarcar em despedimentos e indemnizações.

Medida #2: Substitua-se o Paulo Bento

Neste contexto em que certos jogadores não acusam a responsabilidade de jogar no Sporting, e preferem outros voos, eu defendo o trabalho disciplinador do Paulo Bento. Se calhar com outro treinador já teríamos sidos humilhados há mais tempo. O Paulo Bento foi muitas vezes capaz de incutir combatividade à equipa, e isso é louvável. Demos aqueles 5-3 ao Benfica. Agora, será que isto chega? Não. O Sporting não tem um fio de jogo definido há vários anos. É a táctica do pontapé para a frente. É a táctica de esperar que as individualidades resolvam. É o 4-4-2 fixo, imutável, aconteça o que acontecer, haja que jogadores houver, porque, verdade seja dita, sempre que se tenta mudar, as coisas correm mal. Passaram quatro anos e o Paulo Bento ainda não ensinou o Sporting a jogar à bola. Precisamos de melhor.

E as contratações? Celsinho? Purovic? Tiui? Grimi? Eu gostava de saber como é que certos jogadores chegam ao Sporting. Devem haver muitos empresários bem relacionados, mas ninguém deve perder tempo a observar jogadores. Em última análise, o treinador é responsável por aceitar jogadores no plantel que não têm qualidade nem para jogar nas reservas.

O Sporting é conhecido como um clube de formação. Ao longo dos últimos anos formou vários jogadores de talento, e as dificuldades económicas não aconselham contratações dispendiosas. Assim, o novo treinador dever ser um bom formador.

Já vimos que sem disciplina não há resultados (Fernando Santos, José Peseiro). O novo treinador deve ser um disciplinador. Mas também é preciso saber dialogar com os jogadores e temperar os ânimos. Entrar sucessivamente em conflitos e extremar as posições não leva a resultados positivos. Talvez alguém com mais idade e experiência saiba procurar a justa medida das coisas.

O novo treinador deve ser alguém capaz de meter a equipa a jogar à bola. Atacar bem, defender melhor.

Finalmente é preciso alguém que valorize o clube e com ambição. Cruiff? Que delírio… Qual seria o interesse / ambição de alguém que já ganhou tudo em treinar o Sporting? As mesmas regras para os jogadores deve funcionar para o treinador:

  • valorizar a oportunidade de estar no Sporting
  • obsessão pelos títulos

Jorge Jesus? Reconheço-lhe a capacidade para meter equipas a jogar à bola. Reconheço-lhe o cariz disciplinador. Reconheço-lhe a amibição por títulos e a oportunidade de uma vida que para ele seria treinar o Sporting. Tenho dúvidas quanto à capacidade formadora.

Como se sabe a formação é um trabalho de longo prazo e eu defendo que o objectivo final é conseguir um treinador para ficar muitos anos.

Medida #3: Procurar uma liderança forte

Esta direcção teve o mérito de dar tempo ao Paulo Bento, mas a a verdade é que não se percebe quem manda no clube. Que interesses instalados fazem com que se contratem jogadores sem mérito. É preciso uma estrutura em pirâmide. Um líder que assuma o mando e que leve tudo à frente. Alguém imagina que o que se passou este ano no Sporting se poderia passar no FC Porto? Não, porque está lá um Pinto da Costa.

Como é que treinadores que não ganham nada noutros clubes ganham no Porto? Porque está lá um Pinto da Costa.
Como é que jogadores que não rendem nada noutros clubes rendem no Porto? Porque está lá um Pinto da Costa.

É certo que também acontecem desaires ao FCP, mas acontecem menos. É certo que o FCP também tem más épocas, mas dão sempre a volta por cima e é mais provável tê-los a lutar por tetra-campeonatos do que tê-los a lutar pela Champions. Porquê? Pinto da Costa tem o poder de fazer o que quiser, doa a quem doer.

lavagem cerebral, o problema è de ordem psicologica. o unico ponto positivo na campanha europeia deste ano foi que com adversarios mais acessiveis nâo subestimaram mas sempre que jogaram com as equipas grandes nâo havia fralda que aguentasse.
só bosta.

“Menezes Rodrigues disponível para a presidência do clube”
[url]Renascença - A par com o mundo.

Nas palavras deste sr., que mais dava perder por 4 ou por 7?

E quer ele ser presidente…

Quem, como eu, ainda acreditava nesta direcção, nesta equipa e neste treinador, deixou de ter ilusões depois do 7-1 de ontem

É pá, li isto e o resto passou logo para o caixote do lixo da minha memória :arrow:

A derrota de Munique dói, porque rebaixa a imagem da equipa de futebol do Sporting, embora Menezes Rodrigues diga que as probabilidades de êxito nesta eliminatória eram ínfimas.


Agora perguntamos todos nos, como e que nos queremos ganhar alguma coisa com mentalidades destas!!

Ainda esta personagem se quer candidatar a presidente do sporting!!

Esta se mesmo a ver a mentalidade que anda dentro do sporting…

Sera este o sporting, que terei que viver ate ao resto da minha vida?

O SPORTING precisa de SPORTINGUISMO da parte de jogadores, técnicos e direcção.

NÓS MERECEMOS MAIS, o SPORTING MERECE +