Medicina

Descoberto processo imunitário que pode ajudar no tratamento de várias doenças

Cientistas argentinos descobriram o mecanismo que interrompe o sistema imunitário humano, o que poderá ser a base para o desenvolvimento de tratamentos contra o cancro, diabetes e esclerose múltipla.

O grupo de investigadores, liderado por Gabriel Rabinovich, encontrou “as engrenagens moleculares” que fazem com que o sistema imunitário seja desactivado e permita, por exemplo, a expansão de células cancerígenas, afirmou um comunicado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) argentino, citado pela agência Efe.

A descoberta é fundamental para o desenvolvimento de terapêuticas contra tumores ou doenças como a esclerose múltipla, a artrite ou a diabetes, entre outras, que surgem quando o sistema imunitário age sem necessidade e ataca os próprios tecidos, explicaram os pesquisadores.

“Este circuito capaz de silenciar o sistema de defesa é conhecido como 'tolerância imunitária’. Esta indução de tolerância tem uma importância-chave para evitar o desenvolvimento de doenças auto-imunes e de promover a aceitação de transplantes”, afirmou o Conicet.

O trabalho, publicado pela revista científica britânica “Nature Inmunology”, começou em 2003 através de testes realizados com células humanas e ratos.

http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=149125716

A medicina e o desenvolvimento científico estão cada vez mais avançados. Não deixa de ser surpreendente cada nova descoberta neste ramo. :great:

Este é um assunto que desde há alguns anos me interessa, particularmente o tratamento de condições através de substâncias químicas ou de origem biológica. Pelas implicações económicas mas não só. Os meus muito fracos conhecimentos de Química aplicada à Biologia impedem-me no entanto de apreender muitos dos items significativos neste domínio.

Apesar de me deparar com assuntos desta índole diariamente (através de “mailing lists”), não transcrevi alguns deles para aqui até agora por não saber se um tópico ou vários tópicos dessa índole iriam gerar participação. Vamos ver se o destino deste me leva a adaptar a minha visão.

Esta terapia é baseada na manipulação de substâncias denominadas de “galectinas”… ainda não é um hot-topic da tolerância imunológica, mas pode caminhar para lá… no entanto tem enorme competição, nomeadamente das vacinas de células dendríticas (e essas estão já na fase de clinical-trials ;)).

E o que é que se sabe nesta altura (da transcrição não percebo se já começaram os ensaios clínicos nem que seja a nível de toxicologia) sobre os efeitos secundários destas terapêuticas, e como podem ser minorados?