No transfermerkat dizem que valer 10ME.
![]()
Já aprendiam a cotar melhor os jogadores…
Quem é que o foi buscar ao Estoril? Não me refiro quem lá foi negociar, quem “detectou” o craque
Fazer o que diz o @SHONRADO era perfeito.
Mas vai ser difícil, principalmente no que diz respeito ao Amorim.
Já seria bom mantê-lo até 2023.
Exclundo o Nuno Mendes que assumo que está vendido, teríamos as seguintes mais valias:
2022/2023:
Palhinha/Jovane - 75ME
2023/2024
Matheus Nunes/Pote(50%-Investimento AA)/Amorim (-Investimento AA)/Porro (-Investimento AA) - 105ME
2024:
Inácio - 30ME
São 210ME em 3 anos.
O nosso buraco orçamental anual deverá andar entre os 65 e os 70ME.
Ou seja, essas vendas limpam o buraco e permitem-nos investir 30/40ME em contratações por ano para manter ou melhorar a qualidade do plantel.
Como bónus teremos jogadores da formação que ainda se vão afirmar, há outros jogadores da equipa A que já se estão a valorizar para além desses que estamos a referir e há eventuais apuramentos para a champions que serão lucro puro.
Temos aqui uma oportunidade desportiva e financeira!
PS:
Bastou um ano e meio de boa gestão desportiva para melhorarmos a este ponto.
Imaginem o que aconteceria com 5 anos seguidos de competência…
Cada ano que o Amorim estiver, é um bem absoluto.
Lembro-me da discussao que tivemos o ano passado sobre as financas. As financas de um clube estao sempre ligadas a performance desportiva. Se tivessemos optado por realizar mais valias financeiras o ano passado… nao tinhamos neste ano a perspetiva de ter uma epoca de sonho do ponto de vista financeiro. Mesmo com o risco acrescido.
Já dá para pagar o Amorim?
Com o Weigl perfeitamente nas covas. Aliás, essa história do duelo com o João Mário, é mais fruto da emocionalidade implícita na “fuga” do JM. Na verdade, quem foi completamente varrido foi o Weigl.
Era ve-los a cair que nem tordos
Não é fruto da emocionalidade, a comparação deve-se ao facto de o M. Nunes ser a troca direta do J. Mário.
E o facto é que, continuando J. Mário a ser o que era, ou seja, a manter defeitos e virtudes da época em que cá esteve, parece-me aos dias de hoje FACTUAL que M. Nunes tem mais qualidade e é mais decisivo que J. Mário. Podemos sempre dizer que são jogadores diferentes, verdade, são jogadores MUITO diferentes e que M. Nunes até seria melhor se tivesse a qualidade de posse do João, mas jogam ambos exatamente na mesma posição e M. Nunes melhora substancialmente a nossa qualidade de jogo porque arriscando mais do que o João (e uma ou outra vez coloca-nos mais em perigo) na maioria das acções é MUITO mais incisivo e cria muito mais jogo / perigo do que o João que na maioria das vezes resume-se a temporizar o jogo.
Jogador para o Liverpool.
E depois aí é que em Portugal se iria descobrir o que vale o Matheus. (Exceto nós que o conhecemos bem)
Eles diferentes são. Depois, cada um avalia aquilo a que dá prevalência.
O Matheus tem muito mais acutilância ofensiva (também perde mais bolas). Mas também revela evolução no passe longo e no último passe. Quando demonstrar que é capaz de mitigar a sua capacidade de transporte com a capacidade de gerir tempos, vai ser o médio perfeito.
O jogo com os índios foi perfeito para mostrar a sua pujança física e a sua capacidade de transporte de bola. Acresceu a capacidade para fazer o último passe (golo do Paulinho) e de finalizar ele mesmo.
Se o JM cá continuasse, o treinador teria que o desafiar a assumir mais riscos no passe decisivo, ao invés de dar mais uma voltinha. O problema do JM é que consegue ser mais acutilante se jogar numa ala (porque cruza melhor do que faz o passe de ruptura), do que no centro de operações.
No caso dos índios, eu pensei que fossem para o Al Musrati. O JM, com o Weigl, não resolve problema nenhum daquele meio campo, muito menos se jogarem a 2. É que é diferente de ter o Weigl ao lado, de ter o Palhinha (com este há complementaridade). Se o JJ tivesse pedido o JM para jogar como médio direito, eu percebia (lá está, com a contratação do Musrati ou de alguém com o mesmo perfil). Assim, olha, foderam-se.
O nível dele foi tal, que ainda estou com pena do Weigl…
Eh, no último… se ele fizesse mais vezes o que fez na assistência para o Paulinho… Mas vai fazer.
![]()
Bem, convinha que o Paulinho fizesse sempre o que fez na sexta, que é ter um aproveitamento decente dos passes que recebe.
Percebo a tua ideia, no entanto.
Esta época para o Matheus também tem sido uma montanha russa, de certo modo. Ora o rapaz joga em esticões e isso nem sempre serve a equipa, ora joga mais retraído, o que dá mais segurança à equipa mas fá-lo evidenciar-se menos.
Em contexto semelhante ao do jogo de sexta, o Matheus consegue, até, fazer coisas parecidas com o tal passe para o Paulinho. Sem ir ver vídeos (que me podem desmentir brutalmente), estou a recordar o jogo de Guimarães, do ano passado, em que ele entrou bem no jogo, fazendo o que fez com o panelas (transportar, queimar linhas e entregar para finalizar).
O potencial é grande, há que o deixar fluir e enriquecê-lo com pequenas coisas que o podem transformar decisivamente num jogador de primeiro plano mundial.
O João Mário foi só dos melhores do lado dos lampiões… e o Amorim sabia bem disso, assim como sabia como o limitar. Não é um jogador de sangue quente portanto aquelas “porradas” no início do jogo acalmaram-lhe logo as ideias…
Porra, as primeiras mensagens deste tópico são assustadoras ![]()
Mas é normal, tendo em conta o contexto da contratação e de como estávamos, eu não andava cá no fórum mas também achava que o Matheus não ia singrar na equipa principal do Sporting e agora é o que é.
Ainda bem que estávamos todos errados ![]()
Vai pagar 5 ou 6 Amorins.
Isso, por acaso, é algo injusto para com o forista em causa, que chegou a dizer, em vários momentos, que o Matheus era dos poucos que podia entrar na equipa A. Creio, sem ter a certeza, que até sugeriu que o rapaz fosse testado na posição 6.
Tenho dúvidas de que alguém olhasse para este miúdo, mesmo após os primeiros jogos ao lado do Wendell, e dissesse que estava ali “este” jogador.