Marketing do Sporting

Bem não encontrei um tópico em que pudéssemos falar apenas sobre o Marketing do Sporting e as várias estratégias utilizadas para divulgar o nome do clube! Existe sim para falar apenas sobre as páginas sociais na Internet entre outros…

Fica aqui então um espaço para falarmos sobre isto!

1º Video feito para divulgar os novos equipamentos utilizando o jogador André Martins!

[youtube=650,535]A outra pele do leão - YouTube

O Sonho de ter a GameBox:

[youtube=650,535]Um sonho: ter a Gamebox 12/13 - YouTube

Estava à procura deste tópico. Ainda bem que existe, ainda que me espante ter tão pouco conteúdo, naquele que é dos departamentos mais importantes num clube de futebol e que no nosso clube parece não existir.

No Sábado desloquei-me a Alvalade para assistir à apresentação dos jogadores aos sócios.

No site oficial do clube dizia que a “festa” começava às 18h e, ingenuamente, acreditei que assim seria e pelas 17:40 já estava sentado no meu lugar juntamente com a minha mulher à espera de me divertir, quem sabe receber alguma surpresa.

Um ponto prévio: publicidade é o meu meio pelo que não falo meramente como adepto, mas como alguém que “sofre” em ver incompetência ainda para mais no meu clube.

Vamos então fazer um pequeno exercício que demonstrará a miséria que foi a “festa” de Sábado, ignorando a qualidade do jogo que esse nada tem a ver com Marketing, ainda que possamos todos dizer que sim porque com melhor futebol mais adeptos teremos mas isso é responsabilidade do Departamento de Futebol e não se pode exigir a um director de Marketing que a equipa jogue melhor pelo que nesse aspecto não vou dizer nada.

O lema de Sábado era “Em frente Sporting!” e esperava-se uma festa à imagem do nosso clube, não de um clube “pelintra” e pouco “estruturado”, como acabou por ser, mas de um clube enorme, com adeptos fantásticos e um clube ganhador.

É inadmissível…

  • Que se monte o palco onde os jogadores aparecerão apenas e só quando os adeptos já se estão a a sentar;
  • Que o pessoal que esteja a montar esse mesmo palco esteja vestido cada um à sua maneira, numa atitude pouco profissional;
  • Que as pessoas dos bares só possam entrar ao mesmo tempo que os adeptos começam a entrar também. Quis comprar um gelado e não havia porque a pessoa dos gelados ainda não tinha chegado;
  • Levantar aquela “tarja” gigante de forma a que as pessoas do lado da antiga “bancada nova” não vissem parte do “espectáculo”;
  • Não começar a horas;
  • Ridícula a forma como os jogadores entraram em campo, rodeado por miúdos. O André Martins mal se via, por pequeno que é;
  • O treinador e capitão de equipa tem sempre de falar aos adeptos. A motivação também tem de vir deles. Temos que sentir que eles estão todos connosco adeptos e que vão dar o tudo por tudo pelo título.

A minha lista poderia continuar.

Desculpem-me a sinceridade mas o nosso departamento de Marketing é MISERÁVEL.

E já nem falo na ausência de notícias da nossa equipa B. Na ausência de um filme do primeiro golo do Indiano. Se é para ir buscar um jogador indiano e depois não se faz nada de marketing com ele então para quê tapar o lugar de ponta-de-lança com ele? Mais valia colocar um dos nossos miúdos.

Fico desiludido, a sério que fico.

O futebol é considerado um “espectáculo”. Façam dele um “espectáculo”. O nosso departamento de Marketing vê um jogo de futebol como isso mesmo, um mero jogo de futebol.

Falta atitude profissional. Todas as pessoas que estão no relvado, se tiverem ao serviço do Sporting têm que estar equipados à Sporting. Têm que ser mais um veículo de comunicação de marca. Não podemos ter aquela bagunça. Não podemos ter os jogadores a entrar tipo “gado”. Eles são aqueles que vão lutar pelas nossas cores. Têm de nos sentir e nós temos que sentir que eles estão connosco. Porque é que a equipa B não esteve lá ontem? Não queremos que os dois planteis sejam próximos?

Já comprei a minha Gamebox mas admito que no Sábado estava lá e só me perguntava porque raio é que mais uma vez comprei a Gamebox quando o clube faz tudo para que nos afastemos dele?

Onde é que o clube passou algum elemento de orgulho no passado Sábado? No Botas com os seus “berrinhos” do costume? No momento ridiculo em que ele pediu para baixar o som para ver se as pessoas cantavam uma música que não tem nada de fácil e que resultou num silêncio quase geral no estádio?

O nosso Sporting vai mal e, por incrível que pareça, até nem sinto que seja no Departamento de Futebol.

O nosso Departamento de Marketing tem muita mas mesmo muita culpa na forma como nós adeptos perdemos a crença na nossa própria equipa.

Desculpem-me este texto um pouco mais emotivo mas realmente doeu-me no Sábado ver aquela miséria. Eu próprio o ano passado pedi um reunião para apresentar várias ideias ao departamento mas nunca fui ouvido. Nem sequer me responderam.

Nem vou comentar as várias campanhas publicitárias que têm feito para angariar novas gameboxs ou compras do novo equipamento alternativo. Tudo é demasiadamente amador no nosso clube.

Estou-me genuinamente nas tintas para o “Em frente Sporting!”
O que eu quero mesmo é: “ACORDA SPORTING!”

Tens razão Winnersh e o que se passa não é só de agora, como deves saber.

Desde que o mundo do futebol se tornou em futebol espectáculo, o Sporting simplesmente não tem sido capaz de acompanhar essas evoluções e falta muito profissionalismo no nosso clube nas diferentes áreas. Parece que ainda vivemos nos anos 60 ou antes, em que cada um só tem que fazer aquilo que pode e a mais não é obrigado (num clube/instituição desportiva)… não pode ser assim, têm que existir objectivos e exigência!

Eu, pessoalmente, acho que nada podemos apontar àquelas pessoas que trabalham em prol do clube voluntariamente, dando o seu tempo sem pedir nada em troca, fazem o que sabem e o que podem. Mas aqueles que são pagos, que trabalham efectivamente no Sporting, têm que cumprir objectivos e ser competentes, se não o são, venham outros, chega de trabalhos para “sobrinhos” ou “amigos”.

E é preciso ter uma direcção e respectivos “chefes” de cada secção do clube, com tomates e sentido de autoridade para meter as pessoas em sentido e serem exigentes. Acho que faz falta sentido critico nessas pessoas, não percebo que se contentem com este Sporting actual…

É a velha conversa da “pirâmide”, o topo da pirâmide funciona mal e essas más influências e mau profissionalismo estendem-se por toda a estrutura da pirâmide.

Se eu trabalhar no Marketing do Sporting ou noutra secção qualquer e assistir ao miserável trabalho de anteriores direcções e também desta em alguns pontos… será que vou achar que tenho que dar no duro e ser exigente comigo mesmo e com outros ?
Ainda para mais quando se assiste que as direcções fazem o que fazem e os adeptos e sócios vivem no “deixa andar”… ora se é assim, claro que os funcionários do Sporting não vão achar que têm que satisfazer os outros, não vão achar que têm que ser exigentes e querer sempre mais e melhor para o Sporting.

p.s: Eu sei que existem excepções, existem em todo o lado.

Trabalhar no Sporting é “fixe”.
O Sporting é um clube “fixe”.

Está na altura de começar a ser:
Trabalhar no Sporting é só para pessoas “rijas”, sérias e competentes.
O Sporting é um clube “lixado” e não brinca em serviço!

os vídeos da gamebox estão muito fraquinhos em relação aos outro anos

A Sporting TV seria um excelente meio para publicitar o clube mas parece que a vontade não é muita. mesmo o site é fraquissimo.

:clap: :clap: :clap:

SL

Grande, grande comentário Winnersh! Diz muito do que também eu pretendia dizer acerca do que se passou sábado! Não sabem fazer as coisas, ponto!

O levantamento daqueles panos gigantes a dizer “Os sócios ganham sempre” e “O nosso grande amor” que taparam a visualização da apresentação dos primeiros 4 ou 5 jogadores bem como o espectáculo do intervalo para os que como eu se encontravam na Central oposta à tribuna presidencial foi uma tristeza! Mereceram e bem as vaias e assobios dos mais contidos, eu só os conseguia insultar!

A apresentação foi como sempre pobre, a montagem do palco quando já muita gente estava lá dentro é simplesmente lamentável quando tiveram dias e dias para o fazer, a questão dos miúdos que estavam à volta do palco primeiro terem que estar sentados, depois de pé e depois sentados novamente é absurda, e até a questão das bandeiras das claques se viu que era completamente amadora.

Primeiro só duas das três claques estavam representadas (os outros ainda deviam estar a dormir ou não lhes deve ter apetecido aparecer) e depois mudaram de lugar uma ou duas vezes, numa total anarquia e desorganização.

Devo ter faltado a apenas 2 ou 3 dos 10 jogos de apresentação que já houve no novo estádio, e tirando a inauguração foi muito raro aquele em que a logística e a organização foram decentes! Já nem digo bom, falo apenas em decente!

E logo no primeiro jogo da época, em que é suposto cativarem as pessoas, convencerem-nas de que há alguma organização no clube e de que as coisas são minimamente pensadas e orientadas previamente.

:arrow:
Exactamente. Óptimo acrescento.
Uma desilusão foi o que senti ao nível de organização no último Sábado.

E pensar que pagam milhares de €´s a algumas pessoas para este trabalho miserável ^-^

Para além disso não souberam escrever os nomes do Onyewu (apareceu Oneywu) e do Marcelo Boeck (apareceu Marcelo Boek). E foi só impressão minha ou o speaker anunciou o Capel em vez do Jeffrén no número 7?

[url]Animação - Sporting vs St. Etienne (Jogo de Apresentação) - YouTube

epá não é por nada mas essa qualidade de vídeo parece que é a apresentação do Sporting de 1990 e tais…hoje em dia até eu gravo um vídeo em 720p é muito difícil fazer isso?

A qualidade não me choca muito, é perfeitamente aceitável.
Mas já que falamos em qualidade de imagem, o PPC não comprou umas câmaras HD todas XPTO ?

APRESENTAÇÃO DA EQUIPA B

[youtube=650,535]Apresentação Sporting B - 2012/2013 - YouTube

Winnersh, tiraste todas as minhas palavras :clap: :clap: :clap:

Passatempo feito pelo Sporting através da rede social Facebook!

Vão oferecer uma Gamebox a quem encontrar o Jubas! Têm de levar um cachecol do Sporting e quando o encontrarem dizer ‘’ frase-chave é: “Eu quero uma Gamebox 12/13”
As dicas que o Sporting deu foram as palavras: Estrela e Verde

O que acharam da iniciativa?

Jardim da Estrela, perto da Basílica da Estrela.

Epá a ideia até é interessante: Mas gostava de ver o Sporting a marcar tendência e não a ir atrás do que as rádios já fazem à anos…

Ideia! Utilizar balizas de Geocaching onde estariam GB’s 2012/2013. Pelo menos seria mais incomum (só para continuar na onda de encontrar e ganhar…)

a 1º ja foi entregue

Pessoalmente gosto da ideia mas é preciso mais e melhor.