Estava à procura deste tópico. Ainda bem que existe, ainda que me espante ter tão pouco conteúdo, naquele que é dos departamentos mais importantes num clube de futebol e que no nosso clube parece não existir.
No Sábado desloquei-me a Alvalade para assistir à apresentação dos jogadores aos sócios.
No site oficial do clube dizia que a “festa” começava às 18h e, ingenuamente, acreditei que assim seria e pelas 17:40 já estava sentado no meu lugar juntamente com a minha mulher à espera de me divertir, quem sabe receber alguma surpresa.
Um ponto prévio: publicidade é o meu meio pelo que não falo meramente como adepto, mas como alguém que “sofre” em ver incompetência ainda para mais no meu clube.
Vamos então fazer um pequeno exercício que demonstrará a miséria que foi a “festa” de Sábado, ignorando a qualidade do jogo que esse nada tem a ver com Marketing, ainda que possamos todos dizer que sim porque com melhor futebol mais adeptos teremos mas isso é responsabilidade do Departamento de Futebol e não se pode exigir a um director de Marketing que a equipa jogue melhor pelo que nesse aspecto não vou dizer nada.
O lema de Sábado era “Em frente Sporting!” e esperava-se uma festa à imagem do nosso clube, não de um clube “pelintra” e pouco “estruturado”, como acabou por ser, mas de um clube enorme, com adeptos fantásticos e um clube ganhador.
É inadmissível…
- Que se monte o palco onde os jogadores aparecerão apenas e só quando os adeptos já se estão a a sentar;
- Que o pessoal que esteja a montar esse mesmo palco esteja vestido cada um à sua maneira, numa atitude pouco profissional;
- Que as pessoas dos bares só possam entrar ao mesmo tempo que os adeptos começam a entrar também. Quis comprar um gelado e não havia porque a pessoa dos gelados ainda não tinha chegado;
- Levantar aquela “tarja” gigante de forma a que as pessoas do lado da antiga “bancada nova” não vissem parte do “espectáculo”;
- Não começar a horas;
- Ridícula a forma como os jogadores entraram em campo, rodeado por miúdos. O André Martins mal se via, por pequeno que é;
- O treinador e capitão de equipa tem sempre de falar aos adeptos. A motivação também tem de vir deles. Temos que sentir que eles estão todos connosco adeptos e que vão dar o tudo por tudo pelo título.
A minha lista poderia continuar.
Desculpem-me a sinceridade mas o nosso departamento de Marketing é MISERÁVEL.
E já nem falo na ausência de notícias da nossa equipa B. Na ausência de um filme do primeiro golo do Indiano. Se é para ir buscar um jogador indiano e depois não se faz nada de marketing com ele então para quê tapar o lugar de ponta-de-lança com ele? Mais valia colocar um dos nossos miúdos.
Fico desiludido, a sério que fico.
O futebol é considerado um “espectáculo”. Façam dele um “espectáculo”. O nosso departamento de Marketing vê um jogo de futebol como isso mesmo, um mero jogo de futebol.
Falta atitude profissional. Todas as pessoas que estão no relvado, se tiverem ao serviço do Sporting têm que estar equipados à Sporting. Têm que ser mais um veículo de comunicação de marca. Não podemos ter aquela bagunça. Não podemos ter os jogadores a entrar tipo “gado”. Eles são aqueles que vão lutar pelas nossas cores. Têm de nos sentir e nós temos que sentir que eles estão connosco. Porque é que a equipa B não esteve lá ontem? Não queremos que os dois planteis sejam próximos?
Já comprei a minha Gamebox mas admito que no Sábado estava lá e só me perguntava porque raio é que mais uma vez comprei a Gamebox quando o clube faz tudo para que nos afastemos dele?
Onde é que o clube passou algum elemento de orgulho no passado Sábado? No Botas com os seus “berrinhos” do costume? No momento ridiculo em que ele pediu para baixar o som para ver se as pessoas cantavam uma música que não tem nada de fácil e que resultou num silêncio quase geral no estádio?
O nosso Sporting vai mal e, por incrível que pareça, até nem sinto que seja no Departamento de Futebol.
O nosso Departamento de Marketing tem muita mas mesmo muita culpa na forma como nós adeptos perdemos a crença na nossa própria equipa.
Desculpem-me este texto um pouco mais emotivo mas realmente doeu-me no Sábado ver aquela miséria. Eu próprio o ano passado pedi um reunião para apresentar várias ideias ao departamento mas nunca fui ouvido. Nem sequer me responderam.
Nem vou comentar as várias campanhas publicitárias que têm feito para angariar novas gameboxs ou compras do novo equipamento alternativo. Tudo é demasiadamente amador no nosso clube.
Estou-me genuinamente nas tintas para o “Em frente Sporting!”
O que eu quero mesmo é: “ACORDA SPORTING!”