Deixo aqui uma longa entrevista do Nicolai ao Sportugal, sempre foi um jogador que eu admirei muito no Sporting, tive pena quando saiu, e até gostava de o poder ver um dia de volta a Alvalade.
[b][size=18px]"Gostava de voltar a jogar no Sporting"[/size][/b]
Marius Niculae é um nome bem conhecido dos adeptos de futebol em Portugal. O romeno esteve quatro anos em Alvalade, onde se sagrou campeão nacional na época 2001/2002 e foi finalista vencido da Taça UEFA, em 2004/2005. Chegou ao Sporting em 2001, proveniente do Dínamo Bucareste, e apesar dos seus 20 anos foi lançado por Laszlo Bölöni na equipa principal do Sporting na 1.ª jornada frente ao FC Porto. Os leões venceram por 1-0, com golo de… Marius Niculae. O avançado romeno caiu logo nas boas graças dos adeptos leoninos e as suas boas exibições deixaram antever um futuro brilhante ao jovem futebolista. Porém, a 22 de Dezembro de 2001, o Sporting recebeu o Vitória de Setúbal e Niculae lesionou-se gravemente num lance com o defesa Ivo. O jovem romeno foi forçado a uma longa paragem, e, desde que regressou aos relvados, tarda em mostrar a boa forma que tinha exibido antes da grave lesão no joelho.
Após a passagem pelo Sporting, Niculae rumou à Bélgica para jogar no Standard Liège na época 2005/2006. 32 jogos e cinco golos depois, o romeno acabou por deixar o emblema belga, e está neste momento sem clube. O Sportugal falou com o avançado romeno, agora a viver no seu país, e revela-lhe porque Niculae está desempregado, as ambições do avançado e aquilo que sente pelo Sporting. Uma conversa franca em que o jogador, agora com 25 anos, conta que podia ter reencontrado o seu compatriota Laszlo Bölöni no AS Monaco e explica a razão que o levou a deixar Portugal e o Sporting.
Porque é que ainda não tem clube nesta altura da época?
Estou sem clube porque não gostei das propostas que recebi.
Como é que analisa a temporada passada no Standard Liège?
Joguei o ano todo no Standard Liège e não tive nenhuma lesão. Estivemos sempre na frente do campeonato e na Taça. E depois num mês perdemos tudo…
Porque é que não ficou na Bélgica?
Não foi por causa da proposta que me fizeram. Enquanto lá estive joguei sempre fora da minha posição, jogava a médio ou a extremo esquerdo, por isso quis sair. Agora quero transferir-me para um bom clube.
Falou-se que o Sporting tinha-lhe feito uma proposta para voltar a Alvalade. Confirma?
As pessoas do Sporting falaram comigo quando saí do Standard Liège, mas nunca me fizeram nenhuma proposta.
Gostava de regressar ao Sporting?
Claro que gostava de voltar a jogar no Sporting.
Além do Sporting, foi contactado por outras equipas de Portugal?
Sim, tive outra proposta de Portugal, mas não posso revelar de quem. Só posso dizer que não foi de nenhum dos outros ‘grandes’…
Qual é o balanço que faz dos anos passados no Sporting?
Tirando a lesão, foi tudo espectacular. Vou-me sempre lembrar dos tempos vividos em Portugal.
Porque é que não ficou em Alvalade?
Ao contrário do que as pessoas pensam não foi por dinheiro que saí, pois até acabei por ir para um clube que me pagava pouco. Saí do Sporting porque psicologicamente estava afectado por causa da lesão grave que sofri. Mas se tivesse jogado mais no último ano talvez tivesse ficado…
Ainda mantém contactos com antigos companheiros de equipa?
Sim, costumo falar com o Sá Pinto, com o Beto, com o Nélson, também falei há pouco tempo com o Rui Jorge…
Curiosamente o Sá Pinto agora está agora no Standard Liège…
Se soubesse que ele ia para lá não me tinha vindo embora! Somos muito amigos…
Como era a relação com os portugueses que jogam no Standard Liège?
Ajudámo-nos mutuamente na integração. Foi bom para todos.
Não quis ficar na Bélgica e agora está na Roménia sem clube…
É claro que não estou muito feliz porque todos estão a jogar e eu estou a olhar para eles. Mas não quero ir para qualquer clube. Se tivesse uma proposta para um campeonato bom aceitava. Uma coisa é certa: não quero ir para um clube que lute pela manutenção.
Falou com Laszlo Bölöni, o treinador que o lançou no Sporting?
Sim, falei com ele. Sei que as coisas não lhe estão a correr bem no AS Monaco. Ainda falámos na possibilidade de eu jogar lá, mas ele tinha o plantel fechado…
Quando saiu do Sporting o seu pai e empresário criticou-o em relação à vida que levava em Portugal e diz-se que isso pode ter prejudicado a sua carreira. Como é a sua relação com ele?
Isso que disseram está errado, o meu pai não é nem foi meu empresário. Tive um empresário, o Victor Becali, dos 15 aos 25 anos, e só agora não é meu agente porque o contrato terminou há pouco tempo e decidi não renovar. Isso já foi tudo ultrapassado e posso dizer que tenho uma relação normal com o meu pai…
in http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=0¬iciaID=9316